Webinar – Cadastre-se!
Webinar o novo conceito de conhecer rapidamente.
Os melhores seminários online’s estão aqui.
WEBINAR COM CONTEÚDOS EXCLUSIVO SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO E INBOUND MARKETING
ESTAMOS EM CONTAGEM REGRESSIVA
My latest ramblings.
Enjoy! I definitely got important things to say
A digitalização cada vez maior de processos em diversas áreas do mercado já não é mais novidade para ninguém.
A cada dia que passa, então, se torna mais necessário entender o funcionamento de diferentes plataformas.
E é por isso que é essencial que você entenda o funcionamento dos algoritmos em redes sociais e ferramentas de automação.
Isso fará com que fique mais fácil traçar estratégias para otimizar as ações de marketing da sua empresa de acordo com os algoritmos de cada plataforma e, com isso, impulsionar resultados.
Foi por isso que preparamos esse artigo.
Que tal conferir?
O que são algoritmos?
Para entender a relação entre algoritmos e o marketing é necessário, claro, saber o que são os algoritmos.
Um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis a partir de determinados códigos e comandos.
Aqui vai um exemplo para explicar melhor:
Imagine que, ao entrar em um site, você se depare com uma aba perguntando se você tem interesse em assinar uma newsletter.
Dentro dessa aba, ainda, é possível clicar nas opções ‘sim’ e ‘não’ para responder a pergunta.
Ao clicar em ‘sim’ você é redirecionado para uma página de cadastro de dados para recebimento da newsletter.
Ao clicar em ‘não’ a aba simplesmente some e você pode continuar navegando pelo site.
O algoritmo por trás desse sistema é o responsável pelo redirecionamento para a página de cadastro ou simplesmente pelo fechamento da aba dependendo da opção escolhida por cada usuário.
Qual é a relação entre os algoritmos e as redes sociais?
Agora que sabemos como funcionam os algoritmos é necessário entender a relação entre eles e as redes sociais.
Essa relação é fundamental para compreender como os conteúdos publicados em cada plataforma são distribuídos para os usuários.
Vamos tomar o Facebook como exemplo.
Se alguém tem costume de curtir e acompanhar diversas páginas que fazem postagens e abordam temas políticos, o Facebook entende que esse conteúdo agrada a pessoa e, portanto, passa a mostrar cada vez mais conteúdos daquele tipo.
O mesmo se aplica para plataformas como o Instagram e o Twitter.
O YouTube, por sua vez, além de oferecer conteúdos baseado nas atividades recentes de cada usuário, também utiliza das opções gostei e não gostei para entender as preferências de cada um.
Se você costuma clicar em gostei em conteúdos esportivos, por exemplo, a tendência é que cada vez mais esse conteúdo apareça para você.
E onde o marketing digital entra nessa história?
O marketing digital é, como sabemos, um conjunto de estratégias e ações que visam a obtenção de resultados de engajamento e prospecção de clientes em ambientes virtuais.
Por isso, então, é importante entender como funciona a distribuição de conteúdo em cada uma dessas plataformas.
Além disso, os algoritmos também são os responsáveis pelo ranqueamento das páginas do Google.
Isso significa que, após analisar diversos fatores em uma publicação feita em um blog, por exemplo, o algoritmo é quem determina se essa publicação estará nas primeiras posições do do Google ou não.
O Google, como todos sabem, é a maior vitrine de toda a internet e, por isso, é crucial trabalhar para posicionar conteúdos nas primeiras colocações da primeira página, já que isso fará com que mais pessoas tenham acesso àquela publicação.
Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre o funcionamento dos algoritmos e sua importância para o marketing digital.
E aí, o que achou?
O marketing digital é uma área que vem se tornando cada vez mais popular e, principalmente, necessária para empreendimentos de qualquer ramo.
Mas por que, exatamente?
A resposta é simples: investir no posicionamento digital da sua marca gera um aumento significativo de resultados.
A revolução digital e a globalização tornaram ferramentas como os e-mails, redes sociais, blogs e outras plataformas extremamente rentáveis e, por isso, atrativas.
E é por isso que cada vez mais os empreendedores e empresários recorrem à agências de marketing digital para potencializar seus negócios.
Mas como funciona, na prática, uma agência de marketing digital?
Foi pensando em responder essa pergunta que preparamos um artigo explicando exatamente o funcionamento da Marketing 365.
E aí, que tal matar a curiosidade?
Plano de marketing
O primeiro passo que tomamos em relação a qualquer novo cliente é a elaboração de um plano de marketing.
O plano de marketing é uma estratégia de atuação traçada com base em uma série de informações sobre a própria empresa como por exemplo seu objetivo, mercado de atuação, concorrentes e público-alvo.
A partir dessas informações é possível entender qual é a direção ideal a ser tomada para que cada ação de marketing digital seja eficiente e objetiva na busca por resultados mais significativos.
Ou seja, o plano de marketing é o primeiro passo que tomamos para entender quais são as estratégias e ações que melhor se adequarão aos objetivos de uma empresa.
Inbound marketing
O Inbound Marketing é um termo bastante popular na área de marketing digital e indica, basicamente, uma estratégia de prospecção eficiente.
Através da implantação de ações de inbound marketing é possível fazer com que o público vá até a empresa, e não o contrário. Isso faz com que cada cliente entre no funil de vendas por conta própria e, a partir daí, torne-se um asset valioso.
Com isso o seu negócio passa a poupar tempo, recursos e esforços que agora ficam disponíveis para o investimento em outras áreas.
Marketing de conteúdo
O Marketing de Conteúdo é um dos maiores pilares de todo o marketing digital.
É aqui que são pensados e criados os conteúdos a serem postados em redes sociais, blogs e outras plataformas de interesse do cliente.
A utilização de técnicas de SEO, por exemplo, faz com que os conteúdos produzidos para um blog sejam mais eficientes e gerem melhores resultados. Isso porque o SEO possibilita que cada conteúdo seja melhor posicionado nas páginas de pesquisa do Google, fazendo com que mais pessoas tenham acesso.
A produção eficaz de conteúdos valiosos e úteis, como sabemos, é essencial para criar engajamento orgânico com a marca no ambiente virtual e, dessa maneira, aumentar as taxas de geração e conversão de leads na sua empresa.
Automação de marketing
A automação de marketing é o que há de mais inovador no mercado do marketing digital e traz resultados surpreendentes.
Através da automação é possível gerar landing pages, por exemplo, e analisar todas as interações que determinado consumidor tem com a marca.
Isso faz com que seja mais fácil traçar estratégias de prospecção e conversão realmente eficazes para um determinado tipo de público.
Além disso, é claro, a automação permite que essas estratégias sejam colocadas em prática de maneira automatizada, poupando novamente tempo e recursos.
A junção de todos esses serviços faz com que seu negócio obtenha resultados de prospecção e engajamento que geram cada vez mais vendas.
E aí, está esperando o que para entrar em contato com a gente?
Ingressar no mundo do empreendedorismo é um desafio que demanda muita visão, responsabilidade, tempo e estratégia.
Apesar de parecer assustador no começo, a verdade é que todas essas etapas podem ser facilitadas caso sejam estudadas e planejadas de maneira adequada, incluindo a parte de comunicação.
A comunicação de uma empresa é um dos principais fatores responsáveis pelo seu sucesso com o público e, consequentemente, seus resultados.
Ao construir uma identidade de marca que esteja relacionada à excelência e credibilidade, por exemplo, você dá ao seu negócio a oportunidade de reter e fidelizar clientes.
E foi com isso em mente que resolvemos preparar um artigo com tudo que você precisa saber sobre a relação entre o planejamento de comunicação e os resultados da sua marca.
Que tal conferir?
O que é planejamento de comunicação?
Comecemos pelo básico.
O planejamento de comunicação é a elaboração de uma estratégia de criação de identidade de marca e abordagem com os consumidores, baseada na análise comportamental do público-alvo, proposta e valores da marca e tendências do mercado de atuação.
Isso possibilita que você entenda exatamente qual é a melhor maneira de transmitir ideias e conteúdos para os consumidores do seu negócio a fim de tornar a experiência deles com a marca a mais positiva possível.
É através desse planejamento que você definirá uma série de aspectos importantes para a construção da comunicação do seu negócio como, por exemplo:
A realização de um planejamento que se adeque a esses pontos importantes é essencial para que a sua empresa possa usufruir dos benefícios do planejamento de comunicação.
E quais são esses benefícios?
Um planejamento de comunicação permite que a sua empresa não perca tempo e recursos com uma estratégia de comunicação ineficaz e que não gera retorno financeiro.
Além disso a comunicação direta com o cliente se torna mais ágil em todos os aspectos, desde a prospecção até o atendimento pessoal.
Se a sua marca adota uma linguagem mais informal e pessoal com os clientes em campanhas de marketing e publicidade, por exemplo, a tendência é que essa se torne a identidade da empresa.
Isso significa que as pessoas vão lembrar do seu empreendimento, na maioria das vezes, por essa característica marcante.
Sabendo disso, torna-se indispensável a construção de uma identidade de marca que seja compatível com os valores e objetivos reais da empresa.
Isso fará com que você atraia o público correto e, com isso, consiga aumentar cada vez mais os resultados.
É importante ressaltar que o planejamento de comunicação não serve apenas para traçar uma estratégia de comunicação com o público, mas também com os próprios funcionários da empresa.
Isso fará com que eles entendam mais facilmente quais são os objetivos da marca e, com isso, tenham consciência do que é esperado deles durante cada processo.
Não precisamos nem dizer, é claro, que isso faz com que cada colaborador seja mais produtivo acabe gerando uma contribuição maior para o seu negócio.
Esses são os motivos que tornam o planejamento de comunicação tão importante para o sucesso de qualquer empresa.
E aí, o que você está esperando para investir em um planejamento de comunicação empresarial para o seu negócio?
É cada vez mais comum ouvir falar sobre automação quando discutimos sobre marketing digital e inovação corporativa.
A cada dia que passa as empresas investem mais em estratégias e ações que visam aumentar taxas de prospecção, engajamento, retenção e fidelização de consumidores, afinal, isso gera cada vez mais vendas e, consequentemente, resultados.
E é por isso que a automação de processos de marketing tem se tornado um tópico tão relevante, já que ela ajuda a conquistar todos esses pilares do marketing digital.
Assim como em qualquer outro mercado a tecnologia serve para auxiliar e otimizar processos visando a melhor execução possível de cada um deles e, portanto, no marketing, não teria porque ser diferente.
Pensando nisso, preparamos um artigo destacando a importância das ferramentas de automação para o marketing digital.
Que tal conferir?
O que é uma ferramenta de automação?
Uma ferramenta de automação é uma tecnologia que auxilia e otimiza todo o processo de comunicação entre os clientes e uma marca, desde o primeiro contato até depois da compra.
Além de eliminarem as chances de erros humanos que custariam leads e, consequentemente, vendas, as ferramentas de automação proporcionam uma experiência de usuário muito mais objetiva e agradável, agregando valor à empresa e, dessa maneira, produzindo melhores resultados.
E qual é, afinal, a importância da automação para o marketing?
A automação de processos de marketing gera um série de benefícios notáveis para empresas de qualquer mercado, tais como:
O benefício mais básico que notamos ao utilizar uma ferramenta de automação é o aumento da geração de leads.
Isso acontece porque ao investir em automação e na criação de uma landing page, por exemplo, é possível entender melhor os perfis de consumidores que trafegam pelas plataformas da empresa e otimizar os esforços para que esse público seja convertido em uma futura venda.
Ao atrair um lead é necessário entender em que fase do funil de vendas ele se encontra e analisar se ele está pronto para efetuar uma compra.
Ferramentas de automação de marketing facilitam esse processo, já que direcionam os leads até o fim do funil de vendas e trabalham automaticamente a fim de transformá-los em oportunidades de vendas.
Isso é feito através de uma série de ações automatizadas que visam, de maneira objetiva e eficiente, preparar os consumidores o mais rápido possível para efetuar uma compra.
Como citado anteriormente as ferramentas de marketing trabalham para preparar os clientes o mais rápido possível para efetuar uma compra.
Isso significa, na maioria das vezes, uma diminuição no ciclo de vendas que faz com que menos tempo e recursos sejam gastos com cada consumidor.
Ou seja, o cliente fica pronto para efetuar uma compra mais rápido e, com isso, possibilita que a empresa possa investir esse tempo e recurso em outras áreas.
Sendo assim, as vendas da empresa aumentam cada vez mais e, como consequência, os resultados também.
E é por isso que a automação de marketing é tão indispensável para qualquer empresa nos dias atuais.
E você, já investiu em automação para o seu negócio?
Aqui na Marketing 365 oferecemos todo o suporte que você precisa para automatizar processos da sua empresa e, com isso, gerar melhores resultados.
Entre em contato com a gente!
Muito se fala sobre o quanto o marketing digital é indispensável para qualquer empresa nos dias de hoje.
Em meio a um mundo cada vez mais virtual e conectado, marcar presença em plataformas digitais se tornou essencial para que qualquer marca se destaque.
Isso significa que, para atrair público e interações em 2021, é necessário se livrar de alguns hábitos antigos e começar a pensar em novas estratégias.
Falar, no entanto, é fácil.
Mas como, exatamente, é possível fazer a transição do marketing tradicional para o digital?
É exatamente isso que vamos abordar no artigo de hoje.
Que tal conferir?
Seja paciente
Um dos pontos mais importantes da transição para o marketing digital é a paciência.
Tenha em mente que, após anos com o mesmo modelo de marketing, uma mudança repentina pode ser prejudicial para o funcionamento do negócio e acabar gerando resultados opostos aos esperados.
Isso significa dar um passo de cada vez e não se afobar para tentar entender tudo sobre marketing digital em um dia só.
Comece com pequenas mudanças de estratégia e, com o tempo, invista em aumentar cada vez mais a presença da marca nos meios digitais.
Outro fator que demanda paciência são os resultados.
Não adianta achar que, logo após implantar estratégias e ações de marketing digital, os resultados aparecerão da noite para o dia. Isso só serve para frustrar as pessoas responsáveis pelo gerenciamento do negócio.
Cabe então saber que os resultados, por mais que demorem um certo tempo, irão aparecer e serão satisfatórios.
Invista na experiência de usuário
Um dos maiores pilares do marketing digital é a qualidade de serviço e experiência de usuário.
E é por isso que investir em automação, atendimento de qualidade ao cliente e produção de conteúdo relevante se torna tão importante.
Isso fará com que a experiência geral do público com a marca seja melhor e, com isso, as taxas de engajamento e interação subam cada vez mais.
Isso, é claro, aumenta a quantidade de vendas e retém clientes por mais tempo.
Ou seja, ambas as partes saem ganhando.
Monte (ou contrate) uma equipe especializada
Não adianta achar que pessoas sem conhecimento da área vão trazer resultados de marketing digital milagrosos.
Isso significa que, apesar de aconselharmos que você pesquise e aprenda o máximo possível sobre a área, o ideal é que recorra à equipes especializadas em prestar esse tipo de serviço.
Profissionais experientes e capacitados serão capazes de planejar e executar as melhores estratégias para que os resultados de marketing digital da sua empresa sejam significativos.
Isso significa trabalhar exclusivamente com o desenvolvimento de estratégias, produção de conteúdos, automatização de processos e execução de diversas ações inovadoras para se destacar cada vez mais nos ambientes virtuais.
Aqui na Marketing 365, por exemplo, você encontra todo o suporte necessário para fazer a transição que o seu negócio precisa rumo ao marketing digital.
Esses são os principais pilares para que você dê início à jornada da sua marca nas plataformas digitais.
E aí, curtiu?
A busca por um conteúdo mais valioso e útil é algo que acontece constantemente dentro de qualquer empresa.
Hoje em dia, devido a popularização do marketing digital e do marketing de conteúdo, a maioria das marcas tenta envolver os clientes da melhor maneira possível a fim de aumentar as taxas de engajamento do público com a marca e, consequentemente, seus resultados.
Uma das maneiras mais eficazes de promover esse engajamento, como sabemos, é a produção de conteúdo.
Independentemente do conteúdo ser voltado para Instagram, blog ou outras redes sociais é importante ter em mente que o valor agregado aos usuários por esse conteúdo é o fator mais importante para que ele atraia e fidelize consumidores.
Pensando nisso preparamos um artigo sobre uma das técnicas mais utilizadas para agregar valor à um conteúdo: o storytelling.
Que tal conferir?
O que é storytelling?
O storytelling nada mais é que uma maneira de apresentar conteúdos de uma maneira que engaje o público de uma forma mais pessoal e humana utilizando, muitas vezes, das emoções.
Isso faz com que, além de transmitir uma série de informações objetivas e concretas, o conteúdo produzido também transmita uma interpretação subjetiva que serve para gerar emoções e interpretações emotivas nos consumidores.
E qual é a importância do storytelling?
A importância do storytelling se divide em alguns fatores, tais como:
Ao consumir um conteúdo produzido a partir do storytelling o público se engaja de maneira profunda na mensagem passada e, consequentemente, embarca em uma jornada que proporciona uma experiência diferente de conteúdos comuns.
O storytelling ajuda a gerar um grau de identificação com a marca que não seria alcançado através de conteúdos convencionais.
Isso porque, ao se deparar com um conteúdo de storytelling bem produzido, o público tende a se identificar mais com a marca e buscar cada vez mais conteúdos semelhantes.
Como citamos anteriormente a criação de histórias que envolvem o público gera uma série de emoções que fazem com que os usuários se sintam cada vez mais engajados não só com o conteúdo mas também com a marca que o produz.
Isso gera um grau de sedução em qualquer cliente, já que a mente humana tende a ter mais interesse por mensagens que sejam transmitidas através de uma história.
Isso significa que, para a produção de conteúdos de marketing e prospecção de clientes, o storytelling é um poderoso aliado à obtenção de resultados melhores no que se refere a engajamento.
E você, o que está esperando para transformar seus conteúdos em verdadeiras histórias?
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
#crieseuconteudo