Ebooks e Whitepapers, o que são? Qual a diferença?
Whitepaper são conteúdos especifícos direcionados para quem já tem um conhecimento no assunto, sem muitos gráficos ou imagens, concentrado em dados, usando uma linguagem quase acadêmica que geralmente tem entre 5 a 12 páginas.
Ebook tem o formato parecido com revista, com textos, imagens, infográficos, com fins educativos, uma linguagem mais interativa e podendo conter entre 10 a 200 páginas, geralmente visto como referência de autoridade.
Por serem conteúdos densos, são usados para apresentar cases, uma matéria aprofundada sobre o assunto, seja da sua empresa ou de interesse do público. Geralmente são usados em blogs e landing pages.
O benefício de disponibilizar esses materiais é que para obter o whitepaper ou ebook é necessário do email da pessoa interessada, o que gera um lead, já que esse cadastro deixa os dados da pessoa. E por se tratar de um ebook ou whitepaper, deixa segmentado o interesse na sua empresa, a empresa pode utilizar o email marketing para mandar mais conteúdo, newsletter, promoções e promover a interação engajada com o potencial cliente.
Importante saber expor de forma que atraia o potencial cliente, deixando claro o que contém no ebook ou whitepaper quando enviar os e-mails de promoção.
Procure verificar em qual canal teve mais procura e invista nele.