Cada vez mais as pessoas têm recorrido à diferentes estratégias de marketing digital para impulsionar o resultado de seus negócios. Desde a divulgação em redes sociais até sites e blogs, no entanto, todas essas estratégias têm uma origem comum, chamada marketing de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é uma vertente do marketing digital que busca fazer a prospecção de clientes através da criação de conteúdos relevantes para o público. A produção de posts no Instagram, publicações no Facebook e artigos em blogs, por exemplo, são maneiras de engajar as pessoas através de um conteúdo que possa ser relevante.
Ao gerar valor para o público através de conteúdos, as empresas criam uma boa imagem e as pessoas começam a ter uma percepção positiva de tudo que tem relação com a marca, incluindo produtos e serviços. A partir daí, os clientes tendem a desenvolver uma relação de confiança e preferência pela empresa.
Quais são os benefícios do marketing de conteúdo?
- Aumento do tráfego do seu site: como você já deve saber, o Google é a plataforma por onde a maioria das pessoas costuma pesquisar sobre diversos assuntos, ou seja, é a maior vitrine que a internet oferece. O marketing de conteúdo contribui diretamente para que a sua exposição nessa vitrine seja maior, já que a criação de um conteúdo de qualidade é a melhor maneira de se colocar nas primeiras colocações do Google.
- Identidade de marca: a geração de conteúdos relevantes cria, para o público, uma sensação de que ele sabe quais são os valores e princípios da empresa. Isso é o que chamamos de identidade de marca, e é extremamente importante para o processo de captação de leads e para o processo de fidelização de clientes.
- Educar o mercado: produzir conteúdos relevantes é a chave para que seus clientes entendam o que você tem a dizer. Muitas vezes, o público não conhece ou não entende exatamente como funciona o mercado na qual sua empresa está inserido. Produzir um conteúdo de qualidade é o segredo para que o público compreenda quais são as vantagens trazidas pelo produto ou serviço oferecido pela sua empresa.
- Gera vendas: uma das possibilidades que surgem a partir do marketing de conteúdo é a criação de conteúdos voltados diretamente para as vendas. O funil de vendas, por exemplo, pode ser um grande beneficiado pelo marketing de conteúdo, que contribui diretamente para a finalização de uma compra. Ou seja, apesar de não ser necessariamente sua função principal, o marketing de conteúdo contribui fortemente para o aumento das vendas de uma marca.
- Reduz o custo de aquisição de clientes: produzir conteúdo útil é a melhor forma de fazer com que os seus clientes venham até você, e não o contrário. Dessa forma, você poupa tempo e recurso que seriam gastos em campanhas de marketing que tem como princípio ir atrás do público.
A conclusão final, portanto, é que o marketing de conteúdo e o marketing digital caminham lado a lado como as duas maneiras mais eficazes de impulsionar os resultados da sua marca em ambientes virtuais.
Seja engajando público em redes sociais ou criando artigos de interesse em blogs, as empresas só tem a ganhar quando adotam estratégias de marketing de conteúdo.
E você, o que está esperando para investir em marketing de conteúdo?