Antes de darmos as dicas de como ter audiência para webinar, é importante que você saiba o que é isso. Nesse post nós explicamos direitinho sobre ele.
1. Conheça seu público-alvo
Essa dica pode até parecer clichê, mas você não pode deixar de estudar e conhecer bem seu público.
É importante ter uma persona bem definida, pois somente assim você será capaz de determinar o horário certo para que seu público possa assistir o webinar, quais assuntos esse público vai se interessar em assistir e onde eles têm acesso fácil a essa ferramenta. Tudo isso influencia diretamente no número de possíveis leads que você pode atrair.
Portanto, nunca deixe de considerar as informações sobre sua persona, pois elas estão atreladas ao sucesso ou fracasso de seu webinar. Inclusive, para que todas as dicas seguintes funcionem na prática, você precisa ter levado esta primeira dica em consideração.
2. Planeje seu webinar com antecedência
Prepare seu webinar com uma boa antecedência. Assim, você terá tempo de divulgá-lo e também para se preparar para apresentá-lo bem.
Quanto antes você começar a preparação e a divulgação, melhor para você e para sua audiência. Além disso, menor a chance de acontecer algum imprevisto ou ninguém aparecer para assistir.
É importante citar que a escolha do dia e hora do seu webinar não pode ser algo aleatório. É importante considerar fatores como eventos no mesmo horário, feriados, se é começo ou fim do mês e a disponibilidade do público, dos convidados e a sua própria.
Não é porque um determinado dia ou horário é ideal para você que será bom para a sua audiência acompanhar ao vivo.
Outros pontos que devem ser considerados no planejamento são:
- escolher o conteúdo;
- definir a forma como ele será abordado;
- a profundidade com que o tema será tratado;
- o objetivo que você pretende alcançar com esse webinar.
Quando sua intenção é atrair audiência e gerar leads, por exemplo, é recomendável selecionar um tema mais amplo e fazer uma espécie de palestra online explicando conceitos de uma maneira mais generalista.
Agora, se sua finalidade é vender, então, você pode realizar transmissões com demonstrações ao vivo do seu produto ou serviço para convencer seu lead a efetuar a compra. Não se esqueça que quanto mais próximo da venda ou da fidelização for o objetivo, mais aprofundado, específico e personalizado deve ser o assunto, e, quanto mais próximo de atrair audiência e gerar leads, mais generalista, educativo e explicativo o tema deve ser.
3. Use as redes sociais
O Brasil é o país que mais usa redes sociais na América Latina, por isso, espalhar a notícia através delas é extremamente importante. O ideal é começar a lembrar sua audiência com pelo menos duas semanas de antecedência. Lembre-se de focar nas plataformas nas quais seu público está, seja o Facebook, Twitter, LinkedIn, Google+, Instagram ou algum outro. Mas não se limite apenas ao seu perfil ou página, use também os fóruns e grupos disponíveis a seu favor. Só fique atento às regras do moderador para não ser banido.
Use todas as ferramentas que essas redes permitirem e que podem agregar algum valor para seu negócio e sua audiência. O Stories é um exemplo de ferramenta interessante para ser usada diariamente.
É importante manter uma rotina nas postagens e saber gerenciar suas redes sociais para que todas sejam bem completas. Faça isso nos horários e dias que seu público costuma acessar.
4. Envie emails
Diferente do que muitos acreditam, o email marketing ainda é uma ferramenta muito eficiente, basta usá-lo da maneira correta.
Mande o email apenas para a lista de contatos que achará o tema relevante. Ao fazer isso, você tem uma ação direcionada e, consequentemente, mais assertiva. Isso evitando espantar os outros contatos ou ser marcado como spam.
Faça um planejamento que envolva o disparo de mais de um e-mail, com informações diferentes e que mantenham uma conexão entre si. Deixe o último deles para o dia que antecede o evento.
Mantenha uma periodicidade, mas não cometa excessos. Essa medida vai atrair audiência para webinar e você verá um aumento considerável em seu público.
Caso você tenha funcionários, envie um email internamente para avisá-los e incentivá-los a participar e divulgar o evento. Isso é importante porque é bem provável que o tema que você abordará seja de interesse das pessoas que trabalham com você, e pode ser que muitas não participem do webinar por não saberem quando ele será feito.
5. Divulgue em seu blog e site
Caso você tenha um blog ou site, divulgue seu webinar neles também. Caso ainda não tenha, saiba que esses canais são fundamentais em uma estratégia de marketing de conteúdo, principalmente o blog.
Coloque todos os detalhes e informações relevantes, como o perfil do convidado, no caso de uma palestra, além do tema do webinar.
Lembre-se de sempre dar um destaque especial para os benefícios que a transmissão ao vivo vai trazer, como imagens exclusivas, conteúdo inovador, conhecimentos específicos, entre outros.
Conte tudo o que puder sobre o evento em seu blog ou site, mas tome cuidado para não ser repetitivo e inconveniente fazendo posts demais.
É importante manter tudo atualizado, pois além de servir para informar os interessados, também será uma fonte para sites e blogs parceiros que queiram indicar seu webinar.
6. Lembre sua audiência do webinar
Além das pessoas que você deseja atrair, é fundamental lembrar a audiência que você já tem.
O webinar permite agregar valor e manter contato com todos os estágios do funil. Por isso, é importante manter contato com seus leads até o dia do webinar e lembrá-los que a transmissão será ao vivo.
Mantenha seus leads engajados quanto ao material que você vai apresentar. Para isso, envie um e-mail de qualidade para os que se inscreveram demonstrando interesse no seu webinar lembrando-os do encontro com data e hora marcadas.