Dica #1: Escreva como se o seu leitor estivesse morrendo de vontade de ir ao banheiro.
Existem 2 tipos de pessoas que leem textos hoje em dia:
*As que já começam a ler com o intuito de completar a leitura.
*As que escaneam o texto para decidir se irá valer o tempo investido.
O grupo 2 se espalha como fogo em mata seca.
Na internet, o déficit de atenção é grande e a oferta de conteúdos é gigante. Logo, escanear antes de ler se tornou um padrão comum. Escrever como se o seu leitor só tivesse 3 segundos para prestar atenção em você é essencial. Ele irá escanear rapidamente o seu texto. E se não encontrar nada de valor que chame sua atenção, você acabou de perdê-lo. Dessa forma, escreva como se o seu leitor estivesse morrendo de vontade de ir ao banheiro.
Capture a atenção dele nesses 3 breves segundos e você ganhará um leitor que irá até o final do seu texto.
Dica #2: Evite o “Gerundismo”
Calma… respire fundo… encha seus pulmões de ar… Agora leia o trecho abaixo:
Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e vai estar causando ambigüidade. Com certeza, você vai estar deixando o seu conteúdo esquisito. Vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você ainda vai estar lendo este texto… Eu tenho certeza que você vai estar prestando atenção… E vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando dessa “maneira irritante”.
Você percebe como fica difícil e demorado ler o texto acima, carregado de “gerundismos”, o uso deliberado de gerúndios?
*Ao invés de usar frases como “você vai estar deixando”, use: “deixará”.
*Ao invés de “vai estar ficando”, use: “ficará”
*Ao invés de “vão estar pensando”, use: “pensarão”.
Dessa forma, você economiza espaço e garante uma comunicação mais rápida, ativa e direta.
Dica #3: Mude Palavras Que As Pessoas Secretamente Odeiam
Você já parou pra pensar que as pessoas não compram um aprendizado, mas sim uma transformação? Um exemplo:
Quem está acima do peso quer emagrecer logo, mas não deseja tanto ir para a academia 3x por semana e fechar a boca para suas comidas favoritas. Portanto, na hora de escrever sobre algum produto ou serviço seu, procure não usar palavras como:
*Você irá aprender…
*Você irá estuar…
*Nesses 10 módulos com 60 aulas…
Corte a palavras que dão sensação de trabalho e vá direto ao maior benefício que ela (secretamente) deseja. Ofereça mais “pílulas de cura” e menos “bulas”.
Dica #4: Evite Palavras Passivas…
Palavras como:
*Talvez
*Maioria
*Alguns
*Possivelmente
*Acho
Perdem força porque você não passa certeza.
Ao invés de:
“Eu acho que esse texto pode ajudar a maioria das pessoas, possivelmente porque um dos seus desejos é escrever melhor.”
Use:
“Esse texto à prova de balas irá ajudar até mesmo os escritores mais tímidos que (secretamente) desejam escrever melhor com a garantia e experiência de um bestseller.”
Dica #5: Escreva para ser lido no Celular e não no Computador
Fato: Mais da metade da população consome um número maior de conteúdos no celular do que no computador. Com base nisso, se você ainda escreve pensando que seu leitor irá ler seu texto no computador, você tem um grave problema em mãos. Parágrafos que no computador usam 4 linhas, no celular viram 8 linhas. Assim, se transformam em blocos de concreto.
*Difíceis de ler.
*Chatos demais para se importar.
*Fáceis de ignorar e se distrair.
Portanto, diminua a largura do espaço onde você escreve. De preferência, envie o seu texto para o celular (ou escreva diretamente nele). Limitar em 400 pixels a largura do seu editor de texto no computador vai garantir uma quebra melhor de parágrafos para uma leitura no celular.