A metodologia AIDA é dividida em quatro etapas, sendo elas: Atenção, Interesse, Desejo e Ação. Elas são as etapas em que um cliente passa para tomar a decisão de compra de um produto ou serviço.
Atenção
O principal objetivo dessa etapa é despertar a atenção e curiosidade de um possível consumidor e fazê-lo captar a oferta ou seu negócio.
Interesse
Após captar a atenção e curiosidade do consumidor, é preciso despertar e manter o interesse do mesmo.
Para isso, mantenha o fator surpresa, mas encaminhe o consumidor até o produto ou serviço, mostrando as vantagens oferecidas.
Desejo
Faça com que o consumidor deseje e tenha necessidade de seu produto e assim, a ação de compra acontecerá.
Ação
Na última etapa é quando o cliente é guiado para a compra e persuadido para finalizar a ação.
Dê a ele razões para que compre o produto ou serviço, seja convincente, porém, não insista ou pressione o mesmo, pois assim é possível que se irrite e não finalize a compra.