Já pensou em comparar os benefícios do seu produto em relação à concorrência e preço do seu produto com a concorrência? Com isso, cria-se uma matriz contendo nove possibilidades.
Essa matriz compara benefícios com o preço, podendo classificar em mais, o mesmo ou menos. Dessa forma, um produto que tem o benefício maior e o preço maior ela é classificada com “mais por mais”. Já um empresa que tem um benefício maior e o preço semelhante é “mais pelo mesmo”.
Veja mais abaixo:
Benefício Maior/ Preço maior: Mais por mais
Benefício Maior/ Preço o mesmo: Mais pelo o mesmo
Benefício Maior/ Preço menor: Mais por menos
Benefício o mesmo/ Preço maior: N.D. (não se define como vantagem ou valor)
Benefício o mesmo/ Preço o mesmo: N.D.
Benefício o mesmo/ Preço menor: O mesmo por menos
Benefício menor/ Preço maior: N.D.
Benefício menor/ Preço o mesmo: N.D.
Benefício menor/ Preço menor: Menos por menos
Dessa forma, a matriz mede as vantagens e o valor dos produtos ou serviços. Por exemplo, uma empresa que cobra Mais pelo mesmo possui um certo posicionamento de combate às marcas Mais por mais
Posicionamentos Mais por menos é muito comum se notar em empresas que estão ingressando no mercado, visto que querem conquistar clientes. Porém, é difícil se mandar por muito tempo nesse nível.
Para finalizarmos nossos exemplos, há aquelas empresas que preferem “liderança por custos” como citado por Porter. Dessa forma, optam pelo posicionamento de oferecer Menos por menos.
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Fonte(s): Administração Mercadológica
Imagem: Google