B2B (Business to Business): é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas. Em outras palavras, é um ambiente (Plataforma de E-Commerce) onde uma empresa (indústria, distribuidor, importador ou revenda) comercializa seus produtos para outras empresas. A natureza dessa operação pode ser revenda, transformação ou consumo.
B2C (Business to Commerce): é a sigla que define a transação comercial entre empresa (indústria, distribuidor ou revenda) e consumidor final através de uma plataforma de E-Commerce. A Natureza dessa operação tende a ser apenas de consumo.
O que caracteriza o tipo de comércio que uma empresa pratica não é o produto, mas a ATIVIDADE FIM, ou seja, qual o fim a que é destinado a mercadoria. Isso define o modelo de negócio e as figurantes atuantes nesse modelo.
Atividade Fim x Figura x Modelo de Negócio:
– Transformação: Indústria vende seus produtos para outras indústrias. (B2B)
– Revenda: Indústria vende para distribuidor ou revenda (B2B)
– Revenda: Distribuidor vende para Revenda (B2B)
– Revenda: Indústria, Distribuidor ou Atacado vende para Profissional Liberal (B2C)
– Consumo: Distribuidor ou Atacado vende para Consumidor Final (B2C)
– Consumo: Indústria vende para Consumidor Final (B2C)
– Consumo: Indústria vende para Consumidor Final através de Distribuidor ou Atacado (B2B2C)
Acompanhe no exemplo que muitas empresas acabam por praticar mais de uma modalidade ao mesmo tempo ou formatos mistos de negócio. O ambiente de compra e de auto atendimento na loja virtual permanece o mesmo. O que muda são as políticas comerciais de preço, quantidade, forma e condição de pagamento que são configuradas para cada público. Essas configurações são determinadas pela criação de perfis e tipo de usuário.