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No Marketing de Conteúdo os consumidores tem um relacionamento maior com a empresa, são menos impactados por seus concorrentes e dificilmente desistem da compra. Atualmente, os consumidores estão criando um bloqueio com as marcas que tentam empurrar um produto e influenciá-los a comprar.
O Marketing de Conteúdo busca estabelecer relação de confiança com seu cliente final, disponibilizando conteúdos gratuitos e ajudando a resolver problemas do dia-a-dia.
É importante a empresa está em todas as plataformas sociais, se não, outra empresa estará por você. O público é rotativo, ele não se prende a uma plataforma, então circule pelos ambientes on-line (Facebook, Sites, blogs, Instagram, Twitter, etc.) mantenha a empresa como referencia na rede e sempre ativa.
Passar a confiança sobre determinada marca, estimula os consumidores disseminarem a marca para terceiros. Uma única pessoa pode disseminar a marca para dezenas de futuros compradores. Por isso reforçamos a importância da presença de todas as redes sociais de modo ativo. Para manter os leitores com textos interessantes é preciso uma boa estratégia.
Vários meios podem participar desta estratégia:
Tudo que motiva a venda pode ser considerado Marketing de Conteúdo: textos, vídeos, imagens, infográficos, e-books, cases de sucesso, entre outros.
Leads são pessoas que acessam seu site e deixam o cadastro.
Mas isso não seria um visitante? Não. Existe uma diferença.
Já aconteceu de você ir num site, e a primeira coisa que aparece é uma janela pedindo seu nome e e-mail oferecendo desconto para primeira compra se você se cadastrar?
Ou quando vai num site que já é cadastrado, faz uma busca, e depois o site manda um e-mail te mostrando “vimos isso aqui, e achamos interessante para você”?
Pois é. Se isso já aconteceu com você, você é um lead. E a empresa em que você se cadastrou procura saber sobre os seus interesses, mantendo sempre um contato através do cadastro deixado por você.
Visitantes são pessoas que tem interesse, mas não deixam os seus dados para serem potenciais clientes.
Leads são pessoas que deixam seu cadastro no site para receber informações relevantes e de interesse sobre o que ele buscou no seu site, tornando assim um possível cliente que pode fazer uma compra agora ou depois. Quando você consegue um lead para fidelizar, esse potencial cliente, você deve saber o que levou ele até o seu site, as pesquisas que ele fez, e criar um relacionamento, trazendo para empresa um novo cliente e um divulgador da sua empresa.
Para executar os 3 (três) passos é preciso entender o que é marketing de conteúdo. Marketing de conteúdo é a arte de atrair o cliente para o seu produto e atendê-lo com qualidade.
É a ação voluntaria de criar intimidade entre o cliente e o seu produto. O envolvimento tem como finalidade promover a influência que inspira as pessoas a falarem na sua marca, e interagirem com ela de forma perene.
É um dos índices mais relevantes área de Inbound Marketing, que mede se realmente a metodologia aplicada está funcionando, então com a taxa de conversão podemos medir tudo, vendo aonde pode alterar, melhorar, visualizando a melhor forma que está sendo feita através do funil de vendas.
Se o seu site é relevante tanto quanto você investe, através de KPI e outros índices podemos entender.
É o indicador de retorno, onde são medidos se o resultado financeiro apresentando se houve lucro ou não. É o indicador mais importante, se feito o calculo de forma correta.
O calculo é feito assim ROI = (Ganho Obtido – Investimento Inicial) = Resultado / Investimento Inicial
Por exemplo, você investiu R$100.000,00 e o ganho foi de R$200.000,00, a conta ficaria dessa forma: ROI = 200.000,00 – 100.000,00 = 100.000,00 /100.000,00 = 1
Dessa forma, vemos que o resultado foi de 100%, pois você multiplica o resultado por 100 para ter a porcentagem.
Hoje em dia não existe Marketing online sem a presença do Facebook. O tempo que a rede era considerada apenas como um diário particular já passou. Atualmente, existe mais de 70 milhões de usuários somente no Brasil. A sua empresa precisa estar no Facebook.
Mas não basta criar uma página e esperar que seja o suficiente. Os usuários só param para ler aquilo que os interessam, e é nesse ponto que o marketing de conteúdo sai na frente.
Você precisa saber para quem está escrevendo e qual o assunto que os leitores se interessam. Após já ter conhecimento de quem é seu publico alvo, agora é hora de investigar os gostos e os hábitos dos seus futuros clientes para criar conteúdos direcionados. Por exemplo, se sua empresa é uma administradora de condomínio, busquesaber quais são as principais dúvidas e problemas dos condôminos.
Monte enquetes na página do Facebook e aproxime-se de seus clientes, pergunte-os o que eles querem ver. Procure se informar sobre as outras páginas que seu público-alvo curte e estude o conteúdo ali presente. Procure grupos no Facebook que trazem discursões sobre os temas que você deseja abordar.
Procure profissionais especializados. O conteúdo feito para o blog não deve ser o mesmo aplicado no Facebook, o ideal é usar a rede como chamada para textos do Blog, mas é de extrema importância um conteúdo próprio. Gerar conteúdo exclusivo pode aumentar o alcance e incentivar a interação.
Conteúdos visuais chamam mais atenção, então aposte em imagens! Fotografias e infográficos são facilmente assimilados, chamam atenção na timeline despertam mais atenção do leitor. De acordo com um estudo da empresa Norte Americana Hubspot, postagem com imagens geram 39% mais interação.
Experimente diferentes vertentes, faça memes, crie infográficos, monte gráficos com citações inspiradoras. São diversas opções, tente ver o que funciona melhor com seu público.
Priorize textos curtos. O Facebook é uma plataforma dinâmica, rodeada de milhões de informações. As pessoas preferem consumir textos curtos e rápidos. Posts com menos de 250 caracteres possuem 60% mais engajamento que posts mais longos.
Só copiar o link do Blog e colar no Facebook não é garantia de sucesso, fazendo isso o que será oferecido para o público-alvo é uma prévia pouco chamativa e atraente.
A estratégia que o CrieSeuConteúdo utiliza é postar imagens atraentes e textos pequenos chamando o link. Com essa estratégia, o CrieSeuConteúdo teve um aumento de 1000% em interação na página de seus clientes.
Escreva textos curtos e objetivos, que despertem a curiosidade e interesse do leitor e o atraia para a página principal.
Além de ferramenta de marketing, o Facebook é acima de tudo uma rede social, então estimule a interação. Acompanhe o que os usuários estão postando no moral, estimule e responda os comentários.
Experimente perguntas, imagens curiosas com a descrição: “coloque uma legenda”, abuse da criatividade e da interação.
Só existe uma regra para qualquer estratégia de marketing: Planeje, Experimente, Meça os resultados, Repita. Dessa maneira você verá o que é melhor para sua empresa.
É hora de exercer a criatividade e quem é criativo se destaca.
O Instragram criou uma área exclusiva para empresa, com um botão que apresenta relatórios que permitem avaliar as atividades na sua página.
Passo a passo de como fazer a conta Instagram Empresa:
Relatórios
Possibilitam visualizar o número de impressões, a hora que tem a maior atividade dos seguidores, faixa etária, gênero, alcance das postagens e distribuição regional.
Stories
O Instagram mostra quantas pessoas viram suas stories, quem respondeu, quem pulou a história. Assim a empresa pode mensurar o grau de engajamento com o cliente, melhorando suas postagens e estreitando o relacionamento.
Na biografia você pode colocar o endereço da empresa, telefone, e-mail, link do seu site. Manter contato com o cliente via direct é uma forma de mostrar que está mais perto e acessível ao seguidor.
Quando se trata do Inbound Marketing, ter um blog é fundamental mas requer trabalho. É preciso ter comprometimento para postar diariamente ou semanalmente, de acordo com os princípios do SEO, a rotina conta pontos para que seu site fique no topo.
Sempre após publicar o texto, o ideal é lê-lo por inteiro, analisando cada detalhe em busca de um erro de português. Publicar um texto com erros tira a credibilidade da empresa, se houver tempo, é permitido convidar alguém de fora para ler, desse modo, é possível ter uma visão de fora apontando problemas.
Após a certeza da inexistência de erros, deve-se divulgar o texto. Em tempos de redes sociais, nunca foi tão fácil divulgar informações, por isso é preciso que depois de postar o texto, compartilhem ele nas redes, como Twitter, Facebook entre outros.
É interessante também divulgar em fóruns de discussão, pois estes são ambientes estão abertos a troca de informação. Mas pense bem na abordagem para o tema, tente ler as conversas anteriores e propor o texto como resposta de uma discursão ou aborde citando a relevância.
É interessante, ao decorrer do texto, citar outros posts que tenham relação com o tema. Dessa forma, o conteúdo ficará mais completo além de levar o leitor para outros textos do seu site. Redirecionar para outras páginas é um dos critérios do SEO. Comentar em posts de terceiros acrescentando informações é uma ótima forma de divulgar seu blog indiretamente, assim, demostra que sabe mais do que está ali.
Sempre que houver um comentário relacionado ao post é preciso responder. Desse modo se cria um relacionamento com o leitor e faz com que ele se sinta visto. O mesmo serve para as redes sociais e os fóruns, não deixe as pessoas falando sozinhas, não pega bem. Caso essa interação não aconteça, estimule. Criar enquetes, fazer perguntas e marcar amigos, todas essas opções são bem-vindas. Fica a dica o Social Media.
Webinar dia 10/10/2017 às 10h sobre Marketing de Conteúdo no Inbound Marketing. Um seminário ao vivo que vale a pena assistir.
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