Certamente você já ouviu o ditado “comer com os olhos”. Mas não pense que isso se refere somente a comida. Para nós, seres humanos, a aparência diz muito sobre o contexto, incluindo suas cores e símbolos. Assim, julgamos o que é bom, ruim, confiável ou perigoso.
No marketing, o princípio é o mesmo, pois a identidade visual é o primeiro passo para fisgar o interesse de qualquer pessoa que ver seu negócio na internet.
Ao passar uma imagem de organização e boa estética, a credibilidade aumenta. Tudo isso somado a um conteúdo de qualidade para que a comunicação dê certo.
Definindo uma identidade
O primeiro passo para a identidade visual é refletir sobre o DNA da sua empresa. O que ela representa na vida das pessoas?
Veja o McDonald’s: o grande M dourado, além das cores vermelho e amarelo, chamam atenção mesmo que você esteja a metros de distância de um dos restaurantes. Além disso, a frase “amo muito tudo isso” tornou-se não somente um slogan, mas sim um estilo de vida para os consumidores da marca.
Este é o tipo de impacto que sua empresa deve criar ao se comunicar pela primeira vez com o cliente. Portanto, para fazer a diferença, é preciso ser reconhecível em qualquer lugar, e, principalmente, marcar a memória de quem passar por você.
A essência da sua empresa
Para fazer a identidade visual dar certo, é preciso que você reflita sobre o que é o seu negócio. Afinal, caso sua comunicação não esteja sendo feita da forma ideal, não surtirá efeito. Confira alguns pontos a serem questionados:
- Como você descreve o seu produto/serviço?
- Como você quer ser reconhecido?
- Quem é o seu público?
- O que seu produto/serviço tem de diferente?
- Você conhece seus concorrentes?
A ideia da identidade visual é, em questão de segundos, exprimir toda a essência da sua empresa. E, então, fazer negócio fica mais fácil!
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Fonte: neilpatel
Imagem: Freepik