Nós já falamos aqui sobre a importância dos gatilhos mentais, para otimizar sua estratégia de marketing. E no post de hoje, vamos citar 3 dos principais gatilhos mentais, que podem vir a alavancar suas vendas.
Gatilhos mental da urgência
Esse gatilho é semelhante ao da escassez. Porém, no da escassez nós lidamos com um item raro e de difícil aquisição. No entanto, no da urgência o cliente é colocado em uma situação com prazo limite para compra.
O maior beneficio desse gatilho é evitar a procrastinação, que é o inimigo de qualquer negócio. Ao se deparar com o gatilho da urgência o cliente tende a agir de maneira impulsiva, adquirindo o produto sem pensar muito a respeito para não perder a oportunidade.
Esse gatilho pode ser usado em promoções, sendo ativado com expressões como “Só até hoje” ou “Essa é sua última chance”. Entretanto, assim como no gatilho da urgência, é necessário cautela para não passar informações falsas aos clientes.
Só utilize esse gatilho quando o prazo for, de fato, verdadeiro. Pois, clientes que se sentem enganados tendem a perder a credibilidade na marca.
O gatilho mental da reciprocidade
Realizar uma boa ação, sempre traz algo de bom de volta, seja um sorriso, ou nesse caso, a reciprocidade do cliente.
Esse gatilho tem como foco fazer algo de bom para o cliente, como disponibilizar um material gratuito por exemplo. E a partir dai, o consumidor se sentirá em divida com a empresa, sentindo a necessidade de retribuir o favor.
Vale lembrar que, a ação deve ser feita de forma espontânea, sem evidenciar o retorno esperado do público.
É interessante também, fornecer amostras grátis de produtos e serviços. Que podem ser distribuídas até mesmo, em conjunto com o item que o cliente comprou.
Desse modo, além de deixar o cliente “em divida” com sua marca, ele irá se afeiçoar pelo seu negócio. Se tornando um cliente mais leal.
O gatilho mental Dor x Prazer
O ser humano é movido pela busca da sensação de prazer e bem estar, além da fuga da dor e do sofrimento.
Porém, as pessoas tendem a se afastar mais da dor, do que se aproximar do prazer. Pois, elas estabelecem que fugir da dor, por si só, pode causar uma sensação de alivio ou prazer imediato, ou no minimo uma sensação de segurança.
Para utilizar esse gatilho, é necessário identificar o que causa dor e prazer em seus consumidores. Vale salientar que, nem sempre esses pontos serão semelhantes em seus clientes.
Após identificar a necessidade do seu cliente, lembre sempre de apresentar primeiro as soluções para os incômodos do seu público e só depois apresentar os benefícios. Ou seja, foque primeiro em gerar a fuga da dor e depois em estimular o prazer.
Vale lembrar ainda que, os gatilhos servem para persuadir os clientes, o que é diferente de manipulá-los. Pois a persuasão é algo bom, que leva o cliente é escolher mais facilmente. Já a manipulação é algo negativo, que se trata de fazer o consumidor escolher um produto sem estar ciente de suas especificações.
Agora que você conhece alguns gatilhos mentais e como sabe usá-los, tente colocá-los em prática em sua estratégia de marketing para alavancar ainda mais suas vendas e ganhos.
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Fonte: viverdeblog
Imagem: Google