Para início de conversa, a persona pode ser definida como a pessoa ideal para o seu negócio. Ou seja, nada mais é que um personagem fictício em que você criará de acordo com as características dos seus clientes ou do público que deseja alcanças – seu público-alvo.
“Théo possui 21 anos e não vê a hora de montar seu próprio negócio. Ele começou a faculdade de Marketing com o objetivo de aprender mais sobre empreendedorismo criativo. Júlio estuda pela internet e ama ler conteúdos online no tempo livre. Pretende se casar assim que possuir uma estabilidade que os possibilitará de viver bem e viajar o mundo.”
Nesse exemplo quase se identifica o desenho da pessoa, certo? Dessa forma é a persona de uma empresa. É um desenho de um personagem que é feito de acordo com coleta de dados e pesquisas sobre o cliente.
Se formos comparar, o público-alvo abrange muito mais gente que a persona. Por isso é importante se ter conhecimento da persona da sua empresa. Ter esse conhecimento evita criar conteúdo irrelevante para o cliente, por exemplo: Sabemos que Théo acompanha blogs e tem interesse em empreendedorismo, logo, dirigiremos conteúdos desse nicho para ele.
Entendeu a importância de se ter uma persona? Agora você já pode criar a sua!
Fonte: Dose de Marketing, Espaço Nave