Boa parte das estratégias de marketing digital adotadas por empresas de grande porte nos dias atuais visa aumentar as taxas de engajamento dos clientes com a marca.
Para que isso aconteça, no entanto, sabemos que é necessário proporcionar uma experiência de uso agradável, simples e objetiva.
Isso inclui investir em automação, qualidade de atendimento, produção de conteúdos relevantes e até mesmo a diversificação dos meios de comunicação entre empresa e consumidor.
O último fator, especificamente, é importantíssimo para que os clientes saibam que estão sendo ouvidos e têm influência sobre o modus operandi da marca.
E é aí que entra a importância da comunicação Omnichannel.
O que é Omnichannel?
Comunicação Omnichannel é uma estratégia de vendas e comunicação que integra vários canais diferentes de comunicação e divulgação a fim de proporcionar uma experiência melhor aos consumidores.
Isso faz com que os clientes tenham mais opções de meio de comunicação e, consequentemente, mais facilidade para se engajar com o seu negócio.
Dentre os canais utilizados rotineiramente em estratégias de comunicação Omnichannel estão, por exemplo:
- Site
- Redes sociais
- Aplicativos
- Atendimento online
- Atendimento presencial
A junção dessas canais faz com que a comunicação entre marca e cliente seja mais limpa e direta, favorecendo ambas as partes.
E por que o Omnichannel tem se tornado tão popular?
A resposta é simples: com uma concorrência cada vez mais diversificada e preparada em diversos mercados, as empresas são obrigadas a encontrar maneiras inovadoras de se sobressair quando comparadas aos concorrentes.
Isso significa, dentre outras coisas, aprimorar a comunicação entre consumidor e cliente.
O Omnichannel, como explicamos, é a melhor maneira de fazer isso e, portanto, está extremamente em alta.
Mas quais são, especificamente, os benefícios da utilização de uma estratégia de comunicação Omnichannel?
- Crescimento das taxas de engajamento e fidelização
As empresas que adotam estratégias Omnichannel proporcionam uma melhor experiência aos seus clientes e, com isso, conseguem fazer com que os mesmos se tornem cada vez mais engajados com a marca e, eventualmente, fidelizados.
A fidelização, como sabemos, é o estado ideal de qualquer cliente no ponto de vista das empresas.
Um cliente fidelizado, além de consumir com frequência os produtos ou serviços da empresa, se torna um defensor e indicador orgânico da marca, aumentando os níveis de credibilidade e ajudando a conquistar um público cada vez maior.
- Aumento das vendas fora da loja física
Limitar as vendas de uma empresa exclusivamente ao ambiente físico é um erro que não pode mais ser cometido nos dias atuais.
Nesse quesito as estratégias Omnichannel ajudam a diversificar as plataformas de venda e, com isso, atrair mais clientes e facilitar todo o processo de compra.
Além disso, com a comunicação feita em várias plataformas, o reconhecimento de marca cresce e, com isso, a visibilidade e alcance se tornam cada vez maiores.
- Simplificação de processos
Estar presente em diferentes canais é importante para facilitar a vida do cliente e poupa-lo de procurar um canal específico para se comunicar com a empresa ou efetuar uma compra.
Isso faz com que a experiência dos consumidores seja mais prática e agradável, aumentando as chances da criação de um vínculo com a marca.
Tudo isso serve para mostrar que diversificar e combinar diferentes plataformas de comunicação e vendas é essencial para qualquer negócio que pretende prosperar e engajar clientes nos dias de hoje.
E aí, curtiu?