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O marketing pessoal é uma ferramenta utilizada para a autopromoção, como forma de alcançar sucesso. É uma estratégia usada para “vender” a própria imagem, além de influenciar a forma como as outras pessoas olham para quem a utiliza.
Na maior parte das ocasiões, esta expressão é usada para designar um modo de se expressar, que contribui para o alcance de um determinado objetivo, como um emprego, por exemplo.
Ese tipo de marketing utiliza um conjunto de ações e estratégias para criar e manter um relacionamento positivo com os clientes.
O maior objetivo do marketing de relacionamento é conquistar e fidelizar clientes, criando uma relação de proximidade dele com a marca, ao ponto que eles se tornem defensores e divulgadores da mesma.
O marketing digital é um conjunto de ações de divulgação e comunicação que uma empresa ou pessoa utiliza nas plataformas digitais, através da internet e dos meios eletrônicos.
Ela adota práticas de promoção de produtos ou serviços pela utilização de canais de distribuição eletrônicos, para que estes cheguem aos consumidores rapidamente de forma relevante, personalizada e com mais eficiência.
Marketing viral é toda forma de material publicitário que, ao ser utilizado, produza uma maior divulgação de uma marca, serviço ou produto, através do encorajamento de levar adiante a mensagem passada no material.
Esta ação de divulgação utiliza técnicas que recorrem a outros meios de comunicação já existentes, como as redes sociais e a internet em geral, para atingir seu principal objetivo.
O marketing multinível consiste num modelo de negócios, onde o vendedor ganha uma comissão dos lucros totais obtidos por ele e pela sua rede de revendedores.
Este tipo de marketing garante que o vendedor tenha ganhos a partir de vendas diretas e indiretas, sendo essas últimas derivadas da equipe de revendedores que foi formada por ele.
Trade marketing é uma área específica do marketing relacionada com o aumento da procura por parte do atacadista, varejista ou distribuidor e que pode trazer vários benefícios para esses elementos.
Apesar de não estar focado diretamente o consumidor final, o trademarketing nunca deve ser esquecido, porque o consumidor identifica e atribui valor a um determinado produto. Assim, se as pessoas não têm interesse no produto, os varejistas também não vão ter interesse em comercializar o produto.
Inbound marketing é um conjunto de estratégias de marketing que tem como objetivo a atração voluntária de clientes potenciais para a empresa.
Este conjunto de estratégias é baseado na ideia de criação e compartilhamento de conteúdos voltados para um público-alvo específico, onde seja possível conquistar a permissão para se comunicar com estes de maneira mais direta.
Reunimos algumas ideias de como sua marca pode aproveitar o data do Dia dos Namorados para conquistar o público com campanhas de marketing acessíveis e amáveis.
Com posts sobre ideias exclusivas e românticas para celebrar a data, é possível aparecer em destaque nos resultados de pesquisa dos clientes apaixonados. Algumas sugestões são “as melhores surpresas para o Dia dos Namorados”, além de locais e experiências para a data.
Esta dica é para aqueles empresários que fazem a tarefa de casa como deve ser feita, aproveitando as informações valiosas dos cadastros dos seus clientes.
Primeiro, segmente os seus clientes em grupos. Para cada grupo, você vai enviar um e-mail marketing do Dia dos Namorados com uma oferta diferente.
Por exemplo, para um grupo você enviará dicas de presentes para os homens e para outro, dicas de presentes para as mulheres.
Ao segmentar os clientes em grupos, aumentam as chances das pessoas receberem e abrirem as mensagens que você envia. A chance é muito bem maior do que se você encaminhasse as mensagens para todo mundo, sem diferenciação.
Quando os clientes são impactados, por ações ou mensagens que não têm nada a ver com eles, a reação é de rejeição. Eles se incomodam com a sua comunicação e podem até bloquear o seu endereço. E daí fica bem complicado se aproximar deles e se relacionar com eles.
Utilize a página do Facebook para promover produtos, posts de blog, sorteios, promoções e até compartilhe histórias de amor dos seus clientes. O Instagram também é uma mídia social atrativa para aproveitar as tendências de pesquisas e hashtags.
Casados são eternos namorados. Você já ouviu isso. No Dia dos Namorados, as pessoas que usam alianças são aquelas que mais repetem esse bordão e, consequentemente, também compram presentes. Então, não se esqueça desse público nesta data.
Na sua base de cadastros é possível separar clientes com estado civil definido como casado. Siga os passos da dica número 1 e envie ofertas pertinentes a esse segmento de público.
Dê dicas de presentes, conselhos de como agradar o companheiro ou a companheira no Dia dos Namorados, como sugestões de café da manhã. Há inúmeras formas de mimar quem amamos. E as pessoas amadas adoram ser mimadas.
Pode ser um chocolate, uma embalagem de presente, uma porta-retrato ou outro objeto customizado especialmente para o casal. O cliente sairá da sua loja mais feliz com uma lembrança da loja e para o amado, e vai querer voltar mais vezes.
Se você trabalha em uma empresa que está entrando no mercado ou mesmo em uma empresa grande e já consolidada, mas que está querendo lançar um produto/serviço novo, talvez já tenha passado pelo seguinte dilema: como construir uma estratégia de marketing de conteúdo se eu não sei quem é a minha persona?
Uma das maneiras mais fáceis de conhecer uma persona é por meio de entrevistas exploratórias com seus próprios clientes. Afinal, quem representa melhor o perfil que você quer atingir senão aqueles que utilizam seus produtos/serviços?
Por outro lado, se você ainda não tem clientes, saber com precisão (sem achismos!) qual é o perfil do público que você quer atingir pode ser bem desafiador, não é mesmo?
Neste post, vim te mostrar que não é tão complicado assim. Existem outras maneiras de traçar uma persona que represente o potencial cliente ideal da sua empresa. E mesmo que você tenha um número alto de clientes e já tenha construído uma persona, todas essas técnicas abaixo poderão te ajudar a desenvolver um perfil ainda mais completo.
Imagino que você já tenha lido outros conteúdos sobre persona e que todos te digam para entrevistar seus clientes. O que faz total sentido, já que ela nada mais é que uma representação semifictícia (consideramos semi por ser baseada em fatos reais) do seu cliente ideal.
Nesse caso, o processo de construção passa basicamente pelas seguintes etapas:
1. Definição de perguntas estruturadas que te ajudem a construir o perfil, que de forma geral, abordam as seguintes as questões:
2. Envio do questionário para a base de clientes ou até mesmo fazer contato por telefone;
3. Compilação e análise das respostas;
4. Construção da persona;
5. Validação com o time de marketing e o time de vendas, a partir da percepção deles também;
Nesse formato de pesquisa, não é preciso entrevistar um alto volume de clientes. Como as perguntas são abertas, é possível aprofundar e obter muita informação relevante e detalhada.
Para conseguir um alto volume de respostas, que seja estatisticamente representativo do seu mercado, existem outras maneiras, que vou abordar no próximo tópico. Um formato não exclui o outro, pelo contrário, se complementam!
Se você não tem a possibilidade de entrevistar clientes ou se quer deixar sua persona ainda mais completa, validando-a a partir de dados de mercado e de comportamento do público-alvo, você pode realizar uma das (ou todas) as seguintes formas.
A partir de estudos feitos via pesquisas de mercado, pesquisas com a base de contatos, análise do Google Analytics e avaliação competitiva dos concorrentes, você poderá montar uma persona sem achismos.
Guia Completo do Google Analytics
1. Pesquisa de mercado
Uma das melhores opções para conhecer o seu público ou até mesmo o interesse pelo produto/serviço que você está lançando é por meio de pesquisas de mercado.
As principais vantagens desse modelo são:
As principais desvantagens são:
Down-sell é uma estratégia utilizada quando o cliente está desistindo de comprar um produto e você oferece um outro produto mais barato no lugar daquele para tentar fechar o negócio.
É como se fosse uma última cartada para convencer o cliente e convertê-lo, mesmo que o seu ticket médio seja menor.
IMPORTANTE: Esse tipo de técnica é muito utilizada por infoprodutores, onde mini cursos ou introdutórios são oferecidos para pessoas que têm interesse em fazer o treinamento, mas não podem pagar por ele.
É muito comum as pessoas confundirem a técnica de Up-sell com a de Cross-sell. Para que você não cometa o mesmo erro, vamos a uma definição bem simples dessa técnica de vendas: o cross selling tem como objetivo principal estimular o cliente a concluir a sua compra inicial levando produtos que a complementam.
Assim como o up-sell, o cross-sell também é destinado a aumentar o ticket médio de cada cliente. Lojas virtuais costumam utilizar muito essa tática, você com certeza já deve ter visto ao selecionar um item para compra em um e-commerce, aparecer uma mensagem como “você também pode gostar de” ou “pessoas que compraram esse produto também levaram”, com uma seleção de produtos complementares ao que estava procurando.
MPORTANTE: Para utilizar essa técnica de forma eficaz, pense nos produtos que combinariam entre si, ou seja, ofereça produtos dentro do contexto de compra do cliente (não faria muito sentido, em um e-commerce por exemplo, oferecer um ventilador para quem está comprando um micro-ondas, não é mesmo?).
O up-sell trata-se de uma técnica de vendas de baixo custo destinada a aumentar o ticket médio de cada cliente.
Basicamente, esta técnica consiste em oferecer ao cliente um produto mais caro, mas com mais recursos ou de melhor qualidade. Muitas vezes a loja mostra opções que não necessariamente sejam muito mais caras, mas sim semelhantes ao produto que o cliente intencionava comprar a princípio. Portanto, a ideia do up-sell se baseia em dar uma espécie de “upgrade”, ou melhora na aquisição, oferecendo uma versão mais completa do produto ou serviço.
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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