Como analisar o ambiente externo? Na década de 70, Porter criou um modelo que pode nos ajudar nisso! Afirmam ainda que o entendimento das forças rivais de um ramo de negócios é essencial para o correto desenvolvimento do plano estratégico.
As cinco forças competitivas de Porter são: Entrada de novos concorrentes, rivalidade entre os concorrentes, compradores, fornecedores e produtos substitutos. Explicando um pouco sobre:
Ameaça de produtos substitutos:
A existência de substitutos faz com que a fatia do seu mercado diminua, ou seja, o consumidor terá outras opções além da sua.
Entrada de novos concorrentes:
Você precisa estar preparado para esse tipo de situação. Saber a probabilidade que isso possa acontecer e ainda se acontecer você possuir estratégias diante disso.
Poder de negociação dos clientes:
Trata-se da capacidade dos clientes para colocar o negócio sob pressão e negociar condições e pagamentos. Empresas com muitos clientes são menos vulneráveis a negociações dos clientes, já empresas com poucos acabam sendo vulneráveis a negociações.
Poder de negociação dos fornecedores:
O que muda em relação a negociações dos clientes é apenas a perspectiva. Muitos fornecedores em um mesmo segmento gera um reduzido poder de negociação.
Rivalidade entre os concorrentes:
Diz respeito a competição existente no mercado que atua. Em um ambiente com muito competidores, a rivalidade será alta.
Fonte(s): Administradores
Imagem: Google