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Por muito tempo as empresas tiveram que recorrer à meios externos quando precisaram de promoções jornalísticas para seus produtos ou serviços.
Hoje em dia, no entanto, as plataformas digitais permitem que cada marca use suas próprias mídias sociais para publicar matérias sobre si mesmas e engajar os leitores com a empresa.
Isso é o que chamamos de jornalismo de marca. Ao invés de uma marca de acessórios pagar por um anúncio em um jornal, por exemplo, ela mesma fala sobre seus produtos em suas redes sociais.
Por isso, pode-se dizer que o jornalismo de marca se encontra em algum lugar entre o jornalismo tradicional e o marketing de conteúdo. Além disso, quando feito de maneira correta, o jornalismo de marca pode impulsionar as vendas da sua empresa, mesmo que esse não seja o principal objetivo da estratégia.
É necessário ter em mente que a principal meta do jornalismo de marca é envolver o público com a empresa, ou seja, gerar engajamento. É claro que, com o tempo, isso tende a gerar interesse dos leitores pela marca e, consequentemente, pelos produtos.
Uma das formas mais eficientes de fazer o jornalismo de marca é diversificando os assuntos que aborda. É claro que, eventualmente, um anúncio de um produto ou serviço oferecido pela empresa não fará mal, porém tenha em mente que para construir uma identificação do público com a empresa, é necessário abordar outros assuntos também. Falar dos desafios do empreendedorismo, compartilhar experiências profissionais e soluções úteis costuma engajar o público e fazer com que ele confie na marca.
E é a partir dessa confiança que o leitor se verá cada vez mais envolvido com a marca e, consequentemente, cada vez mais próximo de adquirir seus produtos.
Outro benefício que o jornalismo de marca proporciona é transformar sua empresa em uma líder de pensamento. Ao abordar um assunto na plataforma da sua empresa, você estará incentivando os leitores a pensarem e refletirem sobre aquilo. Dessa maneira, o assunto se torna relevante para todos e você pode educar as pessoas sobre o que deseja que aprendam.
Ou seja, no fim das contas, além de gerar engajamento e interação do público com a empresa, o jornalismo de marca ainda abre caminho para o marketing de conteúdo que posteriormente gerará vendas.
E aí, o que está esperando para investir em jornalismo de marca para a sua empresa?
O marketing digital é algo cada vez mais indispensável na era em que vivemos. Em meio à inovações tecnológicas e um mundo cada vez mais digitalizado, as estratégias de marketing tradicionais se mostram cada vez menos eficazes.
Mas você sabia que, além de melhorar os resultados da sua empresa, o marketing digital ainda reduz os seus custos?
No texto de hoje, vamos explicar por quê isso acontece e como exatamente o marketing digital pode reduzir os custos do seu negócio.
O marketing para empresas de pequeno e médio porte sempre foi algo complicado, já que empresas destes tamanhos não costumam ter muita visibilidade e engajamento com o público. A era digital, no entanto, veio para acabar com esse paradigma, já que possibilita que empresas pequenas se comuniquem com seu público de maneira rápida e barata através da internet e das redes sociais.
Sendo assim, o marketing digital ajuda a reduzir custos das seguintes formas:
Dessa maneira, o marketing digital otimiza o tempo e os custos de qualquer negócio.
Além disso, o investimento em conteúdos orgânicos gera resultados que extremamente duradouros. Pense que ao publicar um texto em um blog, por exemplo, este texto ficará nessa plataforma por anos, gerando acessos, engajamento e, consequentemente, ganhos. Isso também vale para publicações em feeds de redes sociais diversas.
Tudo isso pode ser feito de maneira remota, desde que haja conexão com a internet através de um smartphone ou computador.
Ou seja, além de reduzir custos, o marketing digital garante melhores resultados e proporciona uma interação e engajamento melhores com o público.
E então, o quê você está esperando para investir em marketing digital?
Aqui na Marketing 365 você encontra todo o gerenciamento de marketing que a sua empresa precisa. Entre em contato com a gente!
A prospecção de clientes é uma das partes mais importantes na hora de montar uma estratégia de marketing. É nessa hora que a empresa entra em contato com o público para direcioná-los até a venda.
Pensando nisso, separamos algumas coisas importantes para se ter em mente na hora de pensar em uma estratégia de prospecção.
A consumação do ato da compra é algo que toda empresa busca, afinal, é assim que se obtém lucro. Algumas esperam que os clientes vão até ela e outras abordam qualquer tipo de pessoa com intenção de vender. A verdade é que nenhum desses dois é o método mais eficiente.
Assim como boa parte das coisas na vida, o meio termo é o caminho mais adequado. Ficar parado esperando clientes manifestarem vontade de comprar ou sair atrás de qualquer um são os extremos que devemos evitar.
A verdade é que a melhor maneira de fazer uma prospecção de clientes é encontrando um equilíbrio entre a passividade e a agressividade. Para que isso aconteça, é necessário ir atrás dos clientes certos na hora certa.
Além disso, existem alguns métodos diferentes de prospecção de clientes. Que tal conhecê-los?
Outbund
O método de prospecção outbound consiste em entrar em contato com pessoas que ainda não tiveram nenhum contato significativo com a marca, porém se encaixam na persona da empresa. Algumas das maneiras de realizar a prospecção outbound são:
Por ser um processo que, de certa forma, começa do zero, a prospecção outbound pode ter um custo mais alto.
Inbound
O método inbound é mais adequado para a prospecção de clientes através de meios virtuais, como divulgação orgânica em redes sociais, blogs, utilização de técnicas de SEO e marketing de conteúdo.
A partir do funil de vendas, conceito atribuído ao marketing digital, os interessados em um produto são transformados em leads e depois prospects. A partir daí, a equipe de vendas entra em contato com os prospects (seja através de e-mails, ligações ou até mesmo agendando reuniões) para realizar o processo de venda.
Por ser um método que aborda pessoas que já têm alguma conexão com a marca, a prospecção inbound tende a ser mais efetiva que a outbound e, por isso, gerar melhores resultados.
Indicação
As indicações também são uma boa maneira de prospectar novos clientes. Nesse tipo de estratégia, os próprios clientes se tornam promotores da marca, atraindo mais pessoas para, potencialmente, efetuarem uma compra.
É claro que montar uma estratégia de marketing de indicação é algo trabalhoso, porém, no fim das contas, gera ótimos resultados. Afinal, poucas coisas passam tanta credibilidade às pessoas como outras pessoas comuns falando bem de um produto.
Agora que você entendeu a importância da prospecção de clientes para a sua empresa, o quê está esperando para investir em uma estratégia de prospecção para impulsionar suas vendas?
Aqui na Marketing 365 temos todas as ferramentas que a sua marca precisa para conquistar clientes!
Desde o início dessa semana os usuários do WhatsApp têm recebido uma mensagem de atualização das políticas de privacidade da empresa quando abrem o aplicativo. A partir do próximo dia oito, quem quiser continuar usando o WhatsApp precisa aceitar essa condição, que antes podia ser recusada sem perder o acesso ao aplicativo.
Em resumo, a mensagem comunica que a partir de agora o WhatsApp vai compartilhar informações e conversas dos usuários para empresas parceiras do Facebook.
Isso é um grande indício que Mark Zuckerberg segue firme no objetivo de unificar cada vez mais o Facebook, WhatsApp e Instagram. Nos últimos tempos, o programador vêm tentando tornar as três plataformas cada vez mais similares e interligadas, e este é mais um grande passo para que isso continue acontecendo.
Dentre as informações que passarão a ser compartilhadas com as empresas parceiras do Facebook estão o endereço IP do usuário, número de telefone e como o usuário interage com outras contas.
Vale ressaltar que este compartilhamento já acontecia desde uma atualização feita em julho do ano passado. Porém, antes, o usuário tinha a opção de recusar esses termos e continuar utilizando o WhatsApp normalmente. Desta vez, para continuar utilizando o aplicativo, é obrigatória a aceitação do termo. Caso não concordem com a atualização, os usuários podem apagar a conta.
De acordo com a atualização, o compartilhamento desse dados vai servir para melhorar a experiência do usuário de inúmeras maneiras, como uma melhora no sistema de entregas e segurança, sugestões de amigos, customização de conteúdo, ajuda na hora de concluir compras e vendas e personalização de anúncios.
Além disso, espera-se que, de agora em diante, seja possível utilizar o Facebook Pay para pagar compras realizadas no WhatsApp e conversar com usuários das duas redes sociais por um só lugar.
As medidas tomadas nessa atualização vão diretamente contra o que os desenvolvedores do WhatsApp afirmaram há seis anos atrás, quando venderam a rede para o Facebook. Segundo eles, na época, a privacidade do usuário do WhatsApp seria sempre mantida, e isso era um dos motivos pelos quais eles toparam ir adiante com as negociações. A partir de fevereiro, essa promessa passará a ser descumprida.
Os 4 Ps do marketing é um conceito muito famoso que é conhecido até por quem não tem muito contato com a área da comunicação. Seja ouvindo de um colega, lendo em algum lugar ou até mesmo pesquisando sobre, a sensação é que quase todo mundo já ouviu falar desse conceito.
Mas você sabe o que significa cada um dos Ps e por que eles são um pilar tão grande do marketing?
Nesse post, vamos explicar tudo que você quer saber sobre cada um dos Ps e sua importância.
Vamos lá?
Em resumo, os 4 Ps do marketing são uma maneira de organizar melhor as estratégias de criação e divulgação de produtos através de medidas que vão potencializar seus resultados.
Não perca tempo e tire proveito de tudo isso para que sua empresa obtenha sucesso nos processos de criação e venda do seu produto!
O ano de 2020, dentre outras coisas, foi repleto de mudanças corporativas e trabalhistas por conta da pandemia do coronavírus. Uma das principais medidas adotadas pelas empresas, nesse tempo, foi a de promover o trabalho de maneira remota, fenômeno que ficou conhecido como ‘home office’. Além de trazer o conforto de trabalhar em casa, o home office é uma maneira de continuar trabalhando sem correr riscos de contrair o vírus no ambiente de trabalho ou nas ruas.
Para 2021, ano em que as coisas tendem a começar aos poucos a voltar ao normal, muitos empresários e empreendedores encaram a dúvida entre manter o funcionamento por home office ou voltar ao modo operacional tradicional, com todos os funcionários frequentando a empresa.
Pensando nisso, separamos as principais coisas que você deve levar em consideração antes de tomar essa decisão para a sua empresa.
Fica claro que, apesar de promover a segurança dos funcionários, o home office requer uma atenção e investimentos significativos em infraestrutura e logística. Muitas vezes, apesar de ser o ideal, é impossível que o trabalho remoto seja feito de maneira adequada por falta de equipamentos dos funcionários ou até mesmo da empresa.
No fim das contas, cabe a você estudar as possibilidades da sua empresa. Tenha em mente que o home office ainda é a maneira mais segura de trabalhar e invista nela caso possua os recursos necessários.
Caso contrário, busque oferecer o máximo possível de condições seguras para o trabalho presencial. Lembre-se da importância do uso contínuo de máscaras, do distanciamento e da constante higienização.
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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