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A missão do marketing é ajudar a empresa a atingir seus objetivos de negócio, sejam eles quais forem.
Pode ser o aumento de vendas, crescimento da fatia de mercado (marketshare), captação de leads, fortalecimento da marca, divulgação de produtos e serviços, entre outros. Ou seja, é um trabalho amplo, que demanda várias competências reunidas e impacta em toda a organização.
O marketing é responsável por realizar pesquisas de mercado visando entender o ambiente de negócios da empresa, bem como o perfil dos clientes que ela pretende atingir. É ele quem planeja, quem define a abordagem que será dada em cada interação entre empresa e potenciais clientes.
Após captar um lead, o marketing também fará o papel de educador, nutrindo esse lead com conhecimento relevante e útil para que ele possa amadurecer a ideia de compra.
Ao nutrir leads, o marketing está qualificando-os, ou seja, selecionando aqueles mais propensos à compra, a fim de repassá-los para vendas. Ou seja, marketing prepara o terreno, encanta os leads, envolve-os, para então transformá-los em oportunidades de negócios. Mas não é o marketing quem transforma leads em clientes.
Uma vez que os leads foram atraídos, nutridos e selecionados, vendas recebe-os para que possam ser transformados em clientes.
Perceba que o trabalho é bem diferenciado, afinal, marketing investe na comunicação, no relacionamento, na confiança. Enquanto isso, vendas se pauta no poder de persuasão dos vendedores para destacar os benefícios e vantagens dos produtos e serviços, convencendo os leads a comprarem.
Fonte: Marketing de Conteúdo
O email marketing é a comunicação entre uma empresa e seus consumidores ou potenciais clientes, via email.
Alguns exemplos comuns de email marketing que você já deve ter recebido na sua caixa de entrada são:
No início do uso do email como ferramenta de marketing, ele era visto como uma versão digital de propagandas enviadas via correspondência (também conhecidas como “mala direta”). Assim, o email era visto como um canal de comunicação em massa e as mensagens enviadas estavam longe de ser relevantes para quem as recebia.
Por essa razão, durante muitos anos o email marketing era visto como uma comunicação invasiva. Mas ele evoluiu, e hoje os melhores profissionais de marketing enxergam que o email é uma das maneiras mais pessoais de se comunicar com consumidores, através de uma troca direta de mensagens.
Segundo Philip Kotler, posicionamento é “a ação de projetar o produto e a imagem da organização com o fim de ocupar uma posição diferenciada na escolha de seu público-alvo”. Em termos práticos, o posicionamento pode ser obtido a partir da fórmula: Segmentação + Diferenciação = Posicionamento. Logo, a análise do posicionamento é indispensável para avaliar o destaque da imagem da empresa.
O posicionamento de mercado é um fator fundamental na hora do desenvolvimento estratégico do Marketing de uma empresa. Para definir o posicionamento de mercado do seu produto ou serviço é preciso selecionar o seu mercado-alvo, segmentar o mercado, entender a jornada de compra dos seus consumidores, saber se diferenciar dos concorrentes e desenvolver um posicionamento de mercado bem definido.
Entre os motivos para não exibir posts completos na sua home estão garantir agilidade ao carregamento da página (e preservar a paciência do visitante), medir com maior precisão quantas visualizações cada conteúdo está recebendo e evitar conteúdo duplicado — que pode confundir as ferramentas de busca.
Se o seu blog é no WordPress e estiver exibindo os posts inteiros na home, uma forma rápida de resolver isso é incluindo o parâmetro “more” em seus posts.
Como o page title (a frase que aparece na aba do navegador) é muito valorizado pelo Google, é importante que aborde os termos que sua empresa esteja mirando para ficar bem posicionada nas buscas.
Essa é uma dica super fácil de ser implementada e que ajuda o Google a entender melhor seu conteúdo.
Ao incluir as imagens nos posts, preencha o atributo alt, informando do que ela trata. Esse indicativo também funciona como uma legenda quando a imagem não é exibida.
Os buscadores leem esse atributo como parte do conteúdo, o que auxilia no posicionamento de sua página — se a descrição da imagem estiver relacionada com ele, claro.
Há diversas ferramentas de planejamento estratégico de Marketing. Sabemos que Marketing é fazer perguntas para se obter resultados e isso explica muito da utilização do 5W2H para colaborar com a organização das ações a serem aplicadas, além de muitas vezes serem úteis a coisas simples do nosso dia a dia.
Antes de utilizar o 5W2H é necessário já ter estabelecida uma estratégia de ação, isso pode ser feito em um bainstorm com as pessoas envolvidas. Diretamente ao ponto, 5W é referente as seguintes expressões “what?” (o que?) “why” (por que?) “where” (onde?) “when” (quando?) e “who” (quem?) já o 2H vem de “how” (como?) e “how much” (quanto?).
Como meio de exemplo:
1. O que será feito?
2. Por que será feito?
3. Onde será feito?
4. Quando será feito?
5. Quem fará? (setores responsáveis)
6. Como será feito?
7. Quanto irá custar?
Agora basta criar seu plano de ação e organizá-lo em uma planilha utilizando a estratégia do 5W2H para melhor aplicação e resultados mais visíveis.
Todos temos objetivos voltados para realização de desejos. Mas o que fazer quando desejamos atingir objetivos de forma certeira? Metas Smart é uma sigla para conseguir alcançar objetivos de forma eficiente. O S é para específica, M para mensurável, A para atingível, R para relevante e T para temporal.
Explicando cada termo, temos:
O S de específica quer dizer que todos os indivíduos devem ter total entendimento do que se trata.
O M de mensurável ou seja, saber o que se espera e em quanto tempo irá realizar.
O A de atingível quer dizes o próprio significado da palavra. A meta precisa estar de acordo com a realidade, ser atingível.
O R de relevante, quanto mais relevante for a meta, mais motivados estarão os envolvidos. A meta precisa gerar um efeito.
O T de temporal significa que a meta precisa ter prazo.
Essa é uma estratégia fundamental para elaboração e realizações de metas de forma organizada e que represente bons resultados.
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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