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Nem todos os clientes são iguais. Pode-se dizer que tratar as pessoas de forma diferente é discriminação, mas há uma diferença em tratar diferente e discriminar. A discriminação é usada em um tom pejorativo e isso não é legal. Uma empresa precisa tratar todos bem e certamente é viável fazer isso de forma diferente para o tipo de cliente. Entenda:
Uma empresa precisa saber quem é o seu cliente. Precisa diferenciá-lo e então classificá-lo em um modo de tratamento. Tem aqueles cliente que a empresa deve tratar de forma diferencial, bancos fazem isso por exemplo, oferecendo um serviço diferencial para clientes que possuem mais valor para a empresa.
Para conhecer seu cliente você precisa interagir com ele. Pessoas tem necessidades e você precisa estar por perto quando elas decidirem supri-las. Hoje o mercado é efêmero, vantagens competitivas acabam rapidamente e a sua empresa precisa ter a personalização que fará com que inconveniência nenhuma faça seu cliente ir para a concorrência. É importante tratar de forma especial os clientes especiais, para criar barreiras de mudança e aumentar sua fidelidade.
O valor de cada cliente deve ser calculado segundo critérios estabelecidos pela empresa e tem a ver com sua forma de medir o sucesso.
Maneiras de fornecer um atendimento personalizado:
Fonte(s): CRM SERIES MARKETING 1 TO 1 – 3ª Edição, Neo
Você já sabe o que é Marketing one to one? Hoje vamos explicar o que você precisa entender sobre esse assunto.
Ainda hoje, muitas empresas estão acostumadas com o Marketing tradicional, onde é focado em aumentar a participação do mercado (market share), medido na categoria de produtos. O Marketing one to one é o contrário, ele é focado em aumentar a participação do cliente (share of customer) medido cliente a cliente, ou seja, um a um. Tá aí, a explicação do nome.
Em vez de buscar maior participação no mercado, busca-se maior participação do cliente. Cria-se então um vínculo com o cliente, gerando fidelização dos clientes mais valiosos e logo aumento da lucratividade. Essa estratégia ainda pode ser chamada de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM). A ideia aparece disfarçada de diversas formas, mas a ideia real é desenvolver e gerenciar relações individuais com clientes individuais.
Atualmente, com o maior acesso a tecnologia, o marketing one to one pode ser ainda mais eficiente. Devido a cultura de dados que hoje vivemos, é possibilitado acompanhar seus clientes de forma individual e personalizada. É possível direcionar ofertas, se preocupando com um cliente de cada vez. A cada interação com seu cliente, a empresa consegue adequar ainda mais seus produtos e serviços para às necessidades daquele cliente.
Para uma empresa tradicional migrar para uma cultura one to one ela precisa passar por um processo que envolve toda empresa e não só a equipe de marketing. O processo claramente envolve toda a empresa num esforço de tratar cada cliente o mais individualmente possível em todos os processos, departamentos e divisões da empresa.
O processo de implementação de um programa de marketing one to one pode ser pensado como uma série de quatro passos básicos:
Identificação dos clientes, ou seja, você precisa conhecê-los; diferenciação dos mesmos, existem dois tipos de cliente para a sua empresa, os que possuem necessidade pelo seu produto ou serviço e os que possuem valor para sua empresa (alguns possuem um alto nível, outros nem tanto). Interação com o cliente, o qual está ligado à diferenciação ou personalização, você precisa ter um feedback para assim descobrir quais são as necessidades dele. Por último, a personalização onde a empresa precisa saber lidar com necessidades individuais dos clientes.
Assim, uma vez tendo identificado seus clientes, o próximo passo é diferenciá-los de maneira a priorizar seus esforços e aproveitar o mais possível de seus clientes de maior valor e personalizar o comportamento de sua empresa, baseado nas necessidades individuais de seus clientes.
Fonte(s): CRM SERIES MARKETING 1 TO 1 – 3ª Edição
Todos desejam confiabilidade quando requerem um serviço. Não importe se você for fazer uma viagem de avião ou simplesmente ir em uma lavanderia. Ninguém deseja cair de avião e nem pensar nessa chance, ou ter a roupa manchada na lavanderia. Dessa forma, a confiabilidade é o fator mais importante nas avaliações de qualidade.
Existem cinco dimensões gerais que influenciam as avaliações de um serviço. Essas são, a confiabilidade (32%) , tangibilidade (11%), sensibilidade (19%), segurança (22%) e empatia (16%).
Dessa forma, uma liderança que acredita que 100% de confiabilidade é uma meta viável, pode obter bons resultados. Além de serem fortes e apaixonados pela perfeição, que lutam por melhoria contínua e recompensarem os serviços sem erros. Certamente, não obter erros é algo que pode ser evitável com testes completos do serviço, examinando rigorosamente o projeto do serviço, checando o processo, introduzindo o serviço em distribuição limitada e entre outras formas de testar para evitar erros. Porém, erros são pontos críticos de todo serviço e esses podem ser imprevisíveis.
Ao lidar com erros, devemos ter uma recuperação excelente do serviço. Como se estivéssemos realizando o serviço pela primeira vez. Resposta insatisfatória ou falta de resposta afetam drasticamente a confiabilidade do seu trabalho.
Com isso, concluímos que tentar ao máximo fazer bem o serviço pela primeira vez é fundamental, o que aumenta os lucros da empresa, logo que, o cliente possivelmente voltará, os grandes esforços para novos clientes diminuirá, você terá maior oportunidade de altos preços e ainda, uma das formas de comunicação mais eficientes, a comunicação boca-a-boca.
Para fazer bem pela primeira vez, engloba-se diversos fatores organizacionais. Para você ter uma Infraestrutura para um serviço sem erro, você precisa ter uma integração entre seus prestadores de serviço e seus clientes. Contratando pessoas mais qualificadas ou até mesmo dando treinamentos para seus atuais funcionários pode melhorar a qualidade dos seus serviços. Além de recompensar pelos seus esforços e estabelecer padrões necessários.
Outra forma de ajudar nesse processos para um serviço sem erro é toda a equipe estar trabalhando junto. A falta de entendimento,entre os departamentos contribui muito para serviços serem não confiáveis.
Contudo, podemos dizer então que a busca pela melhor qualidade possível em seu serviço pode gerar confiabilidade de seus clientes e melhorar profundamente o desempenho de sua empresa.
Leia também: Afinal, o que é Marketing de Serviços
Fonte(s): Administradores
Brainstorming é algo muito falado por pessoas criativas, o que reflete em seu significado. De forma concreta, brainstorming significa tempestade de ideias. É um expressão inglesa formada pela junção da palavra “brain” que significa cérebro e “storm” que significa tempestade. Mas o que isso quer dizer?
Acredito que todos já passaram por momentos de “falta de criatividade”. Aqueles dias em que não consegue se pensar em nada, em nenhum ideia para se chegar no resultado. Pessoas com boas capacidades de pensar rápido e encontrar soluções conseguem obter destaque em qualquer ambiente. Dessa forma, criaram-se o Brainstorming, que é uma forma de trabalho em equipe, usada em várias empresas como uma técnica para resolver problemas específicos, desenvolver novas ideias ou projetos, juntar informação e para estimular o pensamento criativo.
Foi criado pelo publicitário Alex Osborn, nos Estados Unidos. Onde foi proposto que nenhum ideia deveria ser rejeitada ou julgada como absurda, todas devem ter atenção e serem anotadas para então evoluírem.
Lembrando que para um bom Brainstorming os participantes precisam ficar à vontades, é bom ter um grupo heterogêneo, definir um tempo máximo, fugir de clichês e todos precisam saber sobre o tema e como funciona o Brainstorming.
Fonte(s): Significados, novonegocio
Quando escrevemos um texto desejamos ser encontrados no topo das buscas, certo? Geralmente, é desse jeito. Provavelmente, você já deve ter ouvido falar de ferramentas de SEO (otimização para mecanismos de buscas). Há diversas ferramentas dentro do SEO que desenvolvem a função de fazer você ser encontrado em pesquisas. Para isso, você precisa saber utilizar bem todas as estratégias se realmente deseja ter um bom resultado. Um passo importante para isso é a utilização das palavras-chave ou keywords certas, o que conversaremos mais a seguir.
Antes de mais nada, você precisa saber quais as palavras certas para seu texto ser encontrado. Quando você busca por um assunto no Google ou Yahoo, você procura pelo que? Se eu quero “vídeos de animais fofinho” é isso que o site de buscas me oferecerá, selecionando o que for mais relevante para o topo. Saber quais os termos mais relevantes que os usuários utilizam quando desejam encontrar o conteúdo que você oferece é primordial.
Você precisa entender que há palavras que geram concorrência, ou seja, todo mundo utiliza, o que torna mais difícil de seu site ser encontrado. Ainda, há palavras que geram tráfego e são pouco utilizadas, claramente, há mais vantagem em você utilizar algo mais segmentado, com menor concorrência e que direcionará ao seu assunto.
“Ah, então é só eu escrever qualquer coisa e utilizar os termos de busca corretos?” NÃO! Hoje em dia, a relevância do conteúdo é um ponto crucial. Não adianta você utilizar palavras-chave que não tem relação alguma com a sua escrita. Seu conteúdo precisa ter qualidade.
Outros elementos textuais também possuem total conectividade com a busca. Escolher o título certo pode aumentar significativamente o desempenho do seu conteúdo. “Mas o título influência no texto ser encontrado no Google?” Influencia e muito! Como eu disse, tudo está conectado e não é o título que poderá ficar de fora da mensagem central que você deseja transmitir. Além disso, o título é o primeiro encontro do seu texto com o possível leitor, dessa forma, precisa ter o chamado fenômeno de atração.
O Google Ads pode ser uma ferramente bem interessante para se explorar na busca das palavras-chave corretas.
Será que seu conteúdo está sendo encontrado?
Leia também: Motivos para você ter um site
Fonte(s): Google Ads, RC
Briefing pra lá e briefing pra cá. Se você está envolvido em ambientes publicitários, de design, marketing e afins, com certeza escuta isso pelo menos algumas vezes no dia. Hoje vamos esclarecer de uma vez por todas o que afinal é um briefing.
Utilizando do sentido concreto da palavra, é um conjunto de informações, uma coleta de dados para o desenvolvimento de um trabalho. Palavra em inglês o qual significa resumo em português.
Se você deseja alcançar bons resultados e ter uma comunicação de excelência com o seu cliente alcançando o que ele deseja, é primordial que se faça um briefing. Ou seja, um documento onde se consta a situação da empresa, seus problemas, oportunidades, objetivos, recursos, manifestos e etc. Tudo o que você fará será de acordo com o briefing, facilitando assim o bom resultado final.
Um bom briefing precisa ser detalhado. Deve conter tudo o que o cliente deseja no serviço e o que ele gostaria de expressar. Lembre-se que ninguém gosta de responder muitas perguntas, então é bom ser específico e evitar grandes formulários.
Utilizar esse processo faz com que sua empresa possa se planejar melhor, conhecer o seu cliente, organizar, ter mais inspirações e ainda conseguir alcançar um melhor resultado final.
Fonte(s): significados
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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