Não é novidade dizer o quanto a internet revolucionou a forma como vivemos nos últimos anos.

Trazendo números para endossar essa informação: os brasileiros passam hoje em média 4 horas e 30 minutos por dia usando a internet, o que já representa mais tempo do que gastam assistindo televisão, em média 3 horas.  (Fonte:  Pesquisa de Mídia Brasileira de 2016)

Se olhos dos consumidores estão cada vez mais voltados para a internet, não é exatamente lá que a sua empresa deve estar?

É por essa razão que o Marketing Digital se tornou imprescindível para as empresas que pretendem conquistar uma trajetória de crescimento e se consolidar no mercado.

Mas para que o Marketing Digital proporcione os resultados esperados é fundamental que a empresa defina uma estratégia consistente.

Muitas empresas acabam investindo montantes consideráveis em Marketing Digital sem o devido planejamento ou acompanhamento das ações.

O resultado disso? Gestores frustrados e descontentes com os investimentos nesse segmento.

Veja a seguir 3 maneiras de reduzir custos na empresa com o Marketing Digital e alcançar os resultados esperados.

1. Foque no relacionamento com o cliente

Investir no relacionamento com o cliente costuma ser uma jogada de marketing muito eficaz para qualquer negócio. Quando as empresas investem no relacionamento focando no bom atendimento e em uma experiência de compra satisfatória, elas conquistam seus clientes.

Clientes satisfeitos, além de se tornarem fiéis, acabam divulgando a sua empresa para a sua rede de contatos. O boca a boca é uma ferramenta poderosa de marketing, principalmente nos dias de hoje em que as avaliações em redes sociais e sites especializados tem um peso muito grande sobre a tomada de decisão do consumidor.

Quem por exemplo nunca deixou de reservar um hotel por causa das avaliações ruins? Ou decidiu provar um restaurante porque era muito bem avaliado?

Em muitos casos, um bom relacionamento com o cliente pode funcionar como uma estratégia de marketing poderosa, permitindo que a empresa reduza o orçamento em outras estratégias que acabam custando mais e sendo menos eficientes.

2. Segmente o público de maneira consistente

Quando as empresas disparam um comercial na televisão inegavelmente elas atingem um número considerável de pessoas, mas dentre essas pessoas, quantas são verdadeiramente clientes potenciais? Difícil mensurar.

Uma das grandes vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de segmentação. É possível desenvolver campanhas voltadas especificamente para o público-alvo do seu negócio e disparar essas campanhas de forma direcionada.

O primeiro passo, claro, é identificar quais são as personas do seu negócio, ou seja, o público com maiores chances de consumir os produtos ou serviços que você oferece. Depois disso, é possível ajustar tanto o tom como o direcionamento das campanhas especificamente para esse público.

3. Controle os investimentos sendo realizados

Para avaliar se os investimentos estão trazendo os retornos desejados em qualquer área da empresa é importante fazer monitoramento constante das ações sendo executadas. E não é diferente quando o assunto é o Marketing Digital.

Muitas empresas não planejam adequadamente os investimentos nessa área e acabam gastando mais do que deveriam ou investindo em ações que não estão trazendo resultados.

Uma maneira prática de controlar os investimentos que serão realizados em Marketing Digital é determinar uma verba para o setor e definir estratégias que não ultrapassem esse valor. É importante também o avaliar o ROI (retorno sobre o investimento) de cada ação.

 

Use nossas dicas para otimizar o uso dos recursos e definir estratégias cada vez mais consistentes!