É logotipo ou logomarca? Provavelmente, se você ver uma maçã mordida pensará na Apple, mas você sabe distinguir do que se tratá? Logotipo ou logomarca?
Há quem diga, que ambos são a mesma coisa, porém, não é bem assim! A fim de sanar essa dúvida, nós te explicaremos a diferença eles.
É logotipo ou logomarca?
A maioria das logos é composta por dois itens, sendo eles: a parte escrita e o desenho.
Explicando de forma simples, podemos dizer que:
- Logotipo: É a parte escrita, no caso o nome da marca, porém de forma estilizada.
- Logomarca: É o desenho, no caso o símbolo ou ícone da marca, que representa a marca graficamente.
Entretanto, isso não significa que toda marca possuirá, os dois elementos na composição da sua identidade visual.
Como por exemplo a Coca Cola, que possui apenas um logotipo e a petrolífera Shell que possui apenas a logomarca.
O que as logos tem em comum?
Seja na logomarca ou no logotipo, uma característica comum é sua força quanto a sua posição gráfica. Ou seja, as cores utilizadas, que ajudam o público a entender mais sobre o seu negócio.
Nesse ponto, podemos citar como exemplo o McDonald’s que utilize o vermelho e o amarelo.
Uma mistura de cores que, estimula o consumo e ao mesmo tempo possui um contraste muito grande, que não possibilita que, os clientes permaneçam por muito tempo no local. O que é a ideia central do fast-food.
Outra semelhança das logos é que ambas precisam ser legíveis, assim como, necessitam possibilitar a aplicação em qualquer tamanho sem perder a forma ou a qualidade.
Qual a importância das logos?
Os seres humanos são altamente visuais. Por esse motivo, o design e a identidade visual são de extrema importância, pois é mais fácil guardar e assimilar uma imagem do que um texto.
Vale ressaltar que, as logos também ajudam a construir a identidade visual de uma marca, no quesito confiança, porque o público se sente mais atraído, por empresas que possuem as logos de acordo com o seu ramo.
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Fonte: rockconten
Imagem: Google