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Muito se fala sobre a automação de marketing nos dias atuais, mas você sabe o que é isso?
No artigo de hoje vamos te responder essa pergunta e explicar o funcionamento dessa tecnologia.
Que tal conferir ?
O que é automação de marketing?
Automação de marketing é a utilização de ferramentas tecnológicas para automatizar processos de marketing.
Isso promove a diminuição do trabalho manual e, portanto, aumenta a eficiência de cada ação de marketing.
Isso significa que, através da automação, uma empresa pode gerar e nutrir leads dentro do funil de vendas a fim de fideliza-los.
Mas como, exatamente, isso acontece?
Muitas pessoas cometem o erro de pensar que qualquer ação realizada de maneira automática é automação de marketing em sua forma plena.
A verdade, no entanto, é que a automação de marketing funciona através da personalização profunda de conteúdos e ferramentas visando atingir um público específico da maneira mais eficaz possível.
Isso faz com que sua empresa não perca tempo com consumidores que não estão interessados no que a marca tem a oferecer e, portanto, direcione as ações para um público específico.
Além disso, com uma ferramenta de automação como o Mautic, por exemplo, é possível gerar landing pages e conteúdos voltados diretamente para o direcionamento de leads no funil de vendas.
Resumidamente a automação de marketing obtém resultados através de entender exatamente o interesse do lead e seu estágio de compra, fornecendo a ele todas as informações necessárias em determinado momento de maneira automatizada.
E quais são, então, os maiores benefícios da automação?
Sabendo disso fica fácil entender porque a automação é tão eficiente e tem se tornado cada vez mais indispensável.
Além de economizar tempo, esforços e recursos, sua empresa obtém resultados significativamente melhores devido à automação de processos de marketing.
E você, o que está esperando para investir em automação de marketing para a sua empresa?
Aqui na Marketing 365 oferecemos todo o suporte que você precisa para automatizar os processos de marketing do seu negócio.
Entre em contato com a gente!
A formulação de um orçamento de marketing é essencial para que os resultados financeiros de uma empresa sejam satisfatórios.
Com um orçamento bem elaborado é possível fazer a melhor utilização possível da verba de marketing durante o ano e, no final, colher os frutos.
Isso significa que, assim como a execução de ações de marketing em si, o planejamento de gastos relacionados a essas ações é igualmente importante para o sucesso de uma marca.
Pensando nisso, preparamos um artigo para te ajudar a montar o planejamento orçamentário de marketing da sua empresa para o ano de 2021.
Vamos começar?
Analise o ano anterior
Qualquer planejamento se torna mais fácil quando temos uma base para começar a formular um raciocínio e, portanto, uma estratégia.
Olhar para trás também permite que você entenda os pontos fortes e fracos da gestão de marketing e, dessa forma, solucione eventuais problemas.
Nesse momento, calcular métricas se torna essencial para medir resultados e entender a eficácia real das ações tomadas no passado. Dentre as principais métricas estão, por exemplo:
Vale ressaltar, é claro, que as métricas devem ser acompanhadas durante todo o processo de desenvolvimento de marketing e não apenas nessa etapa inicial.
Defina o seu objetivo de marketing
Definir um objetivo é outro passo básico para a formulação de qualquer espécie de planejamento, seja ele financeiro ou não.
Com os dados do ano anterior analisados, ficará mais fácil saber quais são as carências que necessitam de investimento e, dessa forma, traçar um objetivo de marketing.
Se a sua marca interagiu pouco com os consumidores no ano anterior, por exemplo, pode ser uma ideia investir em ferramentas de engajamento e interatividade.
Lembre-se, é claro, de ser realista, já que traçar objetivos inalcançáveis é prejudicial para a empresa e também para os colaboradores, que acabam ficando desmotivados quando percebem que não alcançaram a meta desejada.
Direcionamento de verba
Após ter em mente os objetivos a serem alcançados no ano, defina quais são as ferramentas necessárias para que esses objetivos se concretizem.
Para gerar mais leads, por exemplo, vale a pena pesquisar sobre ferramentas de automação como o Mautic.
Além da automação, no entanto, existem diversas outras áreas do marketing que demandam investimento e, por isso, pesquise sobre as ferramentas mais adequadas para suprir as necessidades da sua empresa.
Pesquisa de canais
Primeiramente é importante decidir se o foco do marketing da marca no ano será Inbound ou Outbound.
Já com isso em mente, estude as melhores opções de mídias sociais para divulgação de conteúdo para garantir que os consumidores atingidos façam parte do seu público-alvo.
Vale, ainda, levar em consideração pontos como custo e resultado de cada um dos canais para entender qual deles possui o melhor custo-benefício.
Cuidados
Faça avaliações regulares de desempenho das campanhas e estratégias utilizadas para se certificar que elas estão dando o resultado desejado. Isso te permitirá fazer qualquer ajuste que venha a ser necessário para o bom funcionamento das ações.
Além disso, como no planejamento financeiro de qualquer outro setor, é importante separar e guardar uma parte da verba para eventuais emergências e intervenções financeiras inesperadas.
Especialmente na era digital, onde as coisas mudam tão rápido, os ajustes podem precisar ser feitos de repente para maximizar o potencial de marketing do seu negócio.
Temos certeza que essas dicas vão te ajudar a montar o orçamento de marketing da sua empresa para esse ano!
E aí, curtiu?
É inegável que o marketing digital tomou conta de qualquer tipo de ação publicitária feita em plataformas virtuais nos últimos tempos.
Entre as diversas redes sociais em alta no momento, como o Instagram, TikTok e Twitter, o Facebook parece ter ficado um pouco para trás no quesito engajamento de público e, consequentemente, nos resultados.
Apesar de ter sido a principal rede social por um bom tempo, a plataforma azul escuro aparenta ter perdido um pouco de espaço.
Mas será que isso é verdade ou apenas impressão?
É isso que você vai descobrir agora.
Vamos lá?
Perfil do Facebook
O Facebook passou por uma mudança drástica de perfil de usuários nos últimos anos.
Até 2016, por exemplo, a rede estava lotada de pessoas jovens e com altos índices de consumo de marcas e empresas ligadas ao entretenimento em geral.
De lá para cá, no entanto, esse público mais jovem acabou migrando para outras plataformas mais modernas, interativas e inovadores.
Isso não significa, no entanto, que o Facebook perdeu público.
O público apenas mudou.
Hoje em dia, por exemplo, pesquisas apontam que o Facebook é a rede social mais utilizada como fonte de notícia entre as concorrentes e, por isso, conta com usuários de uma faixa etária um pouco mais elevada que há alguns anos atrás.
Isso significa que, se feito da maneira certa, o marketing através do Facebook ainda pode ser extremamente efetivo e gerar resultados reais para a sua empresa.
Como saber se ainda devo investir no Facebook?
A primeira parte dessa resposta é simples, na verdade: quanto mais presente você estiver em redes sociais, maior será o seu grau de visibilidade digital e, consequentemente, melhores serão os seus resultados.
Fugindo um pouco desse conceito básico, no entanto, é importante analisar uma série de fatores, como por exemplo:
Se a faixa etária do público-alvo da sua empresa coincidir ou estiver próximo da média de idade dos usuários do Facebook, é provável que valha a pena fazer esse investimento.
O tipo de produto ou serviço oferecido pelo seu negócio é essencial para saber se é interessante ou não investir nessa plataforma.
Sabendo que os usuários costumam consumir notícias, por exemplo, conclui-se que uma empresa que oferece produtos jornalísticos como um portal de notícias deve conseguir alcançar resultados significativos nessa plataforma.
Produzindo e direcionando os conteúdos da maneira correta, o público deve criar um senso de identificação com a marca e, a partir daí, começar a consumi-la.
Se a sua empresa possui, no momento, uma quantidade limitada de recursos destinados aos investimentos em marketing, talvez seja melhor investir em outras plataformas.
Isso porque, nos dias atuais, o tráfego de usuários diversificados é maior em redes sociais concorrentes e o Facebook acabou virando uma espécie de nicho.
Tendo tudo isso em mente, cabe a você avaliar as possibilidades e metas da sua empresa para entender se vale a pena ou não investir no Facebook em 2021.
Mas lembre-se: a internet é uma grande vitrine e quanto mais você expõe sua marca, mais resultados obterá.
A obtenção de engajamento é um dos maiores pilares de qualquer estratégia de marketing digital.
Além de conquistar clientes e efetuar vendas é importante manter uma alta taxa de engajamento para se assegurar que os níveis de crescimento de uma marca se mantenham altos.
Mas qual é, exatamente, o impacto do engajamento?
E porque ele é tão importante?
Essas são as perguntas que vamos responder nesse artigo.
Que tal conferir?
A importância do engajamento
O acesso à informação tem se tornado cada vez mais fácil com o tempo e, com isso, as pessoas passaram a ter mais acesso à essas informações.
E com essa abundância, é claro, o público passa a não se contentar mais com uma informação qualquer e acaba se tornando mais exigente.
Pode-se dizer, então, que o nível de engajamento de uma marca só é alto se as informações e conteúdos que ela disponibiliza são realmente úteis e valiosos.
Ou seja, o engajamento se torna um termômetro de qualidade de conteúdo para qualquer empresa.
Quanto melhor a informação, maior o engajamento do público.
Além disso, é claro, o engajamento indica o grau de satisfação dos consumidores com a marca, já que clientes insatisfeitos tendem a buscar outras opções.
O impacto do engajamento
Números mostram de maneira bem clara que o nível de engajamento das empresas com o público está diretamente ligado ao sucesso financeiro de campanhas de marketing digital.
Em outras palavras, obter engajamento é obter lucro.
Além disso, o engajamento cria credibilidade para a marca perante o público e contribui, assim, para a fidelização de clientes e crescimento exponencial do impacto de campanhas futuras.
Afinal nós tendemos a dar mais atenção e valor para campanhas de marcas conhecidas e com um nome consolidado no mercado, não é mesmo?
E como aumentar os índices de engajamento?
Não é segredo para ninguém que a maneira mais rápida de investir no aumento dos índices de engajamento do público com uma empresa de qualquer segmento é investindo em marketing digital.
O marketing digital utiliza a criação e disseminação de conteúdo em plataformas digitais a fim de agregar valor à uma marca e, dessa maneira, atrair mais consumidores para inseri-los em um funil de venda.
Já no funil de vendas, o consumidor em questão tende a interagir cada vez mais com a empresa de acordo com as estratégias de marketing utilizadas e pode, inclusive, se tornar um fiel defensor de marca.
Isso tudo faz com que os resultados da empresa sejam impulsionados em diversos aspectos, desde a parte financeira até a aceitação da marca pelo público.
Sendo assim, fica claro que o engajamento é crucial para a manutenção e o crescimento de qualquer empresa, independentemente de porte, segmentação e tempo no mercado.
E você, está esperando o que para investir em marketing digital e aumentar os índices de engajamento do seu negócio em plataformas digitais?
Aqui na Marketing 365 oferecemos todo o suporte que você precisa para fazer isso acontecer.
Entre em contato conosco!
Com diversas marcas lutando para obter cada vez mais espaço nos ambientes virtuais é importante estar sempre atualizado em relação às tecnologias que podem ajudar o seu negócio.
Isso significa, é claro, investir em marketing digital, marketing de conteúdo e automação de marketing.
A automação, especificamente, tem ocupado cada vez mais espaço em diferentes planos de ação de marketing pra empresas.
E é aí que entra o CRM.
Mas o que é CRM?
Um CRM (customer relationship manager) é uma ferramenta que registra todos os contatos e interações que um consumidor tem com uma empresa.
Apesar de muitas pessoas acharem que o CRM não passa de uma maneira de armazenar contatos, a verdade é que ele é responsável por rastrear todas as ações que o consumidor toma em relação à empresa e, dessa forma, auxiliar no processo de criação de leads.
E quais são as vantagens da utilização desse software?
Organização e controle do processo comercial
A utilização de planilhas e sistemas internos para o acompanhamento de dados exige muito tempo, além de estar sujeito a erros humanos. Com a utilização do CRM todo esse processo é automatizado e feito de maneira muito mais segura e eficiente.
Praticidade
Ter todos os dados referentes à jornada de um consumidor escritos ou armazenados em um lugar físico demanda tempo e recursos preciosos. Para evitar esse problema, um CRM armazenará todos esses dados de maneira remota e disponibilizará o acesso rápido a essas informações através de uma plataforma.
Melhora na satisfação dos clientes
Toda a praticidade e eficiência do CRM faz com que o vendedor tenha mais tempo para pensar no que o cliente precisa, personalizando cada venda de acordo com as necessidades de cada consumidor. Além disso, as informações obtidas através do uso do CRM já antecipam as necessidades de cada consumidor e, por isso, facilitam a venda.
Fidelização de clientes
Com as informações disponibilizadas pelo software você terá a oportunidade de oferecer produtos que estejam no perfil de cada consumidor na hora certa. Isso fará com que o grau de satisfação dos consumidores aumente e, consequentemente, eles tendem a se tornar cada vez mais fiéis.
Mensuração de resultados
Algumas ferramentas de CRM oferecem métricas e registros dos motivos que causaram cada venda perdida. Isso permite que você prepare estratégias segmentadas para corrigir esses problemas e melhorar cada vez mais os índices de venda da empresa.
Isso significa que, independentemente do tamanho e segmento da sua empresa, o CRM é uma ferramenta que vai agregar valor e contribuir diretamente para a melhora dos resultados do negócio.
E aí, está esperando o que para começar a investir em CRM na sua empresa?
Aqui na Marketing 365 você encontra todas as soluções de automação de marketing que o seu negócio precisa.
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O marketing digital é um conjunto de estratégias e ações que visa obter visibilidade e engajamento, além de atrair clientes para uma marca.
Mas isso você já sabe, não é mesmo?
Por isso preparamos um artigo destrinchando a importância de aprimorar o seu conteúdo.
Afinal de contas, uma grande parcela do sucesso do marketing digital está diretamente associada ao marketing de conteúdo, que é a produção de conteúdo voltada para os mesmos objetivos do marketing digital.
Além de produzir um conteúdo valioso e útil, é importante saber onde publicá-lo para obter os melhores resultados possíveis.
Que tal, então, esmiuçar todos os passos para uma boa produção de conteúdo?
O que é o processo de produção de conteúdo?
A produção de conteúdo, resumidamente, é responsável pela criação, distribuição, manutenção e mensuração de um determinado conteúdo.
Ou seja, produzir conteúdo vai muito além de criar imagens e textos.
É necessário pensar em como esse conteúdo será relevante e benéfico tanto para a empresa quanto para os consumidores. Somente dessa maneira é possível alcançar os resultados desejados.
Além disso, escolher a plataforma ideal para divulgar o conteúdo é crucial para atingir o público-alvo desejado e, por consequência, obter resultados.
Se você divulga seu conteúdo em uma plataforma pouco acessada pelo seu público-alvo, por exemplo, é improvável que o conteúdo chegue até eles e seja efetivo.
Por último, mensurar resultados e engajamento é indispensável para que você saiba exatamente quais são os pontos fortes e fracos do seu conteúdo e, dessa forma, possa trabalhar para que ele fique cada vez melhor.
Como tornar a produção de conteúdo mais eficaz?
Esses são os passos mais importantes para que você produza um conteúdo de maior qualidade e, com isso, obtenha mais engajamento e visibilidade para a sua marca.
Lembre-se: se sua empresa busca alcançar mais resultados no meio digital, o marketing de conteúdo é a opção mais segura e eficiente.
E aí, o que está esperando para investir em marketing de conteúdo para o seu negócio?
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