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Sem sombra de dúvidas o investimento em Marketing nas redes sociais traz retorno, mas não pode ser encarado como uma solução única como fazem muitas empresas no Brasil. Até porque este é apenas mais um dos meios de divulgação a ser utilizado e, por isso, deve ser devidamente estudado conforme a estratégia de marketing digital da sua empresa.
A grande vantagem dessa opção para a divulgação de empresas na internet é que ela proporciona grande aproximação do público-alvo, só que de maneira mais pessoal.
Dessa forma, você se aproxima de forma mais efetiva do consumidor, conhecendo suas necessidades, interesses, anseios, o que facilita não só a criação de estratégias mais eficientes para a divulgação da empresa, como também o público que você está querendo chamar atenção.
Não se engane achando que fazer marketing nas Redes Sociais se resume a postar algumas vezes na semana na sua página no Facebook. A estratégia é muito mais completa do que isso e envolve planejamento, análise — são muitos dados a se considerar! —, criatividade e um entendimento profundo de comunicação e linguagem para interagir de forma adequada com o seu público.
Persona surgiu para ajudar o seu negócio a compreender melhor quem é o cliente e do que ele precisa.
Alguns questionamentos são base para te ajudar a construir a persona. Sendo eles:
O próximo passo é detalhar o perfil do cliente a partir das respostas obtidas. Com isso, você poderá unificar as informações e elaborar o personagem em um documento a ser disponibilizado para todos na empresa que possam se beneficiar do estudo que você fez.
Por fim, você precisa compreender como é esse cliente potencial, e o que sua empresa pode oferecer a ele de forma que ele se interesse cada vez mais por seu serviço ou produto.
É comum que haja alguma confusão nos conceitos, mas uma coisa podemos afirmar com certeza: persona e público-alvo não são sinônimos.
Vamos a um exemplo prático:
Essa é claramente a descrição de um público-alvo. Percebe como é ampla? Ela não fala sobre hábitos e características de uma pessoa específica.
Como você pode ver, a persona possui características muito mais conclusivas e ricas o que facilita a criação de uma estratégia de marketing. Afinal, você sabe exatamente com quem está falando. Em um primeiro momento pode até soar muito parecido. Mas faz toda a diferença pensar em uma estratégia de marketing direcionada à Sarah e não a um extenso público-alvo.
Quem trabalha com marketing, publicidade ou já anunciou na mídia certamente foi questionado alguma vez sobre quem é o público-alvo da empresa. Na produção de material para o blog ou para as redes sociais de uma empresa utiliza-se um recurso interessante que facilita o direcionamento dos temas: a criação de uma persona, ou seja, a definição do cliente em específico, com todas as principais características dos compradores. Quando você consegue fazer as perguntas certas acaba ficando mais fácil para cumprir esse desafio de criar e montar uma persona, ou várias personas. Depois, basta utilizar essas informações de uma forma produtiva para que toda ação e tomada de decisão sejam direcionadas àquele perfil.
Por fim, nunca coloque informações com base em achismos, lembre-se: informações reais possibilitam um bom relacionamento com seus clientes e potenciais clientes. Acarretando na compra do seu serviço ou produto!
E aí, já criou? 😉
Por muito tempo, os resultados de campanhas de publicidade foram analisados com base em achismos. O Marketing Digital, no entanto, trouxe uma série de métricas que tornaram possível saber com precisão a eficiência dos seus investimentos. Dentre vários indicadores, o mais conhecido é o Retorno sobre o Investimento (ROI). Por meio desse indicador, é possível saber quanto dinheiro a empresa está ganhando (ou perdendo) em cada investimento realizado, isso inclui tudo o que for feito visando algum lucro futuro, como campanhas de marketing, treinamentos de vendas, novas estratégias de retenção de clientes e por aí vai. Dessa forma, você pode saber quais investimentos valem a pena e como otimizar aqueles que já estão funcionando para que performem ainda melhor.
Existe uma fórmula bem tranquila para você calcular o ROI, que consiste em:
Sendo:
Essa fórmula pode ser utilizada de modo abrangente - para analisar o negócio como um todo ou específico - para avaliar um projeto ou área, individualmente . Assim, é possível identificar erros e problemas em qualquer parte do negócio.
**Se quiser saber os valores em termos percentuais, basta multiplicar o valor obtido na fórmula por 100.**
Se o ROI for maior que zero, teoricamente você ganhou dinheiro. Porém há outras variáveis para analisar.
Esse ROI será bom ou ruim dependendo do tempo que você precisou para obtê-lo:
Não se esqueça de que Ganho Obtido não é necessariamente o valor das vendas, mas sim da Margem de Lucro que obteve das transações.
Com o cálculo do ROI é possível que a empresa reavalie seus objetivos e metas, podendo assim redefinir suas estratégias de marketing, buscando melhores alternativas e focando principalmente nas mídias cujo ROI foi mais positivo.
Quanto mais ferramentas as empresas puderem utilizar para melhorar seu faturamento, melhor! E o conhecimento de sua realidade financeira é o primeiro passo para o sucesso.
Se você souber usar as ferramentas corretas, será muito mais simples tomar as decisões certas para investir no negócio certo.
Para mais dicas, fiquem de olho no nosso blog!
Primeiramente, vamos esclarecer o que é Marketing. O especialista Philip Kotler definiu marketing como sendo:
“Um processo social e gerencial pelo qual indivíduos ou grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.“
A partir disso, é notório que o marketing vem ocupando cada vez mais espaço e importância dentro das organizações, pois ele concentra a inteligência competitiva da empresa, analisando todo o mercado, desde os seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades e, principalmente, elabora estratégias para atender a necessidades e desejos dos seus clientes.
Em tempos de queda no mercado, o marketing é o principal aliado das empresas para aumentar o crescimento, fidelizar clientes e alcançar a rentabilidade do negócio. Logo, o marketing dá um direcionamento para a empresa por meio de suas analises e pesquisas.
Ao contrário do que ainda se pensa, o marketing de fato não se resume a somente vendas ou propagandas, ambas fazem parte do marketing. Assim, de uma forma bem simples podemos resumir que o marketing é um estudo aprofundado do mercado.
É basicamente sobre essa velha discussão que estamos falando quando abordamos as diferenças entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing. O que os difere é a forma como o consumidor é impactado pela mensagem.
O Outbound Marketing, ou o marketing tradicional, por sua vez, tem como principal objetivo trazer clientes oferecendo serviços ou produtos. A ideia é ir atrás do cliente ativamente e não necessariamente gerar o interesse genuíno desse possível cliente na sua empresa. Neste tipo de marketing há uma comunicação direta com o consumidor, resultando em um contato amplo e em massa que permite que um grande público seja atingido.
Ao falar em investimentos, o Outbound difere bastante do Inbound pois as mídias são bem mais caras. No Outbound, se, por exemplo, você precisar cortar o investimento de uma hora para outra, você “some” da mídia. Isso é algo que não acontece no Inbound, já que seus conteúdos continuam na internet e podem ser acessados a qualquer momento.
Já Inbound Marketing, ou marketing de atração, traduzido, tem como ideia principal não ir atrás do cliente e sim, despertar o interesse para que ele venha até você e se interesse pelo que a sua empresa oferece. Sendo a produção de conteúdo o principal combustível para o Inbound, é necessário que esse conteúdo seja de qualidade e que comunique com as pessoas certas. Muitas pessoas dizem que essa é uma tática que se baseia em ganhar o interesse do consumidor ao invés de “comprá-lo”.
Portanto, é preciso entender bem quem são esses consumidores, ou seja, saber quais são seus interesses, dúvidas e desafios, para assim oferecer materiais/conteúdos que os ajudem a resolver os problemas que têm ou os façam enxergar uma oportunidade ainda não vista, onde a solução é exatamente o serviço/produto que a sua empresa oferece.
E aí, qual é o modelo ideal para o seu negócio? Conta pra gente!
É um seminário online ou conferência digital geralmente transmitido ao vivo.
Por ser uma maneira flexível de atingir o público interessado no conteúdo que vai apresentar sobre ou relacionado a sua empresa.
Escolha um tema, seja sobre um conteúdo ou um produto, sobre relacionamento com o seu cliente, vai de acordo com a demanda da empresa e sua criatividade.
O próximo passo é convidar os participantes e escolher uma data. Crie um evento no Facebook, com no mínimo 7 (sete) dias antes, envie e-mail, divulgue nas redes sociais, anuncie em mídias pagas, escolher a plataforma.
Importante também acompanhar se a divulgação esta alcançando as pessoas, verificar as confirmações dos eventos, respostas de e-mails.
Prepare o roteiro, verifique a iluminação, internet, área que será exibida o Webinar.
Escolha a plataforma que melhor se adequar, pode ser através do Hangouts ou Youtube.
Um dos benefícios do webinar é a interação com o público sem as barreiras geográficas, levando em conta o custo benefício, já que ele pode ser feito em qualquer lugar, a qualquer hora, basta ter internet, câmera, microfone e um computador; promove o engajamento com o publico, você pode interagir com ele, respondendo ao vivo a suas dúvidas, fazendo assim com que a platéia virtual fique mais propensa a fazer o que pede, conquistando novos leads e potenciais clientes.
Ebooks e Whitepapers, o que são? Qual a diferença?
Whitepaper são conteúdos especifícos direcionados para quem já tem um conhecimento no assunto, sem muitos gráficos ou imagens, concentrado em dados, usando uma linguagem quase acadêmica que geralmente tem entre 5 a 12 páginas.
Ebook tem o formato parecido com revista, com textos, imagens, infográficos, com fins educativos, uma linguagem mais interativa e podendo conter entre 10 a 200 páginas, geralmente visto como referência de autoridade.
Por serem conteúdos densos, são usados para apresentar cases, uma matéria aprofundada sobre o assunto, seja da sua empresa ou de interesse do público. Geralmente são usados em blogs e landing pages.
O benefício de disponibilizar esses materiais é que para obter o whitepaper ou ebook é necessário do email da pessoa interessada, o que gera um lead, já que esse cadastro deixa os dados da pessoa. E por se tratar de um ebook ou whitepaper, deixa segmentado o interesse na sua empresa, a empresa pode utilizar o email marketing para mandar mais conteúdo, newsletter, promoções e promover a interação engajada com o potencial cliente.
Importante saber expor de forma que atraia o potencial cliente, deixando claro o que contém no ebook ou whitepaper quando enviar os e-mails de promoção.
Procure verificar em qual canal teve mais procura e invista nele.
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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