Você provavelmente já se convenceu que ter um banco de dados é importante. Mas, e agora? Como coletar dados dos meus clientes?
Você precisa entender que primeiramente você tem os dados e precisa transforma-los em informação. Depois essa informação vira conhecimento e esse conhecimento o ponto crucial: Inteligência competitiva.
Voltando para o princípio, para adquirir informações dos seus clientes não é um processo difícil, porém, é necessário possuir um Marketing de Relacionamento. Tento um relacionamento com seu cliente você facilmente consegue coletar informações dele.
Essas informações podem ser adquiridas em ponto de venda (PDV), por meio do call center, internet, programas de fidelidade, formulários, e-mail marketing, pesquisas e entre outras diversas formas que com essas ideias provavelmente você encontrará em sua empresa.
Uma dica: Não irrite o cliente. Não é legal sair pedindo qualquer informação e atrapalha o seu banco de dados em ter informações relevantes. Tenha calma com seu cliente.
Leia mais: Marketing 365
Fonte(s): EOS
Imagem: Google