As mídias sociais estão se tornando rapidamente um dos canais mais importantes para que as empresas consigam, com alto índice de sucesso, interagir com seus clientes e obter daí uma enorme quantidade de informações úteis para aperfeiçoar seus produtos e atendimento. Torna-se fundamental arregimentar uma equipe bem preparada, ágil e inteligente para garantir que as mensagens e publicações se despontem como uma oportunidade de melhoria. E nesse novo contexto, novas profissões têm aparecido e crescido com a mesma velocidade surpreendente. É o caso do Social Media Manager, ou seja, o gerente de mídia social. Você sabe o que é e o que faz este profissional?
O que faz um Social Media Manager
O nome diferente na verdade acaba escondendo uma função importantíssima para as ações de marketing nas redes sociais. Um social media manager é aquela pessoa que vai criar conteúdo, responder aos comentários e questionamentos e lidar com toda aquela audiência que interage com a página que a marca ou a empresa possui em uma rede social.
Este gerente é um profissional que recebe a confiança da organização para o monitoramento de sua presença nas redes sociais. Ele é que vai desenvolver o marketing de relacionamento dentro da mídia social — analisando, filtrando e medindo o que é comentado e compartilhado pelos usuários acerca da marca, seus produtos e serviços. Esses profissionais são frequentemente encontrados nos departamentos de marketing e relações públicas de grandes corporações.
Responsabilidades deste profissional
Para que o gerente de social media tenha êxito, primeiramente ele deve fixar metas realistas para o crescimento de likes (curtidas), compartilhamentos, engajamento de fãs e admiradores, alcance de publicações e volume de leads e vendas. Faz parte de suas atribuições a elaboração da estratégia de social mediade forma coerente com a identidade que a marca apresenta, seu público-alvo e os objetivos esperados.
Deve-se ainda definir como serão as publicidades pagas e as campanhas promocionais, o estilo de comunicação a ser usado em cada mídia social, criar planos estratégicos de SEO (Search Engine Optimization), estudar e controlar as métricas de resultado das redes sociais, as conversões de clientes e o ROI(Return on Investment). Leve-se em conta que a qualidade de informação que é relevante para os clientes não só os atrai e dá sustento ao bom relacionamento com a marca, mas também define os passos seguintes no marketing estratégico para as mídias sociais.
Aptidões de um candidato a social media manager
Para dar conta de tantas funções importantes, o profissional que deseja projetar uma carreira bem sucedida nessa área deve ter bom conhecimento em marketing, branding, administração e desenvolvimento de conteúdo, tanto quanto criar intimidade com a análise de métricas para as mídias sociais e técnicas de SEO. Além disso, a pessoa deve apresentar boa criatividade, um excelente nível de comunicação oral e escrita e ótima capacidade analítica.
O trabalho com mídias sociais exige formação avançada, planejamento cuidadoso, e também constante adaptação às condições e tendências da indústria, bem como a flexibilidade necessária para se adaptar às interações dos consumidores e mudanças de campo.
Entendeu? Fique atento que vamos falar mais sobre esse assunto!