O Funil de vendas apresenta desde o primeiro ao último contato da jornada do cliente com a empresa. O objetivo é dar suporte à jornada do usuário (Descoberta, reconhecimento da necessidade, busca por solução e decisão de compra) por meio de um conjunto de etapas, situação que está completamente interligada com o Funil de vendas. Etapas as quais são: Visitantes, leads, oportunidades e vendas.
Descoberta: A primeira etapa, onde o visitante descobre que precisa do seu produto ou serviço. Ele entra em contato com a sua empresa e assim se conscientiza. A empresa deve gerar conteúdo que atraia o cliente, conteúdos que requerem dados dos mesmos para que assim ele se torne um Lead.
Reconhecimento da necessidade: O Lead está em busca de resolver o seu problema ou necessidade e a empresa é certeira com dicas para ajudá-lo nessa situação.
Decisão de compra: Os leads que foram qualificados tornaram-se oportunidades, pois já estão em busca de um solução para o seu problema. A sua empresa é referência no assunto e está pronta para ajudá-lo. O funil de vendas acaba quando o prospect realiza a compra e torna-se cliente.
Jornada de compra: A jornada do usuário tem o objetivo de revelar as etapas que o cliente passou até adquirir o produto.
Para construir o seu Funil de vendas:
1. Mapeie a jornada do usuário.
2. Defina os marcos do processo de vendas (por exemplo: quando houve o primeiro contato com a sua empresa?).
3. Defina as etapas do funil:
Visitantes: Um grupo de pessoas diferentes que procuram por alguma solução. Para se tornarem Leads, se utiliza algum formulário com intuito de captar dados do usuário.
Leads: Depois de tornarem-se leads deve-se então, estabelecer um relacionamento para que assim eles avencem na jornada.
Oportunidades: Quando os leads possuem relacionamento significativo com a equipe ele se torna uma oportunidade para a equipe de vendas.
Clientes: Ao realizar a primeira venda torna-se assim, cliente.