O Marketing de serviços se diferencia do de produto e por mais que muitos sabem disso na prática, falham em relacionamento com o cliente por não entenderem a teoria. Hoje vamos falar sobre o Marketing de serviços e porque ele tem tanta importância para o sucesso de uma empresa.
O marketing de serviços é, basicamente, um conjunto de táticas que ajudam a explicar o valor do serviço e convencer o cliente a escolher uma empresa específica. Por exemplo, o que diferencia um restaurante de outro restaurante? É claramente o serviço prestado. Em um você pode ser melhor atendido, gostar mais da comida e entre outras coisas.
Em um serviço o cliente pode estar envolvido no processo, como alguém que vai ao cabeleireiro já sabendo o corte que quer. Já deu para entender a diferença do Marketing de serviços para o de produto? O produto é tangível, o serviço não. Em meio a tantas variáveis, o marketing de serviços é a melhor solução para que empresas desse tipo não se tornem reféns da sorte na hora de conseguir clientes.
Você com certeza conhece os 4 P’s ou certamente já ouviu falar, mas e os 8 P’s? No Marketing de Serviços a história muda e há 8 P’s para analisar:
1. Produto
2. Preço
3. Praça
4. Promoção
5. Processos
6. Pessoas
7. Palpabilidade
8. Produtividade e qualidade
Parece engraçado, mas sim, produto é um patamar a ser analisado no Marketing de Serviços. Todo serviço possui um resultado final que é considerado o seu produto. Os processos são muito importantes e é por meio dele que o cliente volta, é necessário atender as expectativas ou superá-las, sempre que possível. Se as pessoas que trabalham com você não prestarem um bom serviço, sua empresa não crescerá. A a palpabilidade diz respeito ao que a própria palavra já diz, pegar. Quanto mais “palpável” o serviço se tornar para os clientes, maiores as chances de o contratarem.
E aí? Deu para entender um pouco sobre isso? Pode deixar que falaremos mais em próximos posts!
Fonte(s): MC, KP