Para ser um bom vendedor de marketing você precisa seguir essas dicas:
Entender sobre marketing é primordial:
Afinal, essa é a ponta da cadeia, responsável por boa parte dos dados que serão gerados para análise, além de ser onde essa pessoa fará boa parte das suas intervenções. Por isso, é fundamental entender como funciona um funil de Marketing, quais as estratégias que a empresa usa e qual o impacto de cada uma delas nos resultados, quem é a persona do negócio. Tudo isso será indispensável para o seu trabalho diário.
Entender sobre vendas:
Além de entender de Marketing, é fundamental que o profissional de Vendarketing tenha verdadeiro interesse por vendas, e que a sua cabeça também funcione como a de um vendedor. Para isso, é importante entender o modelo de vendas — inside ou outside, inbound ou outbound, misto ou não — que a empresa tem e se esse modelo está rodando da melhor maneira.
Tenha um perfil analítico:
Sim, é preciso amar planilhas. E não só elas, mas gráficos, análise e cruzamento de dados, e tudo mais o que for necessário para entender o quanto os números de Marketing são impactados por Vendas.
Seja — muito — organizada (o):
Você não faz ideia do quanto isso é importante. Porque, enquanto existem pessoas que precisam acompanhar o time de Vendas e outras que andam junto com o time de Marketing, essa pessoa terá controle sobre os dois números e não pode se deixar levar por eles.
Tenha empatia
Nunca se esqueça que um profissional de Vendarketing ainda estará lidando com pessoas, que têm necessidades e muitas vezes focos totalmente diferentes. E todo mundo sabe que, na prática, ninguém gosta de ter uma pessoa analisando o seu trabalho de perto, tentando entender onde você pode melhora