Falando sobre Marketing e sustentabilidade a teoria é simples. Porém, na prática as coisas não são tão simples assim e isso é visto sem precisar quebrar a cara. Dessa forma, adequar o 4P’s na sua estratégia de Marketing juntando a sustentabilidade pode ser desafiador.
Veja alguns exemplos:
- Preço:
Há diversos clientes que pagam mais por produtos que promovem a sustentabilidade. Você deve considerar todos os seus gastos para a produção, transportações e processos do produto em si, não esquecendo, claro, de sua margem de lucro. Por exemplo, dê preferência para fornecedores com ações sustentáveis.
- Produto:
O produto pode utilizar práticas sustentáveis na geração de serviços e produtos de sua empresa. Isso fortalecerá a imagem da marca. Por exemplo, a embalagem pode ser reciclável.
- Praça:
Todos os processos da sua empresa precisa ser sustentável. Desde a produção até a distribuição. Por exemplo, identifique se seus produtos andam gastando mais energia do que deveriam.
- Promoção:
A forma como você se comunica e divulga seus serviços e produtos podem ser poluente. Evite meios poluentes de se comunicar. Por exemplo, utilize a internet, evite papeis, faça uso de e-mail marketing e entre outros.
Conheça o Marketing 365
Fonte(s): Sebrae
Imagem: Google