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My latest ramblings.
Enjoy! I definitely got important things to say
A trilha sonora é um importante elemento dos vídeos: ela desperta emoções e sensações, deixa a produção mais interessante e engaja o espectador. Mas, para isso, é preciso que a música seja escolhida de forma cuidadosa de acordo com o vídeo.
O que seriam dos filmes sem a trilha sonora? Assim como os filmes, vídeos que possuem uma boa música de fundo engajam mais e, claro, emocionam a audiência!
Pense só: é só tocar a Marcha Imperial que a gente imediatamente se lembra de Star Wars, certo?
Faça um trabalho mental e pense em todas estes filmes ou séries: Friends, A Pantera Cor de Rosa, Titanic, Tubarão. Se você já assistiu, com certeza lembrou da música de cada um deles, acertei? Esse é o efeito que as músicas têm.
A primeira dica para escolher músicas incríveis para seus vídeos é pensar, não só no seu conteúdo, mas em qual emoção você quer passar. Um dos maiores erros que você pode cometer é escolher uma música que passa sensação de suspense se o seu vídeo é de comédia.
Então, pense no que você quer que sua audiência sinta. O seu vídeo deve deixá-los relaxados? Pensativos? Animados? Empolgados? Tudo isso vai ser influenciado pelo tipo de música que você escolher.
Um exemplo: o seu objetivo é deixar as pessoas relaxadas? Busque músicas mais calmas (com número de bpm baixo), instrumentos como violinos e violoncelos casam muito bem. Mas se o seu objetivo for deixar a audiência bem empolgada, animada e atenta a sua mensagem, o ideal é escolher músicas que têm um ritmo mais rápido, com batidas mais marcadas e um pouco mais de percussão.
Uma boa dica para se inspirar é procurar referências em outros vídeos e prestar atenção na trilha sonora deles. Busque canais bem estabelecidos que tenham boas produções de conteúdo e que realmente investem na estratégia de trilhas sonoras e utilize-os como guia.
Mas cuidado! É importante prestar atenção em alguns detalhes na hora de escolher a música para o seu vídeo, afinal, você pode, mesmo sem querer, infringir os direitos autorais em algum momento.
Utilizar alguma música que você não tem autorização em seus vídeos pode acarretar em diversos problemas.
No YouTube, por exemplo, todo vídeo que fere os direitos autorais de alguém é excluído do programa de monetização, além de ter os áudios removidos permanentemente.
E, acredite, você pode até encarar um processo na justiça pela utilização sem autorização de propriedade intelectual de outras pessoas. É por isso que é extremamente importante prestar atenção no tipo de música que você quer colocar nos seus vídeos.
Já percebeu que, hoje em dia, os hits se renovam a cada semana? A facilidade de distribuição de música com os serviços de streaming e sua popularização contribui ainda mais para essa rapidez.
Quanto a isso, é importante tomar cuidado com a utilização de hits atuais em seus vídeos. É claro que, no momento em que a música está em alta, faz muito sentido utilizá-la para engajar a audiência. O problema é que, como os hits são passageiros, a chance do seu vídeo ficar desatualizado rapidamente é muito grande.
Além disso, há também a chance de você perder um pouco da audiência utilizando músicas que você gosta, afinal, não é todo mundo que tem o mesmo gosto e algumas pessoas podem acabar desistindo de assistir seu vídeo se não gostarem do artista.
O áudio do seu vídeo é essencial e você deve dar atenção especial a esse aspecto. Já reparou que vídeos que possuem um áudio ruim, mesmo que tenham um bom conteúdo, são difíceis de assistir até o final? Então, além de preocupar com a gravação de um áudio de boa qualidade, é importantíssimo ficar de olho na música de fundo adicionada na edição. Um erro comum é errar a mão no volume da música de fundo. Pense só, a trilha sonora não deve ficar em primeiro plano, já que isso pode distrair da mensagem principal do seu vídeo.
Assim como a qualidade da gravação do seu vídeo, a qualidade da música também deve ser impecável. Se você colocar uma gravação ruim (abafada, confusa, com muitos ruídos etc.), mesmo que o áudio do seu vídeo esteja excelente, a música irá dar a impressão que o vídeo é ruim.
Então, antes de colocar a música no seu vídeo, teste a qualidade e tenha certeza que é uma música sonoramente agradável!
O Facebook está sofrendo reformulações em relação à privacidade de dados e credibilidade da rede. O novo recurso disponibilizado pela rede permite que os usuários identifiquem o notícias falsas.
O Facebook desenvolveu um novo recurso que permite que o usuário consiga mais informações sobre a procedência da matéria e até mesmo veja quais dos amigos compartilharam a notícia. Esses dados estão dispostos ao lado do título do conteúdo no ícone “i”.
Será possível conferir:
A plataforma combinou esses elementos para tentar educar os usuários para perceber quando as notícias não possuem credibilidade e se atentar a sua autenticidade.
Após as complicações causadas pela polêmica das fake news na campanha eleitoral dos EUA, a rede social parece ter se atentado para a necessidade de maior monitoramento e prevenção contra perfis falsos que espalham notícias tendenciosas.
Educar os usuários pode ser um primeiro passo para impedir que esse tipo de desvio de informação ocorra, além de reforçar, por meio da função que permite ver conteúdos relacionados, fontes de qualidade e credibilidade.
O Facebook precisa continuar buscando soluções para combater as fake news, já que a ferramenta ainda não consegue atuar em casos em que o usuário não leu a notícia e está apenas reagindo ao título. Afinal, aposto que você já viu vários conteúdos com títulos sensacionalistas surgindo na sua timeline.
Quais serão os próximos passos do Facebook? A rede está entrando em cheque após os vazamentos. Será que o Facebook continuará se mantendo?
O Instagram anunciou ontem (10) que a versão 39.0 do seu app para Android e iOS está trazendo uma novidade interessante: modo retrato nativo direto na câmera do Instagram. Dessa maneira, você não precisa mais utilizar o modo retrato do sistema do seu aparelho para, só depois, levar a imagem para compartilhar na rede social. Além de fotos, o modo retrato do Instagram funciona também com vídeos, o que deixa a ferramenta ainda mais atraente.
Esse recurso está sendo adicionado à plataforma como um modo de câmera. Dessa maneira, ele ficará acessível sob o botão de captura do app, ao lado do SuperZoom.
Vale destacar, contudo, que nem todos os smartrphones disponíveis no mercado serão compatíveis com o recurso. No lado da Apple, somente dispositivos como o iPhone 6s e mais recentes contarão com a novidade. No lado da Google, o Instaram não liberou uma lista, dizendo apenas que teremos uma “seleção de aparelhos Android” compatíveis com a novidade. Nesse caso, podemos imaginar que o app está dando suporte apenas aos principais top de linha do mercado que rodam o Robô. Seja como for, a nova versão do app já está disponível para baixar tanto na Play Store quando na App Store.
Gostou da novidade? Deixe seu comentário!
O consumo de vídeo está crescendo cada vez mais, em parte, porque aumenta a retenção, mas também tem um custo – o tempo humano e energia que não produz necessariamente um ROI positivo líquido. Sendo assim, as empresas precisam pensar sobre o vídeo como um mecanismo de entrega e quando o assunto é trabalhar vídeos da melhor forma na mídia social, você precisa encontrar aquela estratégia que melhor se encaixa ao seu objetivo de negócio. Separamos três dicas para ajudar você a começar:
Se a resposta for não e o vídeo é o único mecanismo de entrega para atender seus objetivos de negócio, então você precisa determinar qual o estilo de vídeo é melhor para a sua marca. Em seguida, qual plataforma de mídia social será o melhor mecanismo de entrega. A plataforma não deverá informar sua decisão. As suas necessidades devem informar sua decisão!
Há alguns estilos diferentes de vídeo que você pode postar online, veja só:
Amador: É basicamente o conteúdo de vídeo como é postado no Snapchat ou Facebook, de criação rápida, em tempo real e muitas vezes em curtos conteúdos. Geralmente, estes vídeos não são editados e são captados com um telefone.
Semi-editado: É o que você pode filmar e editar usando ferramentas muito simples, como o Microsoft Movie Maker ou o iMovie, da Apple.
Profissional: Este é conteúdo de vídeo editado e filmado por um profissional. Muitas vezes você pode poupar tempo e dinheiro usando um freelancer ou encontrar um profissional para um projeto. Como resultado, você vai ter vídeo de alta qualidade.
Determinar o seu estilo também vai ajudar você a entender quais plataformas são as mais adequadas para seus objetivos.
Há uma infinidade de objetivos que você pode ter para o seu negócio que envolve a criação de conteúdo em vídeo.
Se seu objetivo é impulsionar as vendas, existem algumas questões a considerar ao escolher a “melhor” plataforma: quem é o seu público, onde está o mais ativo e qual é o seu estilo de vídeo?
Se seu objetivo é aumentar o reconhecimento da marca, a melhor plataforma será aquela em que você tem um forte conjunto de potenciais clientes.
Se o seu objetivo é o crescimento de canais de mídia social, eu diria que a melhor plataforma de vídeo agora é provavelmente o Facebook Live. Se o crescimento no Facebook não é uma prioridade, você deve aproveitar os canais que têm o maior número de seguidores na sua base de clientes e criar um conteúdo de vídeo que é partilhável nesses canais.
As dicas te ajudaram? Conta pra gente!
As empresas têm muitas dúvidas hoje se entrar ou não no mundo das Redes Sociais e independentemente do tamanho da empresa e do volume de negócios que lidam com a questão do milhão de dólares é: deveríamos contratar um Social Media Manager?
Para esclarecer esta questão, aqui estão 10 razões importantes para contratar um gerente de mídia social:
os mercados se tornaram conversas entre a empresa e o consumidor. Publicidade agressiva diz adeus, o cliente quer conversar, propor, debater e até reclamar, e devemos estar lá para ouvi-lo. É um ponto fundamental para desenvolver uma boa imagem corporativa que resultará em novos clientes e vendas.
Social Media é mais do que apenas uma conta no Facebook. Usados de maneira profissional e desenvolvendo um bom plano de marketing, podemos colocar à nossa disposição uma rede de lugares interconectados onde o nosso potencial cliente está esperando por nós para ouvir e conversar. A comunicação eficaz, cordial e que contribua com valor para o consumidor valerá a pena.
Facebook tem mais de 1.500 milhões de usuários, YouTube: mais de 1.000 milhões de usuários, Twitter: mais de 500 milhões de usuários. Tem certeza de que quer ficar fora desse enorme mercado?
Lançar a aventura das redes sociais sem ter um domínio profissional pode significar mais problemas do que benefícios. Qual rede social é a mais adequada para o nosso propósito? Onde encontramos nosso alvo? Como nos comunicamos com ele? Como resolvemos uma crise? Apenas um Community Manager pode responder a essas perguntas com eficiência.
sob este anglicismo é um esforço colaborativo entre empresas e clientes. Converse com eles e ouça as opiniões deles, eles ajudarão você a tornar seu produto melhor e atender às suas necessidades. Você sempre quis saber o que seus clientes pensavam e o que eles queriam de você. Hoje você pode saber.
você deve ser informado de todas as opiniões, notícias e comentários que são feitos sobre você no ciberespaço, bem como as oportunidades de mercado que aparecem a uma velocidade vertiginosa através da Internet. E um gerente de mídia social sabe como fazer isso.
Porque não é tarefa do departamento de marketing, nem do departamento de comunicação, nem algo que você deve deixar nas mãos de um colega do Twitter e do Facebook. Se quiser ser eficaz desde o início, você deve criar uma posição ad-hoc para essa nova necessidade da sua empresa.
os outros já estão fazendo isso, e talvez quando sua empresa decidir fazê-lo tarde demais. Não perca o trem.
estar nas mídias sociais ajudará na projeção do seu negócio em seu setor de atividade. Um bom gerente de comunidade fará com que sua empresa esteja presente na Internet, fale, discuta, proponha e até se torne uma referência.
progressivamente, as empresas perceberam que nem tudo era marketing e o departamento de comunicação chegou. Quando eles foram introduzidos na Internet, eles alertaram que eles estariam perdidos no mar da rede se não colocassem em prática um bom SEO. Hoje chegou a vez do Social Media Manager ou de um Community Manager.
Já está procurando seu Social Media Manager? Entre em contato conosco 🙂
As mídias sociais estão se tornando rapidamente um dos canais mais importantes para que as empresas consigam, com alto índice de sucesso, interagir com seus clientes e obter daí uma enorme quantidade de informações úteis para aperfeiçoar seus produtos e atendimento. Torna-se fundamental arregimentar uma equipe bem preparada, ágil e inteligente para garantir que as mensagens e publicações se despontem como uma oportunidade de melhoria. E nesse novo contexto, novas profissões têm aparecido e crescido com a mesma velocidade surpreendente. É o caso do Social Media Manager, ou seja, o gerente de mídia social. Você sabe o que é e o que faz este profissional?
O nome diferente na verdade acaba escondendo uma função importantíssima para as ações de marketing nas redes sociais. Um social media manager é aquela pessoa que vai criar conteúdo, responder aos comentários e questionamentos e lidar com toda aquela audiência que interage com a página que a marca ou a empresa possui em uma rede social.
Este gerente é um profissional que recebe a confiança da organização para o monitoramento de sua presença nas redes sociais. Ele é que vai desenvolver o marketing de relacionamento dentro da mídia social — analisando, filtrando e medindo o que é comentado e compartilhado pelos usuários acerca da marca, seus produtos e serviços. Esses profissionais são frequentemente encontrados nos departamentos de marketing e relações públicas de grandes corporações.
Para que o gerente de social media tenha êxito, primeiramente ele deve fixar metas realistas para o crescimento de likes (curtidas), compartilhamentos, engajamento de fãs e admiradores, alcance de publicações e volume de leads e vendas. Faz parte de suas atribuições a elaboração da estratégia de social mediade forma coerente com a identidade que a marca apresenta, seu público-alvo e os objetivos esperados.
Deve-se ainda definir como serão as publicidades pagas e as campanhas promocionais, o estilo de comunicação a ser usado em cada mídia social, criar planos estratégicos de SEO (Search Engine Optimization), estudar e controlar as métricas de resultado das redes sociais, as conversões de clientes e o ROI(Return on Investment). Leve-se em conta que a qualidade de informação que é relevante para os clientes não só os atrai e dá sustento ao bom relacionamento com a marca, mas também define os passos seguintes no marketing estratégico para as mídias sociais.
Para dar conta de tantas funções importantes, o profissional que deseja projetar uma carreira bem sucedida nessa área deve ter bom conhecimento em marketing, branding, administração e desenvolvimento de conteúdo, tanto quanto criar intimidade com a análise de métricas para as mídias sociais e técnicas de SEO. Além disso, a pessoa deve apresentar boa criatividade, um excelente nível de comunicação oral e escrita e ótima capacidade analítica.
O trabalho com mídias sociais exige formação avançada, planejamento cuidadoso, e também constante adaptação às condições e tendências da indústria, bem como a flexibilidade necessária para se adaptar às interações dos consumidores e mudanças de campo.
Entendeu? Fique atento que vamos falar mais sobre esse assunto!
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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