A essa altura todo mundo já sabe que o marketing digital é a maneira mais eficiente de obter engajamento orgânico e alimentar o funil de vendas de uma empresa.

Com diversas estratégias diferentes, desde a produção de conteúdo até a automação de processos, o marketing digital abrange uma enormidade de fatores que contribuem diretamente para o sucesso dos resultados de uma empresa.

A produção de conteúdo, especificamente, é uma das principais responsáveis por criar uma identidade para a empresa e agregar valor aos consumidores.

Pensando nisso preparamos esse artigo para te explicar a importância do blog para a criação de conteúdo e, consequentemente, para o marketing digital.

Está esperando o que para conferir?

A contribuição do blog

Ao contrário do que muitas pessoas pensam o blog não é apenas um lugar para direcionar vendas ou falar sobre produtos e serviços oferecidos pela empresa.

É através dessa plataforma, na verdade, que qualquer marca agrega valor e constrói credibilidade perante seu público e, consequentemente, estreita os laços entre consumidor e empresa.

Pense da seguinte forma: se você lê rotineiramente um blog que te fornece informações e dicas realmente úteis e valiosas para o seu dia, você acaba criando uma espécie de apreço pelo conteúdo e pela marca que o disponibiliza, não é mesmo?

Se você acessa constantemente um blog sobre receitas e cozinha, por exemplo, sempre que você precisar de alguma informação esse blog será o primeiro lugar onde vai buscar essa informação.

Isso porque, com o tempo, as pessoas acabam se tornando fiéis e passando a confiar em determinadas marcas e empresas que se provaram úteis.

É por isso que sempre ressaltamos a importância de diferenciar os conteúdos postados em um blog.

Ao sair de um nicho específico e passar a oferecer conteúdos valiosos sobre áreas mais abrangentes você tende a ajudar mais pessoas e, consequentemente, atrai-las para consumir o conteúdo do blog com mais frequência, o que acaba gerando a credibilidade e fidelização que citamos acima.

Além disso, é claro, o blog pode servir como um meio mais direto de educar o público e direciona-lo para a compra.

Pense, por exemplo, que se o público demonstra não ter conhecimento sobre os serviços oferecidos pela sua empresa, o blog é um canal útil para educa-los sobre isso e, consequentemente, atrai-los para este mercado.

Visibilidade

Sejamos francos: a maioria dos empreendedores que fazem a utilização de um blog para oferecer conteúdo está pensando em um benefício específico, que é a visibilidade.

Utilizar boas técnicas de SEO nas publicações do blog é uma maneira simples de garantir que a sua empresa se posicione na primeira página do Google e até, quem sabe, nas primeiras posições.

Isso vai depender, é claro, de uma série de fatores além do SEO, como tempo de vida do blog e engajamento do público com o conteúdo.

A parte boa é que sabemos que, oferecendo conteúdos valiosos constantemente, o engajamento do seu blog tende a se manter alto e facilitar ainda mais o acesso da sua empresa às primeiras colocações do Google.

Lembre-se: o Google é a maior vitrine da internet, então qualquer ação que te posicione nas primeiras colocações gera resultados expressivos para a sua empresa.

Tudo isso serve para mostrar que os benefícios que um blog traz ao marketing digital são enormes e extremamente valiosos.

Aliado a uma gestão competente de mídias sociais, automação de processos e gestão de marketing, a produção de conteúdos para blog garante resultados significativos para o seu negócio.

E aí, o que está esperando para investir em um blog?