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Já vimos algumas empresas questionarem os motivos de investir tempo na produção de conteúdo e publicar em outro site, gerando tráfego para ele ao invés de publicar no próprio blog e colher os frutos.
É sem dúvida um ponto relevante, mas que pode ser explicado por algumas vantagens:
O trabalho para se formar uma comunidade e ter um bom número de pessoas ao redor da sua marca é árduo e os números costumam crescer lentamente.
Só que nesse período, existem outros veículos fazendo a mesma coisa e que já falam com o seu público. Escrever para um desses veículos é alcançar uma audiência nova, com grandes chances de chegar a pessoas que nunca ouviram falar da sua empresa antes.
Estar presente em diversos veículos falando como especialista sobre determinado tema oferece um grande valor que é dar a você – e consequentemente sua empresa – a posição de autoridade.
É possível posicionar essa imagem na cabeça dos leitores e fazer com que seu nome venha à mente sempre que pensarem no assunto.
Se tratando de SEO, receber links de outros sites é um dos principais fatores para melhorar o posicionamento orgânico.
Quanto mais links de qualidade sua empresa receber, maiores as chances de conseguir alcançar as primeiras posições do Google nas palavras-chave importantes para o negócio.
Publicar posts como convidados em blogs relevantes no mercado é uma forma garantida de receber alguns desses links.
Há um processo que nem sempre é muito simples entre encontrar algumas opções e conseguir o ok para a publicação.
Por isso trazemos algumas dicas que podem aumentar suas chances:
O primeiro passo para publicar como convidado é escolher um bom blog ou portal.
Priorize aqueles que já possuem alguma relação com o seu tema ou que ao menos tenham um público interessado no seu assunto de domínio.
Acompanhe alguns experts do mercado nas redes sociais e veja as fontes de conteúdo que eles utilizam. Essa é uma ótima forma de encontrar bons veículos. Pesquisas no Google também podem ajudar a encontrar alguns resultados.
Há ainda um plugin do Google Chrome que indica página similares e pode ajudar a encontrar mais opções.
Feito isso, tente identificar se realmente vale a pena publicar nesse veículo. Veja qual a repercussão (compartilhamento em mídias sociais) dos últimos posts ou quantos seguidores o blog possui no Twitter e/ou Facebook.
Outra opção é usar o Open Site Explorer e medir a autoridade do domínio.
É possível fazer um processo milimétrico e identificar com grande precisão os veículos com maior benefício.
Não costuma ser muito fácil publicar em um veículo de qualidade, já que eles têm uma reputação a zelar e não podem confiar em qualquer pessoa que os aborda.
Por isso é muito importante iniciar o relacionamento antes de fazer o pedido para publicar. Tente começar esse contato por meio de comentários nos posts, emails ou mídias sociais. Também pega bem compartilhar conteúdo do site nas redes sociais de sua empresa.
Uma estratégia pouco valorizada, mas sem dúvida a mais efetiva é o contato presencial, em reuniões, cafés e eventos, por exemplo.
Por fim, outro caminho que funciona muito bem é ser indicado por algum contato em comum. Pode valer a pena procurar o editor do blog no Linkedin ou Facebook e verificar se compartilham alguma conexão por um amigo próximo.
Se sua empresa já tem um blog com bom acervo, fica muito mais fácil ganhar credibilidade e receber o ok para publicar.
O histórico mostra domínio do conteúdo, da forma coesa de expor ideias e da gramática, além de indicar se o tema é realmente atrativo.
É muito mais fácil você ser aceito se tiver um blog com conteúdo já publicado do que ainda não tiver começado.
Quando não há uma relação próxima com o editor do blog e você for iniciar um contato para publicar como convidado, procure já descrever o tema e a estrutura do texto, mostrando comprometimento e conhecimento do assunto.
Enviar um briefing é muito mais efetivo do que apenas perguntar: posso te escrever um guest post?
Se o conteúdo for rejeitado, e isso pode acontecer por vários motivos como linha editorial, estilo ou formato, pergunte para o parceiro se tem algum tema que você poderia desenvolver para o blog ou envie algumas ideias de temas para que o editor avalie. O ideal é enviar no mínimo 3 sugestões.
Existem alguns aspectos importantes na hora de escrever um guest post.
Isso garante melhores resultados e principalmente um bom relacionamento com o dono do blog, que pode mencionar sua empresa e seu conteúdo mais vezes ou mesmo abrir outras portas:
É muito comum existirem grandes diferenças de abordagem entre cada blog e isso deve ser respeitado na hora de escrever seu texto.
Entre os itens mais comuns devemos observar:
Só faz sentido para um blog aceitar textos se eles forem de qualidade, que eles próprios escreveriam se tivessem mais tempo ou mais conhecimento sobre o assunto.
Diversos blogs cobram como “publieditorial” quando a intenção é promover um produto ou serviço específico. Para publicar gratuitamente como convidado é preciso gerar valor, escrever textos interessantes.
Quanto maior a qualidade do seu texto e a probabilidade dele se destacar perante os leitores, maiores as chances desse leitor procurar conhecer mais sobre quem é você e o que faz.
Um dos maiores benefícios de publicar um post como convidado é ter o controle sobre o texto e isso inclui os links e seus respectivos textos-âncora.
É vantajoso usar links para páginas importantes da sua empresa e usar como âncora desses links palavras-chave que resumam bem o conteúdo. Isso, além de trazer tráfego para o seu site, vai ajudar essas páginas a estarem melhor posicionadas no Google.
No entanto, tome cuidado com o excesso de links ao longo do texto. Além de ser menos eficiente em SEO, também não costuma pegar muito bem com o veículo que abriu suas portas. Dá a impressão que você pode estar escrevendo apenas para se aproveitar, encher de links para conseguir tráfego.
É uma prática interessante equilibrar os links para o próprio site e para terceiros, já que isso demonstra um pouco de imparcialidade.
Existem alguns veículos que só permitem usar o link na assinatura. Procure analisar alguns posts antigos e ver qual é a política de uso do blog.
Procure enviar o material em um formato que seja fácil para o editor do blog copiar e fazer a publicação.
Normalmente o Google Docs é o mais recomendado. Isso porque já inclui a distribuição de parágrafos, imagens, negritos e permite que o editor possa fazer comentários a respeito de alguns pontos que precisam ser mudados, facilitando o feedback.
Agora vamos falar do inverso.
O blog de sua empresa já recebe posts de convidados? Os guest posts são excelentes conteúdos que você pode usar para publicar em seu blog.
Mais do que um conteúdo a mais, é uma forma muito valiosa para sua empresa manter um relacionamento com parceiros. E também de garantir uma troca de conteúdos para que as duas empresas atinjam novas audiências.
A vantagem aqui é que você não precisa gastar esforços na produção do conteúdo, pois outra pessoa fará isso.
Importante alinhar sempre o tema e a linguagem do guest post antes do parceiro começar a escrever. Isso é fundamental para que o post esteja de acordo com os padrões de seu blog. Fazendo isso, você não terá o retrabalho em edições exaustivas.
Caso o parceiro já envie alguma primeira versão que esteja desalinhada com a proposta de sua empresa, dê um feedback explicando a situação e solicite um novo tema.
E ai, pronto para fazer seu guest post? Deixe seu comentário!
Em primeiro lugar, Instagram é fácil de usar, que é uma grande vantagem. Além disso, (ainda) não é tão ad-driven como o Facebook, tornando-se uma opção mais amigável para aqueles que preferem gastar no marketing orgânico. E como o Instagram é visual, a atenção captura de alguém é muito mais fácil do que no Facebook.
Reunimos várias ideias que vale a pena considerar no Instagram. Dê uma olhada:
Com um pouco de estratégia, criatividade e algumas ótimas fotos, você vai ver que pode aumentar seus resultados no Instagram.
Growth hacking é o nome dado para definir um modelo de estratégia de marketing inovadora, que combina marketing e engenharia e que foi desenvolvido por startups do Vale do Silício com foco em crescimento na virada dos anos 00 para os 10.
Se você não viveu a última década em Marte ou isolado do mundo, com certeza notou o tamanho das transformações e impactos que a tecnologia trouxe para os negócios de todos os tipos e tamanhos. Nesse cenário em que novos concorrentes surgem todos os dias, os consumidores alteram suas preferências muito rapidamente em função de soluções com melhor conveniência e preço e o mercado, como um todo, passa por disrupções aceleradas, encontrando novas soluções de crescimento para sobrevivência.
“O growth hacker é o profissional que tem como foco o crescimento baseado em métricas. O posicionamento é importante? Apenas se comprovado que pode ser utilizado em um plano de crescimento sustentável.” – Sean Ellis
O termo Growth Hacking foi cunhado por Sean Ellis, profissional com passagens por empresas de sucesso como LogmeIn e Dropbox (essa última sendo profissional contratado pelo CEO da empresa com a missão de fazer a startup – que naquela época ainda era minúscula – decolar).
O processo de growth hacking é um ciclo contínuo contendo quatro etapas principais:
1-) Análise de Dados e Busca de Insights
2-) Geração de Ideias
3-) Priorização de testes
4-) Execução dos testes
Ao final da última etapa, a equipe retorna ao início do ciclo para analisar os próximos passos e dar sequência no processo.
Sobretudo na quarta etapa, de execução dos experimentos, é que um profissional de marketing provavelmente não teria condições de completar o ciclo pois isso envolve melhorias e adaptações no produto e isso, em grande parte dos casos, está ligada à tecnologia e, portanto, em programação e código.
Por isso é essencial que numa equipe de crescimento seja incorporado um (ou mais) profissionais de produto, também chamados de engenheiros de software ou programadores, no caso de produtos tecnológicos. Esse pessoal será responsável por realizar as alterações no produto (que serão muitas!) propostas pelo time ao identificar hipóteses para testar.
Além dessa última etapa, temos a primeira etapa (de Análise de Dados) que também pode ser um desafio para profissionais de marketing tradicionais. A análise de dados geralmente é realizada por um (ou mais) cientista de dados com o objetivo de identificar padrões no comportamento dos usuários em relação ao uso do produto e estabelecer qual conjunto desses usuários será utilizado para testar uma variável do produto.
A cena é comum durante o verão em diversas cidades brasileiras: sol escaldante seguido de chuva no final da tarde. E, geralmente, as pancadas vêm com tudo e causam pontos de alagamento em vários locais. Muitas praças já ficaram famosas pelas enchentes – na cidade de São Paulo, por exemplo, foram colocadas placas com os dizerem: “área sujeita a alagamentos” -, mas nem sempre dá para saber onde há inundações.
O famoso aplicativo que fornece informações sobre o trânsito também indica aos usuários sobre riscos de enchente. Ele utiliza dados fornecidos pelo Google Maps. O download é gratuito para celulares e tables Android e iOS – também para Windons Phone.
iOS – Download
Disponível apenas para a cidade de São Paulo, o app fica em contato direto com o Centro de Gerenciamento de Emergências do município. Assim que o órgão emite um alerta de alguma região está sob atenção, o aplicativo avisa o usuário por meio de mensagem.
iOS – Download
Misto de GPS com rede social, o aplicativo faz alertas sobre inundações antes de traçar uma rota e avisa também se um alagamento surgir durante a viagem. É grátis e está disponível até no exterior.
iOS – Download
Tem funcionamento semelhante ao do Waze, porém, tem interface mais simples. Chama atenção por também ter disponibilizada para plataformas Windows, BlackBerry, Symbian, além dos populares Android e iOS.
iOS – Download
Mais focado em rodovias, o app tem como diferencial mostrar câmeras de diversas estradas brasileiras e também atenta para inundações. Está disponível para Android e iOS.
As pessoas se baseiam muito na experiência de outros usuários. Se eu vejo um app cheio de review negativo, não baixo. Se eu vejo um restaurante cheio de gente reclamando, não vou lá. É uma espécie de boca-a-boca.
Ao produzir um conteúdo para o seu blog, por exemplo, por mais próximo que você consiga ficar de seu cliente, a sensação não é a mesma do que quando o conteúdo é criado por usuários. A participação desses usuários gera uma sensação de proximidade e confiabilidade entre outros potenciais consumidores.
Além disso, isso mostra que a marca é autoconfiante e que não tem receio de receber feedbacks. Uma dica que gera credibilidade para o negócio é valorizar mesmo os comentários negativos. Isso demonstra que você se preocupa em ouvir as opiniões e melhorar sempre o seu negócio.
Para aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário não é necessário um investimento no sentido financeiro. Pelo contrário, mesmo que a empresa não queira, as pessoas vão produzir conteúdo sobre ela em dois momentos – ou quando a experiência é boa ou quando é desastrosa.
A maior prova disso são os reviews no Google e nas fan pages do Facebook. Ninguém “investe” nisso, é uma interação totalmente espontânea, sobre a qual a empresa muitas vezes não tem controle. Investimento em conteúdo gerado pelo usuário, na verdade, nada mais é do que fazer um bom produto, ter um bom serviço e um bom atendimento.
Se sua empresa possui tempo ou orçamento limitado para produzir conteúdo, o UGC pode ajudar a manter seu calendário. Os comentários dos leitores podem ser fontes de pauta para os seus materiais.
Além disso, é possível utilizar os conteúdos feitos pelos usuários como fonte de textos e depoimentos.
Persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Interagir com seu consumidor real e prestar atenção no que ele tem a dizer é uma boa oportunidade de aprimorar o conhecimento sobre sua persona. Isso permite que você perceba o que mais interessa ao público e possa alinhar seus conteúdos a esses interesses.
Ter um espaço destinado a conteúdos gerados pelo usuário ajuda a construir uma maior identificação entre empresa e cliente.
Uma vez que os usuários começam a submeter fotos, por exemplo, eles compartilham isso com seus amigos e acabam trazendo mais consciência da sua marca.
Mas é importante que alguém faça um controle desta seção para que nada inapropriado seja mostrado.
Entendeu como você é importante pra gente? Deixe seu comentário!
É praticamente impossível entrarmos em qualquer rede social e não encontrarmos dezenas de conteúdos em vídeo. Isso já é uma tendência há algum tempo, mas 2018 é realmente o ano que essa estratégia vai tomar conta das redes sociais.
Em apenas quatro anos, 80% de todo o tráfego da internet será gerado por vídeos, de acordo com pesquisas da Cisco. Se isso não é suficiente para você começar a investir nesse tipo de conteúdo, saiba que no Facebook, meio bilhão de pessoas consomem vídeos todo dia.
Todos nós assistimos vídeos o dia todo, e esse dados só comprovam isso. Como dissemos anteriormente essa grande exposição de conteúdo audiovisual pode gerar uma saturação nos usuários. No entanto, esse desafio pode virar uma grande oportunidade para profissionais de marketing, onde devem gerar mais conteúdos audiovisuais.
Marcas que conseguirem pensar fora da caixa e fazer diferente de todas outras com certeza sairão na frente nessa disputa pela atenção do consumidor.
Entenda por que.
Não é nenhum segredo que para se ter sucesso nas redes sociais é preciso produzir conteúdo de qualidade, incentivando o engajamento do seu público. No entanto, não adianta investir em postagens repetitivas e extensas: é necessário que seu conteúdo seja o mais enxuto e direto possível, sem perder a eficiência.
Através de um vídeo é possível transmitir uma mensagem clara para seus seguidores de forma simples e curta, enquanto atrai os usuários através do aspecto visual, cada vez mais importante nessas plataformas sociais.
Cada vez mais, os dispositivos portáteis, como os tablets e smartphones, estão tomando de vez o lugar dos computadores. Recentemente, uma pesquisa do eMarketer mostrou que os acessos à internet através desses dispositivos devem aumentar mais de 80% no ano de 2015.
Diante dessa mudança, as companhias precisam acompanhar esse novo cenário e passar a pensar no que os usuários irão acessar através desses novos aparelhos. E mais uma vez, os vídeos são apontados como tendência para essa nova era do marketing digital, afinal, são adaptáveis aos diferentes tamanhos de tela, compatíveis com diversos sistemas operacionais e podem ser assistidos de qualquer lugar, a qualquer momento.
Nas redes sociais, sua empresa precisa lutar a todo momento para atrair e manter a atenção do seu público. Afinal, seus seguidores estão constantemente cercados de diversas distrações e a um clique de distância de sair da sua página. Portanto, é essencial desenvolver um bom conteúdo que atraia o interesse e envolva os fãs da sua página. Nesse contexto, os vídeos desempenham um papel chave no seu plano de marketing, chamando a atenção enquanto transmite uma mensagem clara a seus seguidores.
É fato consumado que apelar para a questão visual é uma estratégia eficaz nas redes sociais. Um ótimo exemplo dessa tendência são o Instagram e Snapchat — redes sociais de imagens que atraem uma gigantesca parcela do público jovem. Um marketing visual bem produzido cria uma imagem positiva da sua empresa, além de gerar forte engajamento nos seus seguidores.
É importante também frisar que para produzir conteúdos em vídeo de qualidade, é essencial contar com profissionais qualificados, que tenham uma vasta experiência no mercado digital, para te guiar através desse processo e garantir seu sucesso através das redes sociais. Além disso, escolher um bom sistema de armazenamento e gestão do conteúdo é essencial. Portanto, pesquise e invista em uma plataforma especializada, que otimize a administração dos seus vídeos.
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Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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