Webinar – Cadastre-se!
Webinar o novo conceito de conhecer rapidamente.
Os melhores seminários online’s estão aqui.
WEBINAR COM CONTEÚDOS EXCLUSIVO SOBRE MARKETING DE CONTEÚDO E INBOUND MARKETING
ESTAMOS EM CONTAGEM REGRESSIVA
My latest ramblings.
Enjoy! I definitely got important things to say
Boa parte das estratégias de marketing digital adotadas por empresas de grande porte nos dias atuais visa aumentar as taxas de engajamento dos clientes com a marca.
Para que isso aconteça, no entanto, sabemos que é necessário proporcionar uma experiência de uso agradável, simples e objetiva.
Isso inclui investir em automação, qualidade de atendimento, produção de conteúdos relevantes e até mesmo a diversificação dos meios de comunicação entre empresa e consumidor.
O último fator, especificamente, é importantíssimo para que os clientes saibam que estão sendo ouvidos e têm influência sobre o modus operandi da marca.
E é aí que entra a importância da comunicação Omnichannel.
O que é Omnichannel?
Comunicação Omnichannel é uma estratégia de vendas e comunicação que integra vários canais diferentes de comunicação e divulgação a fim de proporcionar uma experiência melhor aos consumidores.
Isso faz com que os clientes tenham mais opções de meio de comunicação e, consequentemente, mais facilidade para se engajar com o seu negócio.
Dentre os canais utilizados rotineiramente em estratégias de comunicação Omnichannel estão, por exemplo:
A junção dessas canais faz com que a comunicação entre marca e cliente seja mais limpa e direta, favorecendo ambas as partes.
E por que o Omnichannel tem se tornado tão popular?
A resposta é simples: com uma concorrência cada vez mais diversificada e preparada em diversos mercados, as empresas são obrigadas a encontrar maneiras inovadoras de se sobressair quando comparadas aos concorrentes.
Isso significa, dentre outras coisas, aprimorar a comunicação entre consumidor e cliente.
O Omnichannel, como explicamos, é a melhor maneira de fazer isso e, portanto, está extremamente em alta.
Mas quais são, especificamente, os benefícios da utilização de uma estratégia de comunicação Omnichannel?
As empresas que adotam estratégias Omnichannel proporcionam uma melhor experiência aos seus clientes e, com isso, conseguem fazer com que os mesmos se tornem cada vez mais engajados com a marca e, eventualmente, fidelizados.
A fidelização, como sabemos, é o estado ideal de qualquer cliente no ponto de vista das empresas.
Um cliente fidelizado, além de consumir com frequência os produtos ou serviços da empresa, se torna um defensor e indicador orgânico da marca, aumentando os níveis de credibilidade e ajudando a conquistar um público cada vez maior.
Limitar as vendas de uma empresa exclusivamente ao ambiente físico é um erro que não pode mais ser cometido nos dias atuais.
Nesse quesito as estratégias Omnichannel ajudam a diversificar as plataformas de venda e, com isso, atrair mais clientes e facilitar todo o processo de compra.
Além disso, com a comunicação feita em várias plataformas, o reconhecimento de marca cresce e, com isso, a visibilidade e alcance se tornam cada vez maiores.
Estar presente em diferentes canais é importante para facilitar a vida do cliente e poupa-lo de procurar um canal específico para se comunicar com a empresa ou efetuar uma compra.
Isso faz com que a experiência dos consumidores seja mais prática e agradável, aumentando as chances da criação de um vínculo com a marca.
Tudo isso serve para mostrar que diversificar e combinar diferentes plataformas de comunicação e vendas é essencial para qualquer negócio que pretende prosperar e engajar clientes nos dias de hoje.
E aí, curtiu?
O Instagram se tornou, indiscutivelmente, uma das redes sociais mais utilizadas do mundo.
Além do uso casual feito por usuários assíduos no dia a dia a rede social virou, provavelmente, a plataforma onde marcas e influenciadores mais se comunicam com o público.
Isso significa que, cada vez mais, é necessário investir em estratégias de marketing digital para impulsionar os resultados de engajamento e interação obtidos no Instagram.
E é por isso que preparamos esse artigo para te ajudar a entender como potencializar o marketing da sua empresa no Instagram.
Que tal conferir?
Defina um objetivo
Entender quais são as ambições da sua empresa com o Instagram é essencial para que você consiga alcançar seus objetivos.
Fornecer conteúdos relevantes, criar uma identidade de marca, tornar sua empresa mais conhecida e direcionar clientes para a venda são alguns exemplos de objetivos comuns para empresas no Instagram.
Ter isso bem definido vai te ajudar a alinhar os conteúdos produzidos ao propósito do negócio.
Identifique uma persona
Identificar o seu público-alvo é de grande importância para direcionar a produção de conteúdos e segmentar qualquer tipo de ação.
Dessa maneira todas as estratégias se tornam mais eficientes e eficazes, já que passam a atingir diretamente o público-alvo.
Humanize a marca
Aproveite a oportunidade que a plataforma proporciona de promover um contato mais pessoal e humano com os clientes.
Invista, então, em uma identidade de marca interativa e com valores bem definidos como a honestidade, empatia e solidariedade, por exemplo.
Disponibilize informações
Anexar informações sobre a empresa e os serviços e produtos oferecidos é essencial para que o perfil esteja completo.
Inclua o nome da empresa, redes sociais alternativas, telefone de contato, site e, se for o caso, outras informações.
Lembre-se sempre, no entanto, de ser objetivo e direto com as informações para evitar poluição visual e excesso de conteúdo.
Monte um cronograma
Um dos maiores segredos do Instagram é a constância.
O algoritmo prioriza usuários que fazem publicações com frequência e, por isso, vale a pena se organizar para fazer publicações no feed e nos stories com frequência.
Além de favorecer o algoritmo, a criação de um cronograma permite que você se organize melhor e não deixe de publicar conteúdos por falta de tempo ou até mesmo atenção.
Agregue valor
Por mais que seja tentador publicar constantemente sobre os serviços e produtos oferecidos pela marca o ideal é que o conteúdo produzido seja um pouco mais abrangente e útil no dia a dia das pessoas.
Criar um conteúdo que seja realmente valioso para o público faz com que as taxas de engajamento com a marca cresçam e cria um senso de credibilidade perante os consumidores.
Saiba utilizar cada formato
O Instagram disponibiliza diversas maneiras de compartilhar conteúdo e, portanto, é importante saber fazer a utilização mais adequada de cada uma.
Os stories, por exemplo, podem servir para um contato mais pessoal, como um registro do dia a dia da empresa, por exemplo, enquanto o feed pode ser utilizado para conteúdos mais informativos.
Essa utilização, é claro, é apenas um exemplo e cabe a você determinar qual estratégia será mais eficaz para os objetivos da sua marca.
Interaja com o público
A interação com o público é uma das maiores vantagens oferecidas por qualquer rede social.
Promova enquetes, quizzes e até mesmo responda comentários nas publicações da empresa para reforçar o senso de humanização da marca e estreitar os laços entre o público e a empresa.
Inbound marketing
Não é segredo para ninguém que o inbound marketing se tornou indispensável para qualquer marca que pensa em investir em redes sociais.
Sabendo disso, vale a pena investir em recursos de inbound marketing como a automação, por exemplo, para aumentar a presença da sua marca nas redes sociais e, através disso, obter melhores resultados.
Temos certeza que, quando associadas, essas dicas farão com que o engajamento com a sua empresa no Instagram decole de uma vez por todas.
Aqui na Marketing 365 você encontra todas as soluções de inbound marketing e gestão de redes sociais que você precisa para finalmente se destacar no Instagram.
Está esperando o quê?
Entre em contato com a gente!
O NPS, como sabemos, é uma maneira de medir a capacidade que cada empresa possui de engajar e fidelizar consumidores.
Além de determinar o engajamento dos clientes o NPS ainda classifica-os como detratores, neutros ou promotores, fazendo com que você saiba exatamente o nível de cativação de cada um.
Seguindo essa linha aprendemos que um NPS entre 50 e 74 é positivo e entre 75 e 100 é muito positivo, portanto, torna-se necessário entender como aumentar cada vez mais o NPS para impulsionar os resultados do seu negócio.
Pensando nisso, então, preparamos um artigo com as dicas mais importantes para que você consiga elevar o NPS da sua marca.
Que tal conferir?
Melhorar a experiência do cliente
É indispensável que essa dica ocupe a primeira posição na nossa lista, já que a experiência do cliente com a marca é talvez o fator que mais influencia no engajamento e satisfação com a empresa.
Se o NPS mede esse engajamento, então, concluímos que melhorar a experiência do cliente é extremamente efetivo para que o indicador cresça.
Torne cada interação do cliente com a marca, desde o momento em que ele entra no estabelecimento até a hora da compra, digna de encantamento e satisfação.
Isso fará com que o público esteja cada vez mais satisfeito e, por consequência, engajado.
Segmente canais de atendimento
Escolher os canais de atendimento ideais para o relacionamento com o seu público-alvo é essencial para que você consiga se conectar com os consumidores.
Apesar de cada tipo de público preferir uma espécie de canal é importante mencionar que, se você pretende atingir a maior quantidade de público possível, vale investir em uma comunicação omnichannel.
A comunicação omnichannel consiste em se relacionar com os clientes através de um leque de plataformas diferentes para atendê-los da melhor maneira possível independentemente da ferramenta que eles escolhem utilizar.
Blogs, redes sociais, aplicativos, lojas físicas e e-mails, por exemplo, são canais que juntos compõem uma boa comunicação omnichannel.
Invista na qualidade do atendimento
O atendimento H2H (human to human ou humano para humano) tem se tornado cada vez mais popular entre as empresas que buscam otimizar e melhorar a qualidade dos atendimentos ao público.
No atendimento H2H os funcionários prezam por uma relação mais próxima e menos robotizada na qual o público se sinta compreendido e ajudado.
Isso, é claro, faz com que o nível de satisfação dos consumidores aumente, já que eles se sentem acolhidos e ajudados pela marca.
Trabalhe de acordo com o feedback dos clientes
Se comunicar com o público a fim de obter feedback sobre os serviços e produtos da empresa é uma maneira extremamente eficaz de corrigir possíveis erros e melhorar cada vez mais a experiência dos consumidores.
Além disso buscar feedback ativamente é uma maneira de mostrar aos clientes que a empresa se importa com o que eles têm a dizer e está disposta a ouvi-los.
Oferecer recompensas por cada feedback, por exemplo, é uma boa maneira de incentivar o público a se comunicar cada vez mais com a marca e, dessa maneira, ajudar a identificar pontos fracos que podem ser corrigidos.
Incentive sua equipe de vendas
Manter a equipe de vendas engajada e estimulada é importante para que o atendimento ao cliente seja feito da melhor maneira possível.
Um profissional desmotivado, afinal de contas, tende a não se esforçar tanto para promover uma experiência agradável ao público e, por isso, pode comprometer os resultados da empresa.
Essas são as melhores maneiras de promover uma experiência mais agradável para os clientes e, com isso, aumentar o NPS da sua empresa.
E aí, está esperando o que para colocar essas dicas em prática?
Não é segredo para ninguém que as emoções influenciam diversos aspectos das nossas vidas.
O que as pessoas não percebem, no entanto, é que essas emoções também são determinantes em ações profissionais.
O marketing, por, exemplo, é um grande influenciado – ou influenciador – das emoções.
Se alguém se sente feliz, por exemplo, é mais provável que faça uma compra.
A tristeza, por sua vez, não é uma incentivadora de consumo.
E é por isso que preparamos um artigo explicando tudo o que você precisa saber sobre a relação entre as emoções e o marketing.
Que tal conferir?
O efeito das emoções
As emoções são geradas a partir de qualquer interação com pessoas, objetos e até mesmo conteúdos em redes sociais.
Isso significa que o nosso cérebro libera hormônios que geram determinadas emoções de acordo com o tipo de interação que temos.
Essas emoções são responsáveis por alterar nossa disposição mental, física e até mesmo o tipo de reação que temos ao nos depararmos com determinadas informações.
Sendo assim, se torna fácil entender que as emoções têm uma relação direta com as marcas que consumimos.
E quais são as principais emoções que podem ser aproveitadas pelo marketing?
Ao contrário do que muitos pensam, os conteúdos polêmicos e que geram indignação não são os mais compartilhados em redes sociais.
Os detentores desse título são os conteúdos de abordagens positivas que geram felicidade e alegria nos usuários.
Isso significa que as marcas que conseguem transmitir e gerar estes sentimentos positivos em seus consumidores sairá na frente na busca pela fidelização de clientes e identificação com a marca.
Apesar do medo ser uma emoção negativa e, portanto, não gerar as sensações de otimismo e alegria de conteúdos mais positivos, ainda é possível aproveitá-lo para gerar leads.
O FOMO (fear of missing out ou medo de ficar de fora) é uma emoção bastante conhecida por profissionais de diversas áreas e pode ser utilizado para capitalizar de maneira positiva sobre uma espécie de ‘medo’ das pessoas.
Ao convencer um consumidor de que uma promoção é imperdível, por exemplo, você faz com que ele tenha medo de perder essa oportunidade e, por isso, adquira o produto ou serviço em promoção.
Qual é a função, então, das emoções no marketing?
Por mais que informar sobre produtos, serviços e curiosidades seja uma maneira eficaz de engajar o público com a empresa, às vezes isso não é o suficiente.
É nessas horas que as emoções se tornam valiosas para estimular as pessoas através de sensações e do storytelling.
Isso fará com que o apelo pela interação do público seja sentido de maneira maior e, consequentemente, trará mais engajamento.
Por mais que um produto, serviço ou conteúdo seja útil e valioso, muitas vezes é necessário utilizar de emoções para fazer com que consumidores se sintam mais enérgicos em relação ao que lhes foi oferecido.
Ou seja, as emoções fazem com que o público reaja de maneira positiva e tome ações a favor da sua marca.
Isso faz com que o engajamento seja cada vez maior e, consequentemente, os resultados também.
E aí, entendeu a importância das emoções para o marketing?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que vem se tornando cada vez mais popular no marketing digital.
Apesar de funcionar e beneficiar qualquer tipo de negócio, é inegável que a plataforma é especialmente útil para estabelecimentos físicos.
Mas por que?
É isso que vamos responder hoje.
Vem com a gente!
O que é o Google Meu negócio?
Vamos começar pelo básico: o Google Meu Negócio é uma ferramenta que facilita que uma empresa seja encontrada nas redes de pesquisa do Google.
Além disso ela disponibiliza informações como localização, horário de funcionamento, produtos e serviços.
E quais são os benefícios oferecidos por essa plataforma?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que possibilita que a empresa fique em destaque nas plataformas do Google e, com isso, obtenha mais visibilidade.
Vale lembrar que o Google é a maior vitrine de toda a internet e, portanto, é importantíssimo fazer tudo o que for preciso para posicionar o seu negócio por lá.
A ferramenta oferecida pelo Google permite que você, como empresa, interaja com os engajamentos do público através de respostas, comentários e compartilhamento de fotos, por exemplo.
Isso faz com que o nível de contato da empresa com o consumidor aumente cada vez mais, gerando cada vez mais resultados.
O Google Meu Negócio permite, através do fornecimento de dados sobre as interações do público com a empresa, que você conheça melhor o perfil de consumidores da sua marca.
Isso faz com que você entenda exatamente o impacto que a empresa causa e de que forma você pode trabalhar para que os clientes estejam cada vez mais engajados e satisfeitos.
Mas por que o Google Meu Negócio é tão recomendado para estabelecimentos físicos?
Pense na seguinte situação: você está em um bairro que não conhece e precisa ir ao mercado. A partir daí você pesquisa a palavra ‘mercado’ no Google.
Você provavelmente vai escolher um dos mercados mais próximos que esteja aberto, certo?
Pois é!
Ao posicionar sua empresa no Google Meu Negócio e fornecer a localização e o horário de atendimento, por exemplo, você aumenta as chances da sua empresa ser a escolhida quando esse tipo de situação cotidiana acontecer com outras pessoas.
Isso significa que, além de ajudar as pessoas a conhecerem e interagirem com a sua empresa, o Google Meu Negócio coloca o seu negócio em posição de ser encontrado em diversas situações rotineiras.
Esse tipo de contato, ainda por cima, abre a possibilidade desses clientes esporádicos se tornarem fiéis à empresa, já que ela se mostrou útil quando foi necessário.
O resultado disso é mais engajamento, satisfação dos clientes e fidelização.
Nada mal, não é mesmo?
É por isso que o Google Meu Negócio é tão importante para qualquer empresa que possua um estabelecimento físico.
E você, o que está esperando para investir no Google Meu Negócio para a sua marca?
Aqui na Marketing 365 você encontra todo o suporte necessário para a utilização dessa e de outras ferramentas essenciais para o seu negócio.
Entre em contato com a gente!
A essa altura todo mundo já sabe que o marketing digital é a maneira mais eficiente de obter engajamento orgânico e alimentar o funil de vendas de uma empresa.
Com diversas estratégias diferentes, desde a produção de conteúdo até a automação de processos, o marketing digital abrange uma enormidade de fatores que contribuem diretamente para o sucesso dos resultados de uma empresa.
A produção de conteúdo, especificamente, é uma das principais responsáveis por criar uma identidade para a empresa e agregar valor aos consumidores.
Pensando nisso preparamos esse artigo para te explicar a importância do blog para a criação de conteúdo e, consequentemente, para o marketing digital.
Está esperando o que para conferir?
A contribuição do blog
Ao contrário do que muitas pessoas pensam o blog não é apenas um lugar para direcionar vendas ou falar sobre produtos e serviços oferecidos pela empresa.
É através dessa plataforma, na verdade, que qualquer marca agrega valor e constrói credibilidade perante seu público e, consequentemente, estreita os laços entre consumidor e empresa.
Pense da seguinte forma: se você lê rotineiramente um blog que te fornece informações e dicas realmente úteis e valiosas para o seu dia, você acaba criando uma espécie de apreço pelo conteúdo e pela marca que o disponibiliza, não é mesmo?
Se você acessa constantemente um blog sobre receitas e cozinha, por exemplo, sempre que você precisar de alguma informação esse blog será o primeiro lugar onde vai buscar essa informação.
Isso porque, com o tempo, as pessoas acabam se tornando fiéis e passando a confiar em determinadas marcas e empresas que se provaram úteis.
É por isso que sempre ressaltamos a importância de diferenciar os conteúdos postados em um blog.
Ao sair de um nicho específico e passar a oferecer conteúdos valiosos sobre áreas mais abrangentes você tende a ajudar mais pessoas e, consequentemente, atrai-las para consumir o conteúdo do blog com mais frequência, o que acaba gerando a credibilidade e fidelização que citamos acima.
Além disso, é claro, o blog pode servir como um meio mais direto de educar o público e direciona-lo para a compra.
Pense, por exemplo, que se o público demonstra não ter conhecimento sobre os serviços oferecidos pela sua empresa, o blog é um canal útil para educa-los sobre isso e, consequentemente, atrai-los para este mercado.
Visibilidade
Sejamos francos: a maioria dos empreendedores que fazem a utilização de um blog para oferecer conteúdo está pensando em um benefício específico, que é a visibilidade.
Utilizar boas técnicas de SEO nas publicações do blog é uma maneira simples de garantir que a sua empresa se posicione na primeira página do Google e até, quem sabe, nas primeiras posições.
Isso vai depender, é claro, de uma série de fatores além do SEO, como tempo de vida do blog e engajamento do público com o conteúdo.
A parte boa é que sabemos que, oferecendo conteúdos valiosos constantemente, o engajamento do seu blog tende a se manter alto e facilitar ainda mais o acesso da sua empresa às primeiras colocações do Google.
Lembre-se: o Google é a maior vitrine da internet, então qualquer ação que te posicione nas primeiras colocações gera resultados expressivos para a sua empresa.
Tudo isso serve para mostrar que os benefícios que um blog traz ao marketing digital são enormes e extremamente valiosos.
Aliado a uma gestão competente de mídias sociais, automação de processos e gestão de marketing, a produção de conteúdos para blog garante resultados significativos para o seu negócio.
E aí, o que está esperando para investir em um blog?
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
#crieseuconteudo