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A automação de processos é uma tendência que vem crescendo cada vez mais no mundo do marketing digital.
Além de diminuir drasticamente o risco de falhas humanas e realizar processos de maneira mais eficiente, a automação garante os melhores resultados para qualquer ação de visa gerar engajamento.
Dentre as ferramentas de automação presentes no mercado, o Mautic é a mais completa e, por isso, uma das mais utilizadas.
Mas quais são, exatamente, as vantagens oferecidas pelo Mautic?
Código aberto
Por ser uma ferramenta Open Source (código aberto), o Mautic pode ser utilizado por qualquer pessoa com conhecimento na área de programação.
Além disso, uma ferramenta Open Source é completamente sua, ou seja, você pode hospedá-la onde quiser.
Custo-benefício
Por ser uma das plataformas mais baratas do mercado, o Mautic se destaca pelo seu ótimo custo-benefício. Para quem busca crescimento e geração de leads, portanto, a ferramenta é um investimento extremamente útil.
Recursos ilimitados
O Mautic disponibiliza a criação de recursos de captação de leads efetivos, como as landing pages, campanhas automatizadas, e-mail marketing, segmentação de público e outros.
Isso faz com que a sua marca tenha acesso aos melhores métodos de captação de leads do mercado de maneira efetiva e constante.
Ou seja, você passa ter contato com novos clientes e inseri-los no funil de vendas, além de aumentar as chances de fidelizar clientes já existentes.
Automação do funil de vendas
Uma das maiores dificuldades de qualquer empresa é conseguir criar e manusear um funil de vendas efetivo que realmente trabalhe na captação e fidelização de clientes, desde o primeiro contato com a marca até o ato da compra.
Com o Mautic, isso não é um problema. Uma vez programados, os processos do funil de vendas passam a funcionar e gerar resultados sozinhos, sem necessidade de supervisão constante.
Melhora na experiência do usuário
Por automatizar todos os processos de interação do cliente com a marca, o Mautic proporciona uma experiência de uso muito mais agradável para o público.
Além disso, o Mautic oferece aos clientes formulários de captação de dados voltados para a melhora da relação do público com a marca.
Sendo assim, é possível fazer os ajustes necessários para agradar, cada vez mais, os consumidores.
Obtenção de resultados
Todos os fatores citados acima contribuem para a obtenção de resultados melhores e mais efetivos para o seu negócio, atraindo e nutrindo leads que vão contribuir cada vez mais com a marca.
Ou seja, investir em automação é uma das maneiras mais fáceis de garantir que as estratégias de marketing digital da sua empresa gerem resultados expressivos.
Tá esperando o que para começar a trabalhar com o Mautic?
Aqui na Marketing 365 oferecemos todo o suporte que você precisa para a utilização dessa ferramenta no seu negócio.
Entre em contato com a gente!
Qualquer estratégia de marketing começa a partir de uma série de metas que são traçadas para alcançar um determinado objetivo.
Para facilitar esse processo de criação de metas muitas empresas utilizam um método de definição de metas conhecido como SMART.
Pensando nisso, preparamos esse artigo para te explicar o que são as metas SMART e porque elas são tão efetivas.
Que tal conferir?
O que significa SMART?
O método SMART é uma maneira de criar uma série de checklists para verificar se cada meta possui os requisitos necessários para ser efetiva.
Sendo assim, cada letra da palavra SMART é uma sigla que corresponde a um checklist.
S – Específico (specific)
Para que uma meta seja alcançada é indispensável que todas as partes envolvidas saibam, especificamente, o que fazer para alcançar os objetivos. Ou seja, nada de metas genéricas como “melhorar resultados”, por exemplo. Para que a metodologia SMART seja posta em prática é necessário especificar como, exatamente, é possível alcançar as metas desejadas.
M – Mensurável (measurable)
Medir o progresso de cada meta é essencial para que o processo seja transparente e eficaz. Isso porque, ao medir constantemente o progresso, você terá noção do que precisa ser ajustado para alcançar o objetivo desejado da maneira mais rápida possível. Vamos supor, por exemplo, que a sua meta seja aumentar a satisfação dos clientes. Mas como saber se isso está acontecendo sem medir, constantemente, esse grau de satisfação?
A – Atingível (attainable)
Criar metas fora da realidade é um dos erros que mais prejudicam empresas de diversos ramos. A equipe fica desmotivada por não alcançar o objetivo e, com isso, fica cada vez mais frustrada. Para que isso não aconteça, assegure-se de traçar metas realistas e, principalmente, atingíveis para o seu negócio.
R – Relevante (relevant)
Tenha em mente que quanto mais relevantes forem as suas metas para a empresa, mais motivada a equipe estará para fazer o que for necessário para alcançar os objetivos. Psicologicamente falando, uma meta irrelevante não gera o senso de urgência necessário para que os colaboradores deem tudo de si.
T – Temporal (timely)
Por último, porém não menos importante, estipular um prazo para que a meta seja alcançada é importante para manter os funcionários em estado de alerta e focados para entregar os resultados desejados dentro do limite de tempo. Além disso, a estipulação de um prazo ajuda a manter a organização do processo e, consequentemente, torna-o mais eficiente.
A combinação desses fatores fará com que os objetivos da sua empresa sejam alcançados com muito mais facilidade e eficácia, já que a metodologia SMART é bastante completa e direta.
Além disso, você estará garantindo que todos os colaboradores se mantenham engajados e focados para fazer o necessário em prol das metas traçadas.
E aí, o que está esperando para começar a trabalhar com metas SMART?
Fidelizar clientes é um dos objetivos de qualquer estratégia de marketing digital. Para que isso aconteça, no entanto, é importante promover uma série de ações.
Uma dessas ações é avaliar o grau de engajamento e fidelização dos clientes constantemente a fim de corrigir estratégias que não estejam dando resultados.
E é aí que entra o NPS.
Mas o que é NPS?
O NPS (Net Promoter Score) é uma metodologia criada e utilizada para medir o grau de satisfação e fidelização de consumidores de uma determinada marca ou empresa.
Através de perguntas, o NPS permite que você entenda melhor o grau de engajamento de cada cliente com a sua empresa. Um exemplo clássico de uma pergunta de NPS é:
“De 0 a 10, o quanto você indicaria essa marca para um conhecido?”
Depois de recolher uma amostra significativa de respostas para essa pergunta, basta aplicar uma fórmula simples para descobrir o seu NPS.
A fórmula é a seguinte: % de clientes promotores (nota 9 ou 10) – % de clientes detratores (nota 0 a 6).
Vamos supor, então, que após colher 100 respostas, sua empresa obteve 60 clientes promotores, 30 clientes neutros e 10 clientes detratores.
Dessa maneira, o cálculo seria o seguinte: 60 (porcentagem de clientes promotores) – 10 (porcentagem de clientes detratores), resultando em um NPS de 50 pontos.
Quanto mais alto o NPS, é claro, maior é o grau de fidelização do público com a marca.
Como saber se o NPS da minha empresa é alto?
Para ter uma noção dos resultados das pesquisas NPS é necessário ter em mente os valores referentes a cada grau de desempenho da pesquisa, que são os seguintes:
Como aplicar a pesquisa?
Os métodos de aplicação mais comuns de pesquisas NPS são e-mails, pop-ups e widgets.
Isso não significa, é claro, que você não pode aplicar a pesquisa pessoalmente, caso possua um estabelecimento físico. Tenha em mente, no entanto, que para pesquisas realizadas pessoalmente é importante que o cliente esteja à vontade para responder e não tenha ninguém observando sua resposta.
Se você optar por fazer a pesquisa digital com alguma ferramenta diferente das citadas acima, lembre-se que a mesma deve ser intuitiva e de fácil usabilidade, evitando que o cliente deixe de responder a pesquisa por não conseguir utilizar a ferramenta.
Quais são as vantagens de utilizar o método de NPS?
E como lidar com os clientes detratores?
Primeiramente, converse com o cliente o mais rápido possível. Se a sua empresa for grande e a logística de uma conversa por e-mail ou telefone for inviável pela quantidade de clientes, certifique-se de oferecer caixas de sugestões, dicas e reclamações para entender o que levou o cliente a dar uma nota baixa para a marca.
Uma dica para facilitar esse processo é deixar um espaço reservado para justificar a nota junto às perguntas da pesquisa NPS.
Dessa maneira, você entende os pontos fracos da sua empresa e pode buscar melhorá-los.
Caso sua marca seja de pequeno porte e você consiga que todos os clientes detratores conversem diretamente com um funcionário, pergunte a eles qual é o problema deles com a empresa e o que você pode fazer para solucioná-lo.
Lembre-se: quanto mais tempo esses clientes forem detratores, maior é a chance deles estarem falando mal da sua empresa por aí.
E aí, o que achou do NPS?
Aqui na Marketing 365 você encontra todo o suporte necessário para implementar o NPS e diversas outras soluções de marketing para a sua empresa!
As estratégias e ações de marketing digital têm ganhado cada vez mais espaço em empresas dos mais diversos setores.
Isso porque, em meio a digitalização dos meios de comunicação, promover a marca em ambientes digitais se tornou indispensável para a obtenção de resultados expressivos.
Por ser algo tão abrangente, o marketing digital acaba se dividindo em várias vertentes, como o marketing de conteúdo, inbound marketing e outras.
Pensando nisso, preparamos um artigo para que você conheça mais uma das vertentes do marketing digital: o growth marketing.
O que é growth marketing?
O growth marketing (marketing de crescimento) é um tipo de marketing que busca atrair um público mais engajado e que interaja mais com um produto, serviço ou marca.
Enquanto as estratégias de marketing, no geral, buscar diversos tipos de públicos para, posteriormente, inserí-los no funil de vendas, o growth marketing visa atrair pessoas que já possuem um certo grau de interação com o funil de vendas e já estejam mais predispostas a efetuar uma compra.
Dessa maneira, o crescimento de um negócio tende a ser mais rápido e e eficaz.
É por isso que a utilização de técnicas de growth marketing é tão comum em startups, já essas empresas precisam crescer o mais rápido possível.
Além disso, outro grande foco do growth marketing é a retensão de público, já que esse é um dos fatores cruciais para o crescimento de uma marca.
Características do growth marketing
Por se diferenciar do marketing tradicional, o funil de vendas caracterizado pelo marketing de crescimento é bastante peculiar.
Isso porque, ao invés de seguir um fluxo natural de etapas, o funil de vendas do growth marketing proporciona uma jornada mais incerta e disruptiva ao consumidor.
As etapas do funil de vendas do growth marketing são as seguintes:
Aquisição: é quando o público descobre sua marca ou serviço.
Ativação: nessa etapa a empresa tenta fazer com que o consumidor use o produto que comprou o mais rápido possível, gerando satisfação.
Retenção: a empresa tenta manter o máximo de consumidores ativos e engajados com a marca. Para isso, são utilizadas medidas de retenção com o intuito de aumentar a frequência de uso dos clientes.
Receita: essa etapa é voltada para a potencialização da renda gerada pelos clientes através de diferentes técnicas, como o upselling, por exemplo.
Indicação: como o nome indica, o objetivo dessa etapa é fazer com que o maior número de clientes possível indique o serviço ou produto para amigos, familiares e conhecidos.
Como fica visível, o funil de vendas do marketing de crescimento funciona com a finalidade de manter os clientes ativos, engajados e indicando a marca.
É dessa maneira que o growth marketing promove o crescimento de uma empresa e é por isso que ele é indicado para empresas mais inovadores e que buscam o crescimento rápido.
E você, o que está esperando para implementar o growth marketing no seu negócio?
Aqui na Marketing 365 oferecemos todas as soluções de marketing que a sua marca precisa para potencializar seus resultados!
O Google Meu Negócio é uma ferramenta que vem se popularizando cada vez mais entre marcas e empresas de diversos setores.
Mas o por que essa ferramenta se tornou tão popular e o que, exatamente, ela traz de benefício aos usuários?
Foi pensando nessas perguntas que preparamos o artigo de hoje.
Vamos conferir?
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio é uma ferramenta oferecida pelo Google que facilita o acesso a uma determinada empresa.
Resumidamente, a ferramenta disponibiliza informações como localização, horário de funcionamento, produtos, serviços, promoções e fotos da empresa.
Quais são os benefícios dessa ferramenta?
É bem simples, na verdade. Como sabemos, o Google é o maior site de buscas e, portanto, a maior vitrine de toda a internet.
Isso significa que qualquer informação da sua empresa que for disponibilizada no site tende a conseguir um grande engajamento e número de visualizações.
Ou seja, essas informações chegam à mais pessoas.
Pense na seguinte situação: você precisa de um Pet Shop para tosar o seu cãozinho e, por isso, digita ‘Pet Shop’ no Google.
O Google, então, te apresenta um estabelecimento e fornece o horário de funcionamento, telefone de contato, preços, localização e fotos do local.
Você concorda que esse estabelecimento tem muito mais chances de ser escolhido do que os que não foram apresentados ou não possuem todas essas informações?
Isso significa que disponibilizar as informações do seu negócio potencializam as chances de venda do seu serviço ou produto!
De acordo com o próprio Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”.
Por isso, além de servir para vender mais produtos e serviços, o Google Meu Negócio também ajuda a dar credibilidade para as marcas.
E o que isso tem a ver com marketing digital?
Tudo! O marketing digital é um conjunto de estratégias e ações que visam aumentar o engajamento de uma marca e, consequentemente, seus resultados.
Isso significa que qualquer ferramenta que ajude nesse processo pode ser implementada em uma estratégia e fazer parte de um conjunto de ações de marketing digital para uma empresa.
Além disso, a criação de uma identidade da marca perante o público é um dos objetivos de qualquer campanha de marketing e, por isso, a credibilidade trazida para a empresa com a utilização do Google Meu Negócio se torna essencial.
Sabendo de tudo isso, o que você está esperando para começar a utilizar o Google Meu Negócio e dar mais visibilidade ao seu negócio?
Aqui na Marketing 365 você encontra todas as soluções de marketing que a sua empresa precisa para continuar crescendo cada vez mais.
Entre em contato com a gente!
O Mautic é uma ferramenta de automação de marketing que oferece aos usuários a possibilidade de encontrar e alimentar leads e manipular campanhas multi-fase e multi-canal através de e-mails, mensagens de texto, notificações web, rastreamento de mídias sociais e criação de landing pages.
Ao falar desse assunto é sempre importante lembrar que, na era da digitalização, a automação de processos é algo cada vez mais comum e necessário para diversas áreas corporativas e, no marketing, isso não é diferente.
Por isso, preparamos esse artigo para que você entenda os conceitos primários da automação e da criação de uma landing page.
Por que utilizar o Mautic ao invés de uma plataforma proprietária?
Devido a facilidade com a qual o Mautic atende as necessidades de automação das campanhas de marketing e o seu baixo custo, essa ferramenta se tornou a melhor opção para quem pretende investir em automação de marketing para o seu negócio.
Além disso, plataformas proprietárias como a SaaS exigem um investimento muito mais alto e acabam entregando resultados similares. Dessa maneira, o Mautic acaba tendo um custo-benefício muito maior que as opções concorrentes.
Por último, vale mencionar que, por ser Open Source (código aberto), o Mautic consegue suprir as mais variadas necessidades que um cliente pode ter.
E qual é a característica primária do Mautic?
Dentre as principais funcionalidades da ferramenta, estão:
A funcionalidade primária para o funcionamento do Mautic, no entanto, é sem dúvidas a criação de landing pages.
Mas o que é uma landing page e qual é o seu propósito?
Resumidamente, a landing page é uma página que possui todos os seus elementos voltados para a conversão dos visitantes em leads e clientes.
Por possuírem altas taxas de conversão, essas páginas costumam ser muito utilizadas em diversas campanhas de marketing digital.
E quais são as vantagens da criação de landing pages através do Mautic?
O Mautic disponibiliza eficientemente uma série de possibilidades para a landing page, como, por exemplo:
Com uma landing page eficiente, então, é possível aumentar a captação de leads e cada vez mais transformá-los em clientes, buscando a fidelização dos mesmos.
Isso significa que, se você ainda não investiu na automação de marketing, é melhor correr para não ficar para trás.
Quer saber mais sobre a automação de marketing e a utilização do Mautic? Acesse o link https://www.youtube.com/watch?v=cnw7SWrJbD8 e assista ao vídeo.
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Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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